Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Os encarnados enfrentam o Portimonense no Portimão Estádio, em jogo referente à 6.ª jornada da prova.
22 setembro 2023, 19h39
Musa abriu o marcador em Vizela
Carlinhos apontou dois golos frente ao Vitória SC
Em Vizela, na última ronda, os comandados de Roger Schmidt aumentaram a série de vitórias na prova para quatro, e agora têm pela frente um oponente que somou o primeiro triunfo nesta edição da competição na 5.ª jornada, na deslocação ao reduto do Vitória SC (1-2).
Na condição de visitada, a formação algarvia averbou uma derrota (1-3) e um empate (1-1) frente a Boavista e Estrela da Amadora, respetivamente.
As disputas entre Benfica e Portimonense têm tradição no futebol nacional. Ao todo, já foram realizados 50 jogos oficiais, com os encarnados a apresentarem 39 triunfos (78%) e 9 empates (18%), isto envolvendo todas as provas. Se olharmos apenas para o Campeonato Nacional, as percentagens sobem, fruto de 32 vitórias (80%) e seis empates (15%). Na condição de visitantes, os encarnados, na principal prova do calendário futebolístico nacional, venceram 17 jogos (74%) e empataram cinco (22%) em 23 confrontos. Na última temporada, em 2022/23, o Benfica ganhou por 1-5.
Olhando para os dados recolhidos na plataforma Wyscout, os números mostram-nos uma diferença considerável em termos de produção ofensiva por parte das duas equipas. Se o Benfica, à entrada para a 6.ª jornada, é um dos melhores ataques da competição (13 golos), o Portimonense surge como uma das equipas menos concretizadoras (cinco golos, superando apenas Famalicão, Chaves e Estrela da Amadora).
As águias mantêm-se como a equipa mais rematadora na prova, com 92 disparos (39,1% foram à baliza e 32 foram desferidos fora da grande área), enquanto os algarvios só têm o Gil Vicente atrás, dado que em cinco jogos remataram 47 vezes (38,3% na direção da baliza e 23 deles saíram de fora da grande área).
O Benfica é igualmente a formação que mais lances de um contra um e drible desencadeia no Campeonato (180) e a que mais toques na área dá (146).
No momento de construção, o Benfica apresenta-se como a equipa que mais passes efetua (2896), com um acerto de 86,4%. O Portimonense fica-se pelos 2011 (80,7%).
No plano defensivo, o grupo liderado por Roger Schmidt consentiu apenas 50 remates, uma média de 8,59 por jogo, enquanto o emblema de Portimão possibilitou 58 disparos, que se traduzem numa média de 10,34 por jogo. Diga-se que o Benfica é o coletivo menos faltoso até ao momento (52) e o Portimonense está próximo das equipas que cometem mais infrações (77).
Recorde-se que no duelo em Vizela, onde o Benfica venceu por 1-2, as águias alinharam com Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, João Neves, Kökcü, Di María, Rafa, João Mário e Musa.
O técnico Paulo Sérgio, em Guimarães, no primeiro triunfo na competição, por 1-2, frente ao Vitória SC, dispôs a sua equipa num 4x3x3, escalando os seguintes atletas: Vinicius Silvestre, Pedrão, Filipe Relvas, Alemão, Seck, Dener, Carlinhos, Lucas Ventura, Hélio Varela, Jasper e Paulinho.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Liga Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024