Futebol

01 setembro 2023, 22h55

Juan Bernat com o Presidente Rui Costa

Juan Bernat com o Presidente Rui Costa

DECLARAÇÕES À BTV

O lateral-esquerdo Juan Bernat, de 30 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica. O internacional espanhol ingressa no Clube por empréstimo do Paris Saint-Germain, válido por uma temporada.

Nas suas primeiras palavras como jogador do Glorioso, Bernat deu conta da sua felicidade por chegar ao "maior clube de Portugal" e prometeu empenho total na luta por todas as frentes em que a equipa está inserida.

"É importante chegar ao maior clube de Portugal, que luta por todos os títulos. Estou ansioso por começar. Quero desfrutar deste Clube. Trata-se de uma equipa vencedora que quer continuar a ganhar. Vamos tentar lutar por todos os títulos que disputamos e dar tudo por esse objetivo, sabendo que isso requer trabalho", afirmou o novo camisola 14 do Benfica, em declarações à BTV.

Apresentando-se como um jogador que "deixa tudo em campo e que dá sempre o máximo", Bernat endereçou uma mensagem aos Benfiquistas: "Muito obrigado pela receção. Espero ver-vos em breve e devolver todo o carinho em campo."

O abraço entre o reforço Bernat e o Presidente Rui Costa

O PERCURSO DO NOVO LATERAL-ESQUERDO DO BENFICA

Formado no Valência, Juan Bernat estreou-se na equipa principal com apenas 18 anos, tendo sido lançado a titular no triunfo (4-3) sobre o Racing Santander, para La Liga, a 27 de agosto de 2011. Este foi o primeiro de 10 jogos do lateral-esquerdo pelo emblema valenciano na temporada 2011/12.

Utilizado habitualmente como extremo ou médio, o agora reforço do Benfica fixou-se definitivamente a lateral-esquerdo na temporada 2013/14. Fazendo jus à aposta do treinador, Bernat afirmou-se na equipa principal do Valência, somando 49 jogos, dois golos e uma assistência. As boas exibições no Mestalla chamaram a atenção de Pep Guardiola, que o levou para o Bayern.

Em Munique, o reforço pegou de estaca no onze e somou 49 jogos na época de estreia, conquistando o primeiro título da sua carreira: a Bundesliga, de 2014/15. Na temporada seguinte viveu o primeiro encontro com o Benfica, tendo sido utilizado nos dois jogos dos quartos de final da Liga dos Campeões. Na sua passagem de quatro anos pela Alemanha, o internacional espanhol venceu quatro Campeonatos, duas Taças e duas Supertaças.

Bernat é reforço do Benfica

No verão de 2018, o lateral-esquerdo foi transferido para o Paris Saint-Germain e voltou a ter um impacto imediato na nova equipa, contribuindo para a conquista da Ligue 1 de 2018/19 com quatro golos e duas assistências. Na época seguinte, Bernat foi protagonista num percurso memorável, onde só faltou a cereja no topo do bolo. Vencedores do Campeonato, da Taça de França, da Taça da Liga e da Supertaça, os parisienses perderam a final da Liga dos Campeões frente ao Bayern, no Estádio da Luz.

Na época transata (2022/23), o jogador marcou dois golos e fez quatro assistências em 36 jogos, sendo peça importante na conquista do último dos seus quatro Campeonatos franceses: nas últimas nove temporadas, só não se sagrou campeão nacional em 2020/21. Uma vez mais, o caminho de Bernat voltou a cruzar-se com o do Glorioso: atuou 109 minutos pelo PSG entre os dois empates a um golo na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Internacional pela Espanha, o lateral-esquerdo debutou no dia 12 de outubro de 2014, na vitória frente ao Luxemburgo: entrou aos 70' para o lugar de Iniesta e marcou o último golo da vitória por 4-0, após assistência de Rodrigo Moreno, jogador que representou o Benfica.

BEM-VINDO

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol