Futsal

29 agosto 2023, 19h30

Mário SIlva

Mário SIlva

Na primeira decisão da época 2023/24, o Benfica enfrenta o Sporting no Pavilhão Multiusos de Sines, em jogo de atribuição da Supertaça de futsal. Confiantes no trabalho do coletivo, Mário Silva e Afonso Jesus fizeram a antevisão ao encontro, agendado para as 19h45 de sexta-feira, 1 de setembro.

As equipas iniciam a nova temporada como terminaram a transata: com um dérbi que vale um troféu. De um lado, o Benfica, vencedor da Taça de Portugal 2022/23; do outro, o Sporting, atual campeão nacional.

À entrada para o embate, os indicadores são positivos, como deu conta Afonso Jesus. Em dois momentos de preparação, o Benfica conquistou o Trofeo del Olivo e ficou em 2.º lugar no International Masters Futsal, competição que reúne fortes emblemas em contexto europeu.

"Acabámos por fazer uma pré-época em crescendo, uma pré-época bem conseguida, não só a nível de resultados, mas, acima de tudo, da confiança dos jogadores, naquilo que nos é pedido e no trabalho que temos vindo a desenvolver, tudo em vista para esta Supertaça, o primeiro troféu do ano desportivo e que nós, Benfica, queremos conquistar", vincou o internacional português, à Comunicação Social.

Ouça Afonso Jesus

Afonso Jesus

O treinador Mário Silva chegou ao Benfica num "período competitivo de exigência máxima", em que a equipa tinha em calendário a Taça de Portugal, a Liga dos Campeões e a reta final da Liga Placard. Esta será, portanto, a primeira Supertaça do técnico ao comando da equipa, num contexto que considera "muito diferente".

"Não que não conheçamos o Sporting e que o Sporting não nos conheça em profundidade, mas conseguimos criar adaptações que nos tornam mais consistentes para o jogo, mais perigosos, e conseguimos chegar ao jogo com um sentimento de preparação maior, que se traduz também numa confiança maior. Estes jogos são especiais, são diferentes. A própria questão emocional que envolve estes dérbis e a forma de jogar do Sporting perante o Benfica e do Benfica perante o Sporting são diferentes", notou.

Afonso Jesus sabe que o Sporting "é uma equipa muito competente, que está há muito tempo a trabalhar junta" e é conhecedora das características de jogo do Benfica, que, reforça, tem um único objetivo nesta Supertaça: ganhar!

Mário SIlva

"Estaremos muito e bem apoiados em Sines. É isso que espero, e a nossa retribuição maior vai ser em atitude e comportamento dentro de campo"

Mário Silva

"O Sporting tem uma identidade muito própria, com um treinador que está lá há imenso tempo. Naturalmente, mexeu em algumas peças que não podemos esconder que eram peças importantes, mas nós também temos, dentro das nossas casas, limitações que vamos tentando esconder com trabalho, dedicação e compromisso", analisou, por sua vez, o treinador.

Sobre a atitude do coletivo e o que será necessário para vencer o jogo e erguer o troféu, Mário Silva foi terminante.

"O que eu mais gostaria é que – se não soubéssemos pela cor do nosso equipamento ou pelo nosso símbolo que somos o Sport Lisboa e Benfica – se conseguisse identificar muito bem que esta equipa representa dentro de campo este clube. Isso vem, acima de tudo, da forma como se compromete a defender, e não é só atitude. É rigor, disciplina, consistência e responsabilidade. Depois, é traduzir isso no enorme talento que temos aqui dentro de portas e no ataque. Prova disso foi que terminámos uma competição com seis das melhores do mundo como a equipa com mais golos marcados", sustentou.

Ouça Mário Silva

Afonso Jesus

Além de ser o primeiro momento competitivo oficial da temporada, a Supertaça arranca com a implementação de suporte de vídeo à arbitragem nas fases decisivas das competições de futsal, uma medida que Mário Silva e Afonso Jesus encaram como uma ferramenta da "verdade desportiva".

"Em tudo o que a tecnologia puder ajudar a que, cada vez mais, o jogo seja, acima de tudo, atrativo e que defenda a verdade desportiva, terá sempre o meu aval, consentimento e apoio. É mais um passo que a Federação Portuguesa de Futebol está a dar", comentou o treinador.

"Sinto que a modalidade está a crescer, e que seja mais um instrumento para nos ajudar, tanto a nós, atletas, como aos árbitros, e que haja aquilo que chamamos de verdade desportiva. Que saiamos todos a ganhar e que o futsal, acima de tudo, saia a ganhar", concluiu o fixo.

Com os bilhetes já esgotados, perspetiva-se um grande espetáculo de futsal, e o treinador espera ver os Benfiquistas em massa no Pavilhão Multiusos de Sines.

"Estaremos muito e bem apoiados em Sines na sexta-feira. A maior prova disso foi aquilo que vivemos aqui na época passada. Não conseguindo ganhar o título mais importante que queríamos, que era o Campeonato Nacional, apoiaram-nos do início ao fim. Foi a forma como se despediram de nós no final, mesmo em cima da derrota. É isso que espero, e a nossa retribuição maior vai ser em atitude e comportamento dentro de campo", lembrou Mário Silva.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futsal