Futebol

06 julho 2023, 13h46

Treinadores Formação

Aposta no futebol de formação

REPORTAGEM BTV

As lideranças das equipas de transição para o futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica em 2023/24 serão assumidas por três caras bem conhecidas da formação benfiquista. Nélson Veríssimo, Paulo Lopes e Luís Araújo partilham um perfil de larga experiência no desenvolvimento de jovens jogadores no Clube, assim como um conhecimento aprofundado dos contextos que abraçam na nova época.

REGRESSO A CASA

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo está de regresso ao Sport Lisboa e Benfica para assumir o comando técnico da Equipa B, projeto que conhece como ninguém. Foi neste espaço que se estreou enquanto treinador principal, em 2020/21 e 2021/22, após ter integrado todas as equipas técnicas deste escalão entre 2012/13 e 2018/19, enquanto treinador adjunto.

Veríssimo desempenhou funções de treinador principal da Equipa A do SL Benfica em dois períodos, nas épocas 2019/20 e 2021/22, revelando competência no patamar de elite e evidenciando um forte sentido de compromisso com o Clube. Já em 2022/23, comandou o GD Estoril Praia na primeira liga portuguesa.

Estas experiências resultam num perfil que reúne o conhecimento profundo da realidade da Equipa B e uma visão conhecedora das exigências do futebol de topo, patamar para onde se projetarão alguns destes jovens jogadores.

Nélson Veríssimo tem agora um novo capítulo de uma longa ligação ao Sport Lisboa e Benfica, que se iniciou no seu período de formação enquanto jogador, preparando-se para cumprir a 19.ª época de águia ao peito.

UM NOVO DESAFIO

Paulo Lopes

Paulo Lopes prepara-se para um novo desafio no Sport Lisboa e Benfica enquanto treinador principal da equipa Sub-23, depois de cinco épocas em que desempenhou funções de treinador de guarda-redes e treinador adjunto nas Equipas A, B e de Sub-23.

O antigo guardião benfiquista integrou a estrutura técnica da formação em 2018/19, após terminada a carreira enquanto futebolista, quando assumiu funções de treinador de guarda-redes na equipa de Sub-23, participando no arranque do projeto no Sport Lisboa e Benfica e a nível nacional. Após uma passagem pela Equipa A em 2020/21, regressou ao contexto Sub-23 em 2021/22, enquanto treinador adjunto.

Em 2022, Paulo Lopes esteve envolvido nas conquistas da UEFA Youth League e Intercontinental Sub-20, sendo a prova europeia de Sub-19 um dos desafios que terá em 2023/24.

Desde 2018, Paulo Lopes teve um papel fundamental no desenvolvimento de várias gerações de jovens jogadores, assumindo-se ainda como um veículo de transmissão dos valores benfiquistas, ou não tivesse 18 épocas de ligação ao Clube e um histórico de conquistas enquanto jogador, também com raízes na formação.

NO PRIMEIRO ESCALÃO DA TRANSIÇÃO PARA O FUTEBOL PROFISSIONAL

Luís Araújo

Luís Araújo é um dos principais rostos do sucesso que o futebol de formação do Sport Lisboa e Benfica atingiu neste século e dará continuidade ao seu trajeto no Clube ao leme dos Sub-19, escalão que liderou entre 2019 e 2022 e pelo qual conquistou o título nacional na época 2021/22.

O técnico ingressou no Clube no ano em que nasceu o Benfica Campus (2006), acompanhando todo o crescimento do projeto ao longo dos anos e desempenhando funções de treinador principal em todos os escalões desde os Iniciados até aos Sub-23, patamar que liderou na época transata.

Ao longo de 17 anos, Luís Araújo acumulou um invejável grau de experiência no trabalho de desenvolvimento de jovens jogadores, em várias faixas etárias, conquistando ainda os títulos nacionais de Iniciados, Juvenis e Juniores.

Para 2023/24, o técnico terá a seu cargo os Sub-19, naquele que é o primeiro patamar da transição para o futebol profissional.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas