Reportagem

19 setembro 2023, 21h54

Futebol de iniciação já trabalha no novo relvado do Estádio de Honra

Futebol de iniciação já trabalha no novo relvado do Estádio de Honra

Os pisos do Estádio de Honra serão remodelados

REPORTAGEM BTV

Ao final da tarde desta terça-feira, 19 de setembro, com o equipamento do Glorioso, os jovens do futebol de iniciação encarnado saem dos balneários. Estamos no Estádio Universitário de Lisboa e presenciamos o arranque dos treinos num espaço que está a ser alvo de requalificação por parte do Clube, à luz do contrato estabelecido entre a ULisboa e o SL Benfica.

"Este campo vai ficar tão bom", diz um dos atletas que saem em grupo rumo ao Estádio de Honra, palco dos trabalhos. O relvado natural foi substituído por um artificial com certificação FIFA e World Rugby, e é aqui que se desenrolam os treinos.

As obras ainda decorrem nos campos 3 e 4, bem como nos polidesportivos 2 e 3. O objetivo é que as 12 equipas do futebol de iniciação de Lisboa possam treinar nas novas infraestruturas.

Treino EUL

Pedro Mil-Homens, diretor-geral da Formação do Sport Lisboa e Benfica, acompanha-nos. Revisita o seu 1.º local de trabalho, para além da faculdade. Dirigiu a instalação durante três anos, desde 1997, como dá conta à reportagem dos meios do Clube. Também por isso, observa com satisfação particular a obra que está a ser edificada. "Ver estes jovens neste relvado novinho em folha é, também para todos nós, um gosto particular", diz, explicando os motivos que levaram à celebração do protocolo.

"O Benfica tem uma base para além do Seixal, em Lisboa, para o seu futebol infantil. Há alguns anos que já estava identificado que precisávamos de aumentar a nossa capacidade e melhorar sobretudo as condições que temos tido nos Pupilos do Exército, de onde saíram muitos bons jogadores que fizeram a sua carreira no Benfica", começa por afirmar.

Treino EUL

O aumento do número de equipas e dos jogadores suscitou a busca por uma base que "desse um bocadinho mais de longevidade ao projeto e melhores instalações". Com a oportunidade do Estádio Universitário a aparecer, o Benfica propôs-se, a convite do reitor da ULisboa, a colaborar com a Universidade e contribuir com a requalificação de um conjunto de instalações.

Enquanto bem perto se ouvem indicações dos treinadores, Pedro Mil-Homens revela que alguns jovens, que subiam até ao Estádio de Honra, confidenciaram que a relva até brilhava num dos campos, sinal da recetividade e entusiasmo dos mais novos.

"Temos mais espaço, melhores condições para os poder distribuir por estes relvados, e eles terão de saber merecer o investimento que o Clube está a fazer. O Benfica faz, há anos largos, um grande investimento no seu futebol de formação e faltava ter uma base de maior qualidade em Lisboa", admite.

Treino EUL

Num contrato com duração de 10 anos, que "permite ao Benfica olhar 10 anos à frente", as acessibilidades são um ponto a favor. Além do metropolitano, como dá conta, Pedro Mil-Homens não esquece as infraestruturas de apoio, como bares, ou estacionamentos, que permitem aos pais dos jovens desfrutarem de momentos de descontração e maior facilidade para chegar ao local.

Treino EUL

Para João Vinagre, diretor de operações do Benfica Campus, trata-se de "um avanço muito grande". "Vamos passar de um campo (nos Pupilos do Exército) para três campos. Vamos ter muito mais e melhores condições. Estamos a tentar evoluir, como temos feito no Seixal. Que possamos ter aqui a iniciação com instalações premium também", refere.

Como explica, nos campos 3 e 4, o relvado sintético existente será substituído por outro de última geração, mas a requalificação é ainda mais abrangente. "Vamos criar uma bancada coberta para os pais dos nossos atletas e para quem vier assistir aos jogos. Substituir a iluminação existente por iluminação LED será mais uma intervenção", completa.

Treino EUL

Quanto aos polidesportivos 2 e 3, "antigos, em betão", serão criados "campos tabelados em relva sintética com iluminação LED". O objetivo passa por "treinos mais curtos e mais intensivos" para os atletas nestes espaços.

"É uma aposta ganha, mais uma vez. É um investimento grande do Clube, e estamos muito perto do Estádio da Luz, a casa-mãe. É a continuação da aposta no futebol de formação por parte da Direção do Clube", sintetiza João Vinagre, acrescentando que o Estádio de Honra estará reservado ao apoio logístico, no qual as equipas técnicas vão trabalhar.

Com dois pisos, será remodelado, numa obra que contempla o alargar dos balneários, "um upgrade muito grande à instalação".

Treino EUL

Pedro Torrado, subcoordenador técnico dos Infantis e Benjamins, também esclarece que, nesta fase, são os Sub-12 e os Sub-13 que treinam no novo espaço, para já. "Futuramente, vamos poder concentrar todas a nossas atividades tanto de treino como de jogo e atividades complementares, de dança, motricidade infantil e o que designamos de jaulas, bem como o nosso futsal", sublinha.

"Ao termos essa capacidade de concentrar tudo aqui, podemos traçar objetivos operacionais mais amplos e, no plano teórico, isso dará mais possibilidades para poder desenvolver os nossos jogadores", enfatiza.

Treino EUL

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol