Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na análise à vitória, por 2-0, frente ao FC Porto, que valeu a conquista da Supertaça, o treinador do Benfica enalteceu a qualidade das águias na segunda parte do duelo.
10 agosto 2023, 02h27
Roger Schmidt
Na zona de entrevistas rápidas e na conferência de Imprensa, o treinador das águias revelou o que disse aos seus comandados no intervalo, explicou as razões para as opções no onze inicial e as alterações para a segunda metade e esclareceu ainda o motivo da ausência de David Neres. O técnico refletiu também sobre a importância deste título e descartou o rótulo de favorito à conquista da edição 2023/24 da Liga Betclic.
PALESTRA AO INTERVALO
"Disse-lhes que estiveram bem, que estiveram dispostos a defender à volta da nossa área, sofrer e aceitar que o FC Porto tinha jogado uma boa primeira parte. Especialmente nos primeiros 20 minutos, colocaram muita pressão, foi difícil encontrar soluções. Jogaram com muita intensidade, e disse-lhes isso. O importante era que ainda estava 0-0 ao fim da primeira parte. Depois do intervalo, estivemos muito mais agressivos, mudámos o ímpeto para o nosso lado e não concedemos mais oportunidades. Colocámos muita pressão, ganhámos muitas bolas e criámos chances. Fomos eficazes nestes momentos e conseguimos marcar dois golos muito bons. Foi muito difícil, um bom jogo de futebol e, pela segunda parte, penso que merecemos ganhar. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores, porque não é fácil jogar contra o FC Porto. Se, no início da época, conseguem jogar com esta intensidade e, no final, ganhar, é muito bom sinal, por isso estamos felizes com a vitória."
SUBSTITUIÇÕES NA SEGUNDA PARTE
"A mudança [entrada de Musa para a segunda parte] foi feita porque precisávamos de um jogador forte na zona de ataque central para termos a hipótese de jogar bolas longas, lutar por segundas bolas e sermos mais físicos. A outra mudança foi porque o Mihailo já tinha um cartão amarelo. Eles estavam muito bem no flanco direito, com o Otávio, e eu não quis correr riscos, por isso coloquei o Jurásek. Mais importante do que as substituições foi o facto de termos jogado com maior coragem e intensidade. Tivemos maior crença no nosso jogo com a posse de bola. É claro que as substituições ajudaram, mas acho que não foram decisivas na mudança em relação à primeira parte. Na segunda parte, o Musa esteve bem como jogador-alvo, mas também os jogadores à sua volta. Fomos capazes de ganhar muito mais bolas no meio-campo. O João Neves e o Kökcü fizeram-no muito bem e, depois, também o Florentino e o Chiquinho. Fomos capazes de controlar o meio-campo. Os laterais defenderam bem, os centrais estiveram incisivos. Ganhámos bolas e, depois, conseguimos mostrar qualidade. A história do jogo teve duas metades diferentes."
APOSTA NUM ATAQUE MÓVEL
"Foi uma decisão para hoje. Já o tínhamos feito algumas vezes na época passada, jogar com o Aursnes como segundo avançado, também o fizemos com o Neres ou com o Gonçalo Guedes. A ideia era encontrar espaço atrás da linha defensiva deles. Mesmo com um ponta de lança ou até com o Gonçalo Ramos, teríamos de lutar. Temos de aceitar a qualidade do adversário. O FC Porto jogou muito bem na primeira parte. A bola não foi muitas vezes para a nossa zona de ataque, portanto ter ou não ter um ponta de lança não faria grande diferença. Às vezes, o futebol é assim."
AUSÊNCIA DE DAVID NERES
"O David Neres tem um pequeno problema num joelho. Foi por isso que não o pude incluir na equipa hoje. Esperemos que esteja de volta na segunda-feira."
IMPORTÂNCIA DA SUPERTAÇA
"É um troféu, fica para sempre. Foi o que eu disse aos jogadores antes do jogo. Quando se olha para trás para a carreira, fala-se sempre de títulos. É claro que é só a Supertaça, sabemos que não é o troféu mais importante que podemos ganhar. Mas, se ganhámos a Supertaça, quer dizer que ganhámos algo na época passada. O valor da Supertaça também depende sempre do adversário. Se jogamos contra o FC Porto, que ganhou a última Taça de Portugal e a Taça da Liga, e quando as duas equipas dão tudo – os jogadores jogaram como se fosse a final do Mundial –, claro que é importante."
REJEIÇÃO DE FAVORITISMO PARA A LIGA BETCLIC
"Foi só hoje, ganhámos a Supertaça, mas, a partir de amanhã de manhã, começa um novo desafio. Após um ano em Portugal, sei o quão difícil é ganhar o Campeonato. Vimos isso hoje, é contra este tipo de equipas que temos de jogar. Temos de ganhar mais pontos do que eles. Também há o Sporting, o SC Braga, tantas equipas boas na Liga. Tenho sempre muito respeito por cada competição. O Campeonato é sempre a competição mais importante, mas também temos as Taças. Temos muitos desafios difíceis nas próximas semanas. Não podemos ser favoritos para ganhar o Campeonato depois de uma vitória na Supertaça, porque temos 34 jogos, o primeiro já na segunda-feira, muito difícil, no campo do Boavista. Respeito todos os jogos e todos os adversários."
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 10 de agosto de 2023