Futebol

22 setembro 2023, 19h39

Musa abriu o marcador em Vizela

Carlinhos apontou dois golos frente ao Vitória SC

Na 6.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica visita neste domingo, 24 de setembro, às 18h00, o terreno do Portimonense, e tem como propósito alcançar a 5.ª vitória consecutiva na competição, naquele que será o 51.º embate entre os dois emblemas.

Em Vizela, na última ronda, os comandados de Roger Schmidt aumentaram a série de vitórias na prova para quatro, e agora têm pela frente um oponente que somou o primeiro triunfo nesta edição da competição na 5.ª jornada, na deslocação ao reduto do Vitória SC (1-2).

Na condição de visitada, a formação algarvia averbou uma derrota (1-3) e um empate (1-1) frente a Boavista e Estrela da Amadora, respetivamente.

As disputas entre Benfica e Portimonense têm tradição no futebol nacional. Ao todo, já foram realizados 50 jogos oficiais, com os encarnados a apresentarem 39 triunfos (78%) e 9 empates (18%), isto envolvendo todas as provas. Se olharmos apenas para o Campeonato Nacional, as percentagens sobem, fruto de 32 vitórias (80%) e seis empates (15%). Na condição de visitantes, os encarnados, na principal prova do calendário futebolístico nacional, venceram 17 jogos (74%) e empataram cinco (22%) em 23 confrontos. Na última temporada, em 2022/23, o Benfica ganhou por 1-5.

Rafa

Olhando para os dados recolhidos na plataforma Wyscout, os números mostram-nos uma diferença considerável em termos de produção ofensiva por parte das duas equipas. Se o Benfica, à entrada para a 6.ª jornada, é um dos melhores ataques da competição (13 golos), o Portimonense surge como uma das equipas menos concretizadoras (cinco golos, superando apenas Famalicão, Chaves e Estrela da Amadora).

As águias mantêm-se como a equipa mais rematadora na prova, com 92 disparos (39,1% foram à baliza e 32 foram desferidos fora da grande área), enquanto os algarvios só têm o Gil Vicente atrás, dado que em cinco jogos remataram 47 vezes (38,3% na direção da baliza e 23 deles saíram de fora da grande área).

O Benfica é igualmente a formação que mais lances de um contra um e drible desencadeia no Campeonato (180) e a que mais toques na área dá (146).

Kökcü

No momento de construção, o Benfica apresenta-se como a equipa que mais passes efetua (2896), com um acerto de 86,4%. O Portimonense fica-se pelos 2011 (80,7%).

No plano defensivo, o grupo liderado por Roger Schmidt consentiu apenas 50 remates, uma média de 8,59 por jogo, enquanto o emblema de Portimão possibilitou 58 disparos, que se traduzem numa média de 10,34 por jogo. Diga-se que o Benfica é o coletivo menos faltoso até ao momento (52) e o Portimonense está próximo das equipas que cometem mais infrações (77).

Recorde-se que no duelo em Vizela, onde o Benfica venceu por 1-2, as águias alinharam com Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, João Neves, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Musa.

O técnico Paulo Sérgio, em Guimarães, no primeiro triunfo na competição, por 1-2, frente ao Vitória SC, dispôs a sua equipa num 4x3x3, escalando os seguintes atletas: Vinicius Silvestre, Pedrão, Filipe Relvas, Alemão, Seck, Dener, Carlinhos, Lucas Ventura, Hélio Varela, Jasper e Paulinho.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Liga Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas