Futebol feminino

01 agosto 2023, 12h41

Jéssica Silva

Jéssica Silva

RESUMO BTV

As benfiquistas Carole Costa, Catarina Amado, Andreia Norton, Francisca Nazareth e Jéssica Silva foram titulares no empate de Portugal com os Estados Unidos da América (0-0), na 3.ª jornada da fase de grupos do Mundial 2023. A igualdade perante as bicampeãs do mundo foi insuficiente para a Seleção se apurar. Rute Costa, Ana Seiça, Sílvia Rebelo e Lúcia Alves foram suplentes não utilizadas no desafio desta terça-feira, 1 de agosto, em Auckland, na Nova Zelândia.

Estreante num Campeonato do Mundo, Portugal necessitava de vencer a derradeira partida da fase de grupos para assegurar a passagem para os oitavos de final da competição. A tarefa afigurava-se difícil, mas, com uma exibição sólida, as portuguesas concederam poucas oportunidades às adversárias e criaram ocasiões de perigo.

Na primeira metade, Jéssica Silva, isolada por Francisca Nazareth, surgiu em ótima posição, mas apressou a finalização e rematou ao lado. Posteriormente, foi a própria jovem encarnada a tentar a sua sorte de longe, disparando um pouco acima do alvo, naquelas que foram as melhores ocasiões lusitanas do primeiro tempo.

Equipa inicial

Contudo, foi mesmo no tempo de compensação – já sem Francisca Nazareth, Andreia Norton e Catarina Amado em campo, rendidas, respetivamente, por Andreia Jacinto (62'), Telma Encarnação (81') e Joana Marchão (89') – que surgiu a melhor chance de todo o duelo: Tatiana Pinto lançou para o ataque, Telma Encarnação adiantou de cabeça e Ana Capeta, já na área norte-americana, atirou ao poste.

Apesar deste esforço, o marcador não se alterou (0-0) e a Seleção terminou a sua primeira participação num Mundial com a obtenção de quatro pontos e o alcance do terceiro lugar do Grupo E, a um ponto dos EUA e três dos Países Baixos, que avançam para os oitavos de final.

Francisca Nazareth

DECLARAÇÕES

Francisca Nazareth (avançada): "Temos de sair daqui orgulhosas. Jogámos frente às bicampeãs do mundo, mas o jogo foi nosso. Saímos daqui com a certeza de que neste patamar não podemos desperdiçar as oportunidades que criámos. Faltou-nos um bocadinho de sorte. Temos talento, trabalho de equipa, esforço, dedicação. Acreditámos até ao último minuto. Provámos que éramos capazes. Daqui a quatro anos há outro Mundial. As equipas e as jogadoras vão ser outras. Temos um caminho bonito para percorrer com um sorriso na cara. Depois deste jogo, isto tem tudo em Portugal para andar para a frente."

Jéssica Silva

Jéssica Silva (avançada): "Saímos tristes deste jogo. Fizemos tudo para vencer, fomos a equipa mais competente. Acredito seriamente que éramos as justas vencedoras. Acaba por nos impedir de ir aos oitavos, que era o objetivo. Estamos todas muito orgulhosas do que fizemos neste torneio, mas queríamos mais. Queremos mais e queremos cá voltar. Deixamos este Mundial com um sentimento amargo, sabíamos que tínhamos muito para dar nesta competição. Faltou-nos esse bocadinho de sorte. Estou mesmo muito triste por este resultado, mas também estou muito orgulhosa pelo que fizemos. Batemo-nos contra uma das melhores equipas do mundo, as bicampeãs mundiais. Olhem para nós, não se esqueçam de nós. Continuem a dar-nos a mão, porque este grupo é incrível. Esta participação vai ajudar-nos a crescer, a evoluir, a ter mais maturidade."

Texto: Redação
Fotos: FPF
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas