Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão ao duelo com o Estrela da Amadora, referente à 2.ª jornada da Liga Betclic, o treinador assumiu que a intenção passa por mostrar qualidade de jogo e vencer, na Catedral.
18 agosto 2023, 13h15
Roger Schmidt
Em conferência de Imprensa, no Benfica Campus, o timoneiro das águias referiu-se a um "grande dia", reconhecendo que o adversário estará motivado pelo regresso ao principal escalão do futebol português. Schmidt lamentou a lesão de Jurásek, na partida da jornada inaugural, com o Boavista, elogiou Mihailo e revelou que os reforços Arthur Cabral e Trubin estão mais entrosados com a equipa.
Que desafio espera frente ao Estrela da Amadora?
Em primeiro lugar, estamos muito satisfeitos por jogar no nosso Estádio, o que não acontecia há muito tempo. A última vez que jogámos foi na última jornada da época passada. É um grande dia para nós. É o nosso primeiro jogo em casa, e queremos mostrar bom futebol e vencer, claro. Sabemos que não é fácil jogar contra equipas promovidas à I Liga. O Estrela fez uma boa época, merece estar na I Liga, após vários anos. Estão motivados, mas sabemos jogar contra este tipo de equipas, muito disciplinadas, com todos os jogadores a trabalharem em prol do coletivo. Enfrentámos estas situações na época passada e temos de estar preparados. Queremos mostrar qualidade e vencer o jogo.
Sente pressão adicional após o resultado com o Boavista?
Estamos sempre sob pressão se queremos ganhar o Campeonato, que também é o nosso objetivo nesta época, e para isso temos de vencer muitos jogos. Em todos os jogos, a situação é a mesma e tentamos sempre ganhar. Sabemos que todos os três pontos que consigamos conquistar são importantes.
Arthur Cabral e Trubin estão prontos para alinhar no onze? É o melhor momento?
Claro que não vou anunciar hoje o onze. No último jogo, na minha opinião, era demasiado cedo para os chamar à equipa. Agora, já é mais uma semana com a equipa, a integração não está completa, mas está melhor do que na semana passada. Estão a treinar-se bem, sentem-se bem aqui e conectados com os colegas, e amanhã [sábado, 19 de agosto], é uma nova situação. Estão bem no treino. É sempre um desafio quando não assinamos com os jogadores no início, durante a pré-época. Nessa altura é muito mais fácil integrá-los, dar-lhes o treino e a informação que precisam para, depois, a transferirem para o jogo. Temos de gerir isso e eu tenho de tomar decisões. Estou sempre a pensar no melhor momento para os lançar, que não seja muito cedo, nem muito tarde. A melhor integração é eles jogarem, mas claro que quero que tenham o início perfeito no Benfica.
"Sabemos que todos os três pontos que consigamos conquistar são importantes"
Roger Schmidt
É o seu 2.º ano em Portugal. Os adversários já conhecem as suas ideias. Acha que será necessário ter um plano B para quando o plano A não estiver a resultar?
Contra o Boavista, precisámos de um plano B, porque ficámos com menos uma unidade aos 46/47 minutos. Quando se joga com menos um jogador, é preciso um plano B. Decidimos mudar um pouco e jogar com três centrais e dois alas. Na minha opinião, estávamos muito bem, e passámos por uma situação similar na época passada, com o Braga, na Taça de Portugal. Jogámos com um jogador a menos e o jogo estava em aberto. Na segunda-feira, o nosso desempenho com 10 foi suficiente para vencer e merecíamos ter ganho. Houve alguns momentos com menos fortuna. Também quando jogamos 11 contra 11, precisamos de diferentes soluções. Na época passada, ajustámos o nosso comportamento como equipa, em função do oponente e da situação de jogo. Há algo que se mantém: futebol ofensivo, atrativo, com intensidade, à procura de golos. Isso não mudará. Na época passada, também mostrámos ser uma equipa compacta e muito boa a defender, e dominadora na nossa defesa, independentemente de sermos uma equipa ofensiva. Na minha opinião, isso é uma vantagem para não sofrermos golos.
No último jogo com o Boavista substituiu Di María para colocar Morato e Di María não pareceu muito satisfeito... Teve a oportunidade de falar com ele?
Acho que não há nada para falar. Foi a minha decisão depois do cartão vermelho [Musa]. A verdade é que sofremos um golo logo após a substituição, mas quando é preciso defender um livre, é melhor ter o Morato em campo do que Di María. Isso é um facto. Infelizmente, sofremos na mesma. Claro que Di María não estava feliz, ninguém está feliz quando é substituído nestes momentos. Mas nós, como treinadores, temos de tomar essas decisões. Sabíamos que o Boavista ia jogar na bola longa e ter mais um central é sempre uma boa ideia. Podemos dizer que não resultou, perdemos... olhando para o jogo e não apenas para o resultado. Acho que merecíamos ganhar. Foi a minha decisão. Também não gosto de substituir Di María, gosto de o ver em campo, mas o jogo assim o exigiu.
Depois do último jogo, frente ao Boavista, houve algumas críticas dos adeptos, nas redes sociais, à exibição de Odysseas. Qual é a sua opinião sobre isso, e até que ponto poderá afetar o jogador?
Não foi o melhor dia para Odysseas. Não temos de escondê-lo. O Odysseas fez muitos bons jogos, mas contra o Boavista podia ter estado melhor. Mas não foi só ele, toda a nossa exibição a nível defensivo podia ter sido melhor. Se olharmos para o jogo frente ao Boavista, houve momentos em que o Boavista podia marcar e acabou por fazê-lo. Uma bola longa, um penálti e um contra-ataque. A equipa não esteve perfeita no comportamento tático, é uma questão de toda a equipa. Mas, claro, em última instância é o guarda-redes que tem de evitar que haja golos e poderia ter estado melhor.
"Mihailo? Fiquei contente pela pré-época realizada. Cabe-lhe mostrar a sua qualidade e lutar em cada minuto de jogo"
Qual a situação de Jurásek? E que avaliação faz de Mihailo?
David [Jurásek] tem um problema nos ligamentos do tornozelo. Estará de fora três ou quatro semanas. Após a paragem para os compromissos das seleções, esperamos que possa voltar aos treinos e esteja apto para a competição. Acabam por ser boas notícias, porque depois do jogo, pensávamos que fosse pior. Tivemos sorte por ter apenas um jogador lesionado, pois foi uma entrada dura, à imagem de outras faltas que aconteceram. Quanto a Mihailo, fiquei contente pela pré-época realizada. Mereceu jogar a Supertaça. Na segunda-feira, jogou alguns minutos. Na época passada foi difícil para ele, pois Grimaldo esteve bem física e mentalmente. Não foi fácil ter minutos. Esta época, é diferente. Agora, cabe-lhe mostrar a sua qualidade e lutar em cada minuto de jogo.
Pretende voltar a ter Gonçalo Guedes na equipa, ou não é uma questão prioritária?
O Gonçalo ainda é uma questão em aberto, era um jogador muito importante para nós, quando veio no inverno passado. Teve azar com a lesão. Se houvesse oportunidade de o voltarmos a ter nesta temporada, seria ótimo, porque é um jogador de topo. Claro que teríamos de o recuperar, porque continua lesionado. Veremos se há essa oportunidade. É muito bem-vindo, gosto dele enquanto jogador e pessoa.
Texto: João André Silva, Paulo Nunes Teixeira e Rafaela Certã Alves
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024