Basquetebol Feminino

22 agosto 2023, 14h14

Eugénio Rodrigues e Rui Costa

Eugénio Rodrigues com o Presidente Rui Costa

Eugénio Rodrigues, treinador da equipa feminina de basquetebol, prolongou contrato com o Sport Lisboa e Benfica, tendo mostrado grande satisfação por continuar a defender as cores do seu clube.

Um "momento especial e único", que espera repetir muitas vezes. Foi assim que Eugénio Rodrigues descreveu a renovação do vínculo com o Clube, caminhando, agora, para a 4.ª época ao comando da equipa feminina de basquetebol.

"Para um Benfiquista é sempre um motivo de especial regozijo continuar a defender as cores que amamos. Mais do que no papel, do que uma assinatura e de um momento solene, é aquilo que sentimos, que não se consegue explicar", revelou.

Eugénio Rodrigues

Apontando baterias ao trabalho e olhando para a temporada que recentemente arrancou, marcada pela chegada de vários reforços, Eugénio Rodrigues adjetivou-a como sendo de "reconstrução" e traçou objetivos.

"É uma temporada de reconstrução. Com tanta gente nova a entrar, procurar, com as que ficam, enturmar todas as jogadoras e perceber aquilo que, como equipa, vamos à procura. Nesta fase – cerca de um mês e meio de preparação –, vamos perceber o que podemos transitar do ano passado e as coisas novas que temos a fazer. É um período de estudo, de preparação e de construção, e vamos revigorar a nossa motivação para irmos à procura de conquistas", detalhou.

Ouça Eugénio Rodrigues

Eugénio Rodrigues

"É um período de estudo, de preparação e de construção, e vamos revigorar a nossa motivação para irmos à procura de conquistas"

Eugénio Rodrigues

Dentro do livro das façanhas mora a estreia na EuroCup em 2022/23, participação histórica que o técnico recordou, sublinhando a importância dos Benfiquistas na Europa.

"Com a participação na EuroCup, torna-se o projeto internacionalmente mais ambicioso, o que nos permite ir buscar jogadoras que, normalmente, não se consegue se não participarmos nas competições europeias. Por outro lado, permite aos Benfiquistas fora do país terem a possibilidade de nos acompanhar, de acompanharem o Benfica. As experiências que tivemos na época passada e a comunhão que tivemos com eles foram extraordinárias e, a dada altura, muito importante do ponto de vista desportivo", vincou.

O início da caminhada europeia de 2023/24 já está traçado, e o técnico reforça que a equipa vai "continuar a honrar a competição" e procurar "fazer a mesma campanha do ano passado". "É outro objetivo igualmente importante, para além dos objetivos nacionais", asseverou.

Eugénio Rodrigues

Ouça Eugénio Rodrigues

Em três épocas ao comando do Benfica, Eugénio Rodrigues venceu nove troféus e liderou a equipa à hegemonia nacional – 97 triunfos em 122 jogos –, ficando a temporada 2021/22 marcada pela conquista do (bi)Campeonato Nacional, da Taça de Portugal, da Supertaça e da Taça Federação.

No total, são 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 2 Taças Federação e 1 Taça Vítor Hugo no currículo do treinador das águias.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de agosto de 2023

Patrocinadores Basquetebol