Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
SAD
Relatório e Contas anual do exercício de 2022/23 comunicado à CMVM.
06 setembro 2023, 21h46
Contas
Trata-se de um resultado positivo que interrompe uma série de dois anos de resultados negativos, retomando a sequência iniciada em 2013/14 de obtenção de resultados positivos, justificada essencialmente pelo crescimento dos rendimentos operacionais, vendas com transações com atletas e aumento de gastos operacionais.
Em relação aos resultados operacionais (inclui operações com atletas), na sequência da tendência de resultados positivos iniciada em 2010/11, com exceção dos dois últimos anos, em 2022/23 estes voltaram a ser positivos, atingindo o valor de 13,7 milhões de euros, o que representa um aumento face ao exercício anterior de +143,5%.
Por sua vez, os rendimentos operacionais que não incluem operações com atletas ascendem a 195,8 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 15,6% face ao período homólogo, sendo de destacar o aumento dos prémios UEFA em 8,9 milhões de euros, o aumento das receitas de bilhética em 5,8 milhões de euros, o aumento de patrocínios em 3,7 milhões de euros e o aumento de receitas de corporate em 2,7 milhões de euros.
Quanto aos rendimentos operacionais que incluem operações com atletas, estes correspondem a 284,7 milhões de euros, um aumento de 21,9% face ao período homólogo, algo explicado essencialmente pelo aumento dos rendimentos com atletas, sendo de destacar o impacto dos rendimentos com transações de atletas (Enzo Fernández), comparado com o exercício anterior (Darwin Nuñez).
Os rendimentos com transações de direitos de atletas ascendem a 88,9 milhões de euros (60,1% do total de rendimentos é gerado internacionalmente), assinalando-se um acréscimo de 38,5% face ao período homólogo, e composto agregado a 5 anos de -0,7% (a média dos últimos cinco anos foi de 97,9 milhões de euros).
O total de gastos cifra-se em 245,8 milhões de euros, um crescimento de 1,3% e composto (CAGR) de 7,7%, nos últimos cinco exercícios, acompanhando o crescimento composto dos rendimentos operacionais sem atletas (7,7%).
O ativo atinge os 557,8 milhões de euros no final do exercício, o que corresponde a um aumento de 4,5% face ao final do exercício anterior.
O passivo cifra-se nos 444,6 milhões de euros, um acréscimo de 4,7% face ao período homólogo.
Importa referir que os valores dos ativos são superiores aos do passivo, mantendo uma tendência de crescimento desde a época 2014/15. O crescimento composto do ativo, de 3,6%, nos últimos 5 anos, é inferior ao crescimento composto para o mesmo período do passivo (5,1%), justificado pela necessidade de investimento e aposta num plantel desportivo mais competitivo.
O valor da dívida líquida é de 140,8 milhões de euros, um decréscimo de 4,3% face ao período homólogo. Em 2018/19 a dívida líquida era 53,4% dos rendimentos da Benfica SAD, e em 2022/23 é de 48,5% dos rendimentos da mesma.
O capital próprio ascende a 113,2 milhões de euros a 30 de junho de 2023, uma recuperação do valor acumulado de 137 milhões de euros desde 30 de junho de 2013.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024