Futebol

07 agosto 2023, 20h30

Benfica

Gonçalo Ramos

ENTREVISTA À BTV

As emoções estiveram ao rubro no momento em que Gonçalo Ramos fez o balanço de 12 anos ao serviço do Benfica. Dos tempos em que, ainda criança, enfrentou o desafio de se mudar para o Benfica Campus até ao momento de consagração na conquista do 38, enquanto peça importante da equipa de Roger Schmidt, o avançado não deixou nada por dizer num "até já" ao clube do coração.

Na sequência de um impressionante percurso pelas camadas jovens das águias, Gonçalo Ramos estreou-se a 21 de julho de 2020 pela equipa principal e logo com dois golos no espaço de seis minutos, na vitória no terreno do Aves (0-4). Classificado como "inesquecível" pelo avançado, o primeiro jogo foi o mote para os 41 golos em 106 jogos somados até ao final da temporada transata (2022/23).

Garantindo que a equipa tem a qualidade necessária para atacar todas as frentes em 2023/24, o internacional português, agora emprestado ao Paris Saint-Germain FC, leva bem vincadas na memória as dicas do Presidente Rui Costa e o encaixe perfeito com a ideia de jogo de Roger Schmidt. Veja todas as ideias de uma entrevista marcada pela... saudade e pela sensação de dever cumprido à boleia da conquista do 38.

Benfica

SONHO CUMPRIDO NO 38

"Espero bem que seja um até já, porque o Benfica é a minha casa e espero sempre voltar a casa um dia mais tarde. Já cumpri um dos meus sonhos no Benfica, que era ser campeão. Houve uma boa oportunidade e não se sabe quando é que estas oportunidades podem aparecer outra vez. Eu quis abraçar este projeto novo."

CONTACTO PERMANENTE COM O PRESIDENTE E COM O TREINADOR

"Eu e o Presidente falámos sempre sobre a situação, não só sobre esta situação em particular, mas sobre tudo. Ele está sempre em contacto connosco. Apareceu a oportunidade e eu falei com o míster e com o Presidente de forma a que fosse bom para todas as partes: para mim e para o Benfica."

Benfica

SEM CONTROLO SOBRE O MERCADO

"É uma situação muito delicada, mas que pode acontecer. A Supertaça está marcada para uma altura de mercado e ninguém consegue controlar o mercado. Nem eu, nem o Benfica, nem ninguém podemos escolher se a proposta chega hoje, amanhã ou um dia antes. E depois, é uma situação que vai além de mim e das exigências de cada clube."

O OMBRO AMIGO DO PAI

"Desde que me lembro sou eu e a bola e acho que isso veio do meu pai. Ele incentivava-me, jogava e brincava, porque na altura era só uma brincadeira com a bola. Ao longo dos anos e de cada etapa que ultrapassei, ele tentou-me dar os melhores conselhos. E ainda hoje, que vai ser uma etapa nova e onde tudo será diferente, ele vai ser importantíssimo e vai-me ajudar sempre daqui para a frente. Eu só conheço o Benfica e passei mais anos no Clube do que na minha casa, com os meus pais."

Benfica

DESAFIO SUPERADO COM A AJUDA DA FAMÍLIA

"Acho que nos primeiros tempos, o desafio é mais fora de campo. Jogar futebol não custa nada. Estamos no campo com os nossos amigos e a fazer o que há de melhor no mundo. O mais difícil é sair de casa, estar longe dos pais e ter rotinas novas. São miúdos com 12 anos a serem independentes e a terem que se desenrascar. Os meus pais e a minha família tentaram sempre estar presente. Vinham aos fins de semana e iam aos torneios. Estava à distância, mas, ao mesmo tempo, estava acompanhado, porque eles nunca me deixaram sozinho. Esse acompanhamento tornou tudo mais fácil e comecei a habituar-me até um ponto em que já era tudo normal. Continua a custar, mas não custa como custava ao início."

TRAJETO PERFEITO DE ÁGUIA AO PEITO

"Eu tentei sempre aproveitar aquilo que foi surgindo e aquilo que me foram dando... dando não, porque ninguém dá nada, mas o que fui conquistando com o meu trabalho. Foi quase o trajeto perfeito, para não dizer que foi mesmo perfeito. Comecei no Algarve, no CFT, e escalei todos os anos. Fui conquistando títulos, tanto torneios como títulos nacionais, ingressei na Equipa B, nos Sub-23 e sagrei-me campeão na equipa principal, que é o objetivo final."

Benfica

ESTREIA INESQUECÍVEL NA VILA DAS AVES

"É um de muitos momentos inesquecíveis, que só agora, passados dois ou três anos, é que dá para assimilar o que aconteceu e acreditar que era real. Porque nos primeiros tempos ninguém sabe bem o que se está a passar."

