Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Equipa do Benfica somou a 5.ª vitória consecutiva na Liga Betclic, em casa do Portimonense (1-3), na 6.ª jornada da competição.
24 setembro 2023, 21h29
Neres festeja o 1-3 com os colegas
Roger Schmidt apostou num onze com três novidades relativamente ao que foi lançado frente ao FC Salzburgo: Morato, Florentino e Neres entraram para os lugares de António Silva, João Neves e Di María, que, fruto de uma contusão sofrida diante dos austríacos, ficou fora dos convocados. Trubin, Bah, Otamendi, Aursnes, Kökcü, João Mário, Rafa e Musa completaram os eleitos para o duelo da 6.ª jornada.
No seu jogo 50 pelo Benfica, Bah foi o responsável por um início de jogo de sonho para os campeões nacionais. Na sequência de uma bela jogada de envolvimento com Neres e João Mário, Kökcü entregou a bola redondinha ao lateral dinamarquês, que encheu o pé para abrir o ativo de fora da área, aos 5'. Um golaço que permitiu a Bah estrear-se a marcar em 2023/24.
Deambulando pela esquerda e pelo corredor central, Neres foi o protagonista das duas oportunidades seguintes. Aos 8', após combinar com Rafa, o brasileiro rematou para boa defesa de Vinicius Silvestre e, dois minutos volvidos, tentou a sua sorte de fora da área, com o disparo a sair ao lado.
Dono e senhor da partida, o Benfica chegou, com naturalidade, ao 0-2. Aos 17', Kökcü mostrou toda a sua visão de jogo e serviu Neres com um excelente passe. Desde o lado esquerdo, o camisola 7 cruzou para o interior da área, onde Musa atirou a contar de pé esquerdo. Terceiro golo do croata na Liga Betclic a coroar o excelente início de jogo da equipa de Roger Schmidt.
Endiabrados, os encarnados continuaram a carregar e, aos 32', Rafa desperdiçou uma boa oportunidade para ampliar a vantagem. O camisola 27 surgiu isolado diante do guarda-redes do Portimonense, fintou-o, mas perdeu ângulo e optou por solicitar Neres, que não conseguiu dominar a bola e foi desarmado.
Aos 36', após outro grande passe de Kökcü, Rafa voltou a ficar frente a frente com Vinicius Silvestre e viu o guarda-redes do Portimonense negar-lhe o 0-3 com o pé esquerdo. Uma grande intervenção.
Filme do jogo
Ver mais ›
No regresso dos balneários, Roger Schmidt fez três alterações: João Neves, Arthur Cabral e Jurásek entraram para os lugares de Kökcü, Musa e Bah, cuja saída implicou a passagem de Aursnes para o lado direito da defesa.
Aos 53', na sequência de um toque subtil de Rafa, Arthur Cabral irrompeu pela área, aguentou a carga de dois defesas e, quando se preparava para rematar, foi desarmado in extremis por Alemão. No minuto seguinte foi a vez de Neres atirar ligeiramente por cima, após uma diagonal desde o lado esquerdo na direção do corredor central.
Sempre com o foco direcionado para recuperar a bola em terrenos adiantados, o Benfica deu algum espaço nas costas e, numa jogada rápida, o Portimonense conseguiu reduzir, aos 56': Hélio Varela galgou terreno pelo lado direito, invadiu a área e rematou cruzado para o 1-2.
Aos 59', os algarvios estiveram muito perto de restabelecer a igualdade. Na sequência de um disparo de Rildo, Morato intercetou inadvertidamente a bola com a mão direita no interior da área. Numa primeira instância, o árbitro Hélder Malheiro assinalou pontapé de canto, mas, alertado pelo VAR, foi rever as imagens e assinalou penálti contra o Benfica.
O próprio Rildo avançou para a marca dos 11 metros, mas o seu remate na direção do ângulo inferior direito foi travado por Trubin, que voou e segurou a vantagem dos encarnados, recebendo os aplausos dos milhares de Benfiquistas que pintaram o Portimão Estádio de encarnado.
Determinada a cortar pela raiz a reação do Portimonense, a equipa de Roger Schmidt retomou as rédeas do desafio e respondeu de forma quase imediata. Rafa recuperou a bola no meio-campo do Benfica e arrancou pelo corredor central até chegar à entrada da área e servir Neres, que avançava pela esquerda. Este, com toda a frieza do mundo, rematou cruzado e fez o 1-3, aos 66'.
Aos 73', o internacional brasileiro voltou a fazer das suas. Servido por Jurásek, iniciou uma arrancada que deixou para trás dois defesas do Portimonense, foi à linha e cruzou atrasado para João Mário, que, à boca da baliza, falhou o desvio por centímetros.
Protagonista de uma boa entrada em jogo, Arthur Cabral voltou a tentar a sua sorte, aos 76', mas o seu remate em arco foi desviado por Alemão e saiu pela linha de fundo.
À medida que o jogo se aproximava do final, o ritmo baixou consideravelmente e Roger Schmidt fez as derradeiras alterações. Aos 86', Tomás Araújo entrou para o lugar de Florentino, e Aursnes, que também disputou o jogo 50 de águia ao peito, passou para médio-centro, ocupando a sua terceira posição diferente no terreno. Já nos descontos, aos 90'+1', Rafa foi rendido por Tengstedt, que ainda protagonizou uma boa iniciativa pela direita antes do apito final.
Com os três pontos na bagagem, o Benfica volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, 29 de setembro, diante do FC Porto, na 7.ª jornada da Liga Betclic. O clássico, que marca o regresso das águias ao Estádio da Luz em jogos do Campeonato, está agendado para as 20h15.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de janeiro de 2025