Futebol

10 agosto 2023, 20h00

Arthur Cabral com o Presidente Rui Costa

Arthur Cabral e o Presidente Rui Costa no momento da assinatura do contrato até 2028

O abraço entre o Presidente Rui Costa e Arthur Cabral

DECLARAÇÕES À BTV

O avançado Arthur Cabral, de 25 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica. O atacante brasileiro chega ao Clube proveniente da Fiorentina e rubrica um contrato válido por cinco temporadas, até 2028.

Nas primeiras palavras enquanto jogador das águias, Arthur Cabral destacou a oportunidade de defender um emblema com muita tradição.

"Para mim, poder jogar no Benfica representa muito. Tenho uma grande oportunidade de vestir uma camisola pesada e de alcançar os meus objetivos", começou por dizer o avançado, à BTV.

Exaltando a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, o reforço para 2023/24 garantiu que quer ajudar a equipa a conquistar mais títulos. "Cheguei com um cheirinho de título e é bom respirar isso. Um dos meus objetivos é entrar na história do Benfica, ajudar os meus companheiros e poder comemorar, como eles fizeram ontem [quarta-feira, 9 de agosto]", vincou.

Arthur Cabral revelou, também, que espera uma adaptação fácil a uma nova realidade, onde, disse, espera encontrar a sua melhor versão: "Espero dar o melhor de mim, ajudar a equipa e sentir-me bem. Estou num país maravilhoso, numa cidade boa e fui muito bem recebido. A expectativa é muito grande."

Arthur Cabral

O PERCURSO DO NOVO AVANÇADO DO GLORIOSO

Formado no Ceará, o avançado fez a sua estreia pela equipa principal a 15 de julho de 2015, no nulo diante do Tupi, na primeira mão da 3.ª eliminatória da Taça do Brasil. Uma semana depois, o avançado, à época com 17 anos, entrou na história ao tornar-se o mais jovem de sempre a marcar numa competição nacional pelo clube: saído do banco, fez o 2-1 da segunda mão, aos 90'+4'.

Em 2017, na sua primeira época como membro de pleno direito da elite do emblema cearense, Arthur Cabral marcou cinco golos em 22 jogos e a sua "explosão" ocorreu no ano seguinte, quando terminou a temporada com 24 remates certeiros em 55 jogos e acabou transferido para o Palmeiras. Em São Paulo, o avançado marcou na estreia, diante do Grémio Novorizontino, mas perdeu espaço para Dudu, Luiz Adriano e Borja e acabou cedido ao Basileia, para a temporada 2019/20.

Na Suíça, Arthur Cabral revelou-se um caso sério de sucesso. Após uma época onde terminou com 18 golos em 39 jogos, o jogador foi adquirido em definitivo pelo Basileia por 6 milhões de euros e, em 2020/21, acrescentou 20 remates certeiros ao seu pecúlio, tornando-se o brasileiro com mais golos marcados no futebol europeu e chamando a atenção do selecionador Tite.

Arthur Cabral

Em outubro de 2021, face à lesão de Matheus Cunha, Arthur Cabral foi chamado à seleção do Brasil para os duelos frente a Venezuela e Colômbia, de apuramento para o Mundial 2022. O, agora, reforço do Benfica não chegou a estrear-se pelo escrete e regressou à Suíça para dar sequência a uma impressionante primeira metade da temporada 2021/22. À boleia dos 27 golos em 31 jogos pelo Basileia, o natural de Campina Grande, Paraíba, foi transferido nos primeiros dias de janeiro de 2022 para a Fiorentina, por 15,5 milhões de euros.

Contratado para fazer esquecer Dusan Vlahovic, que tinha partido para a Juventus, o avançado ficou-se por dois golos nos 17 jogos que disputou até final dessa época. Em 2022/23, já consolidado como peça importante no 4x2x3x1 de Vincenzo Italiano, o avançado brasileiro mostrou estar à altura do repto de se tornar referência do ataque viola e apontou 17 golos em 41 jogos. Sete desses remates certeiros tornaram-no no melhor marcador da Conference League da temporada transata, onde a Fiorentina só caiu na final diante do West Ham.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 27 de maio de 2024

Patrocinadores principais do Futebol