AS DICAS E A CONFIANÇA DO PRESIDENTE

"O Presidente Rui Costa, desde que era diretor, sempre nos ajudou a todos, não só quem vem da formação, mas principalmente quem vem de lá. E está presente tanto nos momentos bons como nos maus, tanto que aparece no documentário [Eu Amo o Benfica] que foi feito sobre a nossa época. No final do jogo em Turim, o Presidente deu-me indicações e recordo-me de outros momentos. Quando enfrentámos o Rangers para a Liga Europa, ele chamou-me ao quarto dele. Falámos e ele ajudou-me porque eu tinha tido um jogo que me correu menos bem. No dia seguinte entrei e o jogo correu-me bem. Não ganhámos, mas entrei e mudei o jogo. São esse tipo de pormenores que nos ajudam e a experiência do Presidente faz toda a diferença."

Benfica

POLIVALÊNCIA É UMA ARMA

"O facto de ter jogado em várias posições na formação ajudou-me a conhecer o jogo e, também, a saber o que fazer e o que os meus colegas fazem ou têm de fazer. Estando na equipa principal do Benfica chega a uma altura em que não interessa se jogas a guarda-redes ou a ponta de lança. Ninguém está a pensar que vai ficar triste por jogar numa posição que não é a preferida. Isso não interessa nada."

ENCAIXE PERFEITO COM ROGER SCHMIDT

"Eu e outros jogadores integrámo-nos uma ou duas semanas mais tarde, devido às seleções. No primeiro dia, em Inglaterra, o míster Roger Schmidt chamou-me à parte, apresentou-se, explicou-me o modelo de jogo e disse: 'eu conto contigo'. Na altura havia rumores que eu podia sair, mas eu não queria. Ele disse que eu encaixava no modelo de jogo, que eu era a aposta dele para ponta de lança e que contava comigo. A partir daí ficou fechado que, se eu continuasse a trabalhar e a render, era o ponta de lança para a época 2023/24 do Benfica. Eu encaixei perfeitamente na ideia de jogo do míster, porque na formação joguei a médio, que está relacionado com o jogo associativo, mas, também, nas alas e a ponta de lança, onde me tornei um jogador intenso na pressão e taticamente inteligente. Depois, aprendi com ele o que tinha de aprender e hoje sou muito melhor jogador do que era no início da época passada."

Benfica

GOLOS SURGIRAM COM NATURALIDADE

"Acima de tudo temos de acreditar em nós mesmos e no nosso potencial. Ao mesmo tempo, temos de aproveitar quem acredita em nós. Nada disto era possível se eu não jogasse e trabalhasse. Depois, os golos surgem com naturalidade. A equipa joga muito bem e cria muitas oportunidades. Eu, como ponta de lança, tenho de faturar."

DIVERSÃO PURA NO RELVADO

"Nós divertíamo-nos a jogar, a treinar e acho que foi, além do profissionalismo e da responsabilidade que tínhamos, diversão pura durante todos os momentos da época. O grupo era fantástico em termos de jogadores, treinadores e toda a gente que estava envolvida no processo."

Benfica

CONSAGRAÇÃO NA LUZ COMO MOMENTO MAIS ALTO

"É difícil escolher momentos. Tivemos um momento genial, em que tínhamos imensas vitórias consecutivas, mas, ao mesmo tempo, tivemos um momento baixo, onde perdemos três jogos consecutivos. Repentinamente tivemos de dar o clique na reta final para sermos campeões. Há vários momentos que se destacam e que são importantes de maneiras diferentes, mas o melhor, sem dúvida, foi o dia em que fomos campeões na nossa casa."

A MAGIA DO MARQUÊS

"Nós já falávamos disso entre nós e, quem tinha vivido, recordava isso. Mas por muito que se explique não há nada como estar lá e sentir o momento, porque é uma magia diferente. É incrível."

Benfica

HAT-TRICK NO MUNDIAL 2022

"A seguir à noite em que me estreei pelo Benfica, na Vila dos Aves, só há uma que supera, que é essa mesma noite. Acho que é escusado explicar ou dizer muito. O que aconteceu, aconteceu e toda a gente viu. Melhor acho que não dava mesmo, era mesmo impossível."

EQUIPA PREPARADA PARA ATACAR TODAS AS FRENTES

"A equipa está muito focada, até porque está a chegar um jogo importantíssimo. Chegaram reforços bons com muita qualidade, que são bem vindos e que vêm para ajudar. São peças que podem fazer a diferença ao longo da época, juntamente com os grandes jogadores que já temos desde a época passada. Existiram ajustes para aperfeiçoar o modelo de jogo e acho que podemos atacar todas as frentes da melhor maneira."

Benfica

UNIÃO INABALÁVEL

"O ambiente e a união que há no grupo é mais importante do que os treinos serem bons, intensos e de qualidade. Esse aspeto ainda está melhor do que na época passada, porque, com o tempo, só tem tendência para melhorar."

ADEPTO ATENTO EM 2023/24

"É um misto de sensações, porque é uma despedida, mas, ao mesmo tempo, não é, porque conheço toda a gente desde o Presidente aos jardineiros. Todos sabem o meu nome e conhecem-me desde os meus 12 anos. Vai ser duro, mas certamente irei voltar. Ser benfiquista é um orgulho e uma felicidade. Sempre que puder venho cá visitar a minha família e irei ao Estádio ver os jogos."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol