Hóquei em Patins Feminino

11 junho 2023, 15h15

Entrega da Taça de Portugal

Equipa do Benfica ergue a Taça de Portugal

RESUMO DO JOGO

Taça de Portugal
Final
RESULTADO FINAL
CA Feira 1
Benfica 5
Marcadoras
Sofia Sacadura 9' Beatriz Figueiredo 22'
Marlene Sousa 33'
Raquel Santos 35'
Maria Sofia Silva 35'
Raquel Santos 50'

Decacampeão Nacional, o Benfica conquistou a 9.ª Taça de Portugal feminina de hóquei em patins consecutiva após bater o CA Feira por 1-5 no Pavilhão Municipal Nortecoope, na Maia.

Fazendo jus ao seu favoritismo, o Benfica entrou com tudo no encontro, mas o CA Feira revelou-se bem mais eficaz e inaugurou o marcador na sua primeira oportunidade: aos 9', Sofia Sacadura ganhou a bola a Raquel Santos junto da área do Benfica e, isolada diante de Maria Vieira, fez o 1-0.

Já após ter falhado aos 15' a primeira cobrança – e a consequente repetição por adiantamento de Daniela Pereira – de um livre direto, Marlene Sousa fez uma grande assistência para Beatriz Figueiredo restabelecer a igualdade, aos 22' (1-1).

Beatriz Figueiredo

Na segunda parte, a equipa do Benfica mostrou o porquê de ser a Decacampeã Nacional e não deu qualquer hipótese ao adversário. Aos 28', Cata Flores atirou ao poste num livre direto e, no minuto seguinte, Raquel Santos desaproveitou uma grande penalidade.

Sem acusar os supracitados falhanços, a equipa de Paulo Almeida continuou a carregar e acabou por resolver o jogo no espaço de três minutos. Aos 33', Marlene Sousa fez o 1-2 na sequência de uma grande jogada individual e, no minuto 35, Raquel Santos e Maria Sofia Silva concluíram belas ações coletivas para fazerem o 1-3 e o 1-4, respetivamente.

Raquel Santos

Até ao apito final, o Benfica continuou acampado junto à área do CA Feira, que tentou responder através de contra-ataques, mas sem sucesso. Quando o jogo já se encontrava completamente partido, Raquel Santos bisou para fazer o 1-5 nos segundos finais do encontro.

Hegemónicas no hóquei em patins feminino, as águias juntaram a 9.ª Taça de Portugal do seu historial aos 10 Campeonatos, conquistando, assim, a 9.ª dobradinha seguida.

Paulo Almeida

DECLARAÇÕES

Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Sabíamos que o CA Feira ia ficar muito atrás, a tentar a sorte nas transições. Na primeira parte, o Benfica não estava a acertar no momento da decisão, mas o golo a acabar a primeira parte foi muito importante. Ao intervalo disse à equipa que tinha 25 minutos para ganhar o jogo, e elas conseguiram chegar ao 1-5 com calma e tranquilidade. Tenho de dar os parabéns às minhas jogadoras, que são fantásticas. Trabalham todos os dias para chegar às finais e, no Benfica, as finais são para ganhar. É este o ADN do Clube. Elas fazem isso na perfeição e conquistaram uma nova Taça para o Museu Cosme Damião. Esta equipa não se vai cansar de ganhar e, para o ano, queremos mais. Agradeço ao Presidente pela aposta nas modalidades femininas, ao vice-presidente Fernando Tavares, ao João Rodrigues, que está sempre connosco, e a esta fantástica massa associativa que encheu o pavilhão e que foi o sexto jogador na pista. Isto é o Benfica! Em agosto estamos cá outra vez para lutar por todos os títulos."

Marlene Sousa

Marlene Sousa (capitã do Benfica): "Lutamos todos os anos para conquistar mais e mais troféus, porque é disto que vive o Benfica. O que me vai na alma é a grandeza do Clube. A cada pavilhão que vamos é sempre uma enchente, e eles mostram o porquê de serem os melhores adeptos do mundo. Obrigado, de coração, aos adeptos que estiveram sempre connosco. É para isto que trabalhamos todos os dias, dedicando-nos em cada treino de uma época longa. Queremos continuar a ganhar troféus durante muito mais tempo."

Maria Vieira

Maria Vieira (guarda-redes): "É um sentimento fantástico. O pavilhão esteve completamente esgotado e tenho de dar os parabéns ao CA Feira, que deu luta até ao fim. Estivemos a perder no play-off do Campeonato e nesta final da Taça, mas não é por acaso que esta equipa conquistou nove dobradinhas consecutivas. Temos de realçar isso. Esta foi uma época de sonho, e só foi pena termos caído a 36 segundos do fim na meia-final da Liga Europeia. Vencer cinco troféus em quatro possíveis é fantástico. Parabéns a nós, ao Benfica e a todas as mulheres no Desporto."

Cata Flores

Cata Flores (universal): "Estou orgulhosa da equipa e da época que fizemos, que foi incrível. Treinamos todo o ano para isto e há uma sensação de dever cumprido. Vamos continuar a trabalhar para conquistar a Liga Europeia, que nos faltou neste ano. Esta equipa vai ficar na memória dos Benfiquistas para sempre, e foi para isso que vim para Portugal."

Marlene Sousa e Maca Ramos levantam a 9.ª Taça de Portugal do Benfica

Maca Ramos (defesa): "Fizemos uma época brilhante e merecemos esta dobradinha. Estou orgulhosa porque trabalhámos muito nesta temporada. Os adeptos do Benfica não têm comparação. São maravilhosos, estão sempre presentes a dar-nos uma força incrível. Um simples 'obrigado' não chega para tudo o que fazem por nós."

Maria Sofia Silva

Maria Sofia Silva (avançada): "Estamos muito felizes por termos conquistado o pleno a nível nacional. É por isso que trabalhamos todos os dias. Agora vamos festejar, sabendo que ainda temos muito para ganhar nos próximos anos."

Foto de grupo das campeãs

CA Feira-Benfica
1-5
Pavilhão Municipal Nortecoope
Cinco inicial do Benfica
Maria Vieira, Beatriz Figueiredo, Raquel Santos, Marlene Sousa e Maria Sofia Silva
Suplentes
Marta Benfeitas, Cata Flores, Maca Ramos, Inês Severino e Carolina Monteiro
Cinco inicial do CA Feira
Daniela Pereira, Joana Teixeira, Andreia Moreira, Daniela Silva e Ana Beatriz Carmo
Suplentes
Mónica Alho, Margarida Teixeira, Ana Alves, Cátia Gomes e Sofia Sacadura
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Beatriz Figueiredo (22'), Marlene Sousa (33'), Raquel Santos (35' e 50'), Maria Sofia Silva (35'); CA Feira: Sofia Sacadura (9')
Marcha do marcador
1-0; 1-5

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas