Futebol

29 maio 2023, 22h04

Receção aos campeões nacionais na Câmara Municipal de Lisboa

João Mário e Otamendi

Adeptos do Benfica encheram a Praça do Município

Os festejos pela conquista do 38.º título conheceram nesta segunda-feira, 29 de maio, um novo capítulo. Milhares de Benfiquistas não quiseram perder pitada da receção da Câmara Municipal de Lisboa (CML) aos campeões nacionais e voltaram a prestar a sua homenagem aos vencedores do título da Liga Bwin 2022/23.

Transportada num Vermelhão decorado a preceito, com o número 38 devidamente estampado na frente e na lateral do veículo, a comitiva encarnada encontrou um mar de gente e uma onda de euforia na chegada à Praça do Município. O Presidente Rui Costa, o treinador Roger Schmidt e a dupla formada por Otamendi e João Mário, responsáveis pelo transporte do troféu, estavam à cabeça da comitiva, que contou com a presença de 24 jogadores – Gonçalo Guedes, submetido a uma cirurgia artroscópica ao joelho esquerdo, foi ausência.

Os discursos tiveram início após a tradicional fotografia de família na escadaria de acesso ao Salão Nobre dos Paços do Concelho e um momento musical protagonizado por Marisa Liz. O primeiro a tomar a palavra foi o edil Carlos Moedas, que teceu rasgados elogios à paixão e liderança do Presidente Rui Costa e destacou a capacidade de sacrifício do treinador Roger Schmidt, para depois saudar o plantel de forma original.

INTERVENÇÃO DE CARLOS MOEDAS

"Representam a esperança que precisamos porque conseguiram e confiam uns nos outros como irmãos. O vosso principal ativo é colocar de lado as diferenças para dar tudo. Temos a liderança do Otamendi; a segurança do Odysseas e do Grimaldo; a irreverência do João Neves, do António Silva e do Florentino; a superação do Morato, do Musa e do Bah, a garra do Neres, do Gilberto e do Chiquinho; a experiência do João Mário, do Aursnes e do Draxler; a pólvora do Rafa, do [Gonçalo] Guedes e do [Gonçalo] Ramos. O vosso exemplo é essa união indestrutível entre todos os jogadores no campo, no banco, no balneário e a dar tudo pelo vosso Benfica", exaltou, destacando o vínculo umbilical entre o Clube e a cidade de Lisboa.

"Neste ano, pela primeira vez, tivemos os símbolos de Lisboa estampados no equipamento [do Benfica], com a ponte sobre o Tejo no principal e o elétrico da Carris no alternativo. Esses são os símbolos que vocês levam aos quatro cantos do mundo como verdadeiros embaixadores de Lisboa. O vosso nome é, também, o de uma grande cidade que hoje vos saúda, admira e glorifica", finalizou Carlos Moedas, num discurso recheado de referências à história do Benfica.

INTERVENÇÃO DE RUI COSTA

Aclamado pelos Benfiquistas que encheram a Praça do Município, o Presidente Rui Costa foi protagonista de um discurso emotivo, onde evocou a grandeza de um Clube com estatuto mundial que esteve à altura dos seus pergaminhos com a conquista de um título inteiramente merecido.

"Esta é uma conquista que não se cinge apenas ao feito desportivo. Vale, também, pela forma como alcançámos o nosso principal objetivo e cumprimos a nossa ambição de vencer este campeonato. Com um futebol ofensivo, vibrante e ganhador, numa mescla de experiência e aposta na formação, numa estratégia alinhada com os valores e a identidade do Clube, traçámos o nosso rumo e não mais olhámos para trás", sublinhou, reservando sentidos agradecimentos a Roger Schmidt, aos jogadores e ao staff de apoio à equipa.

"Este era um campeonato muito desejado pelos adeptos, mas também por este extraordinário grupo de trabalho (...) À pessoa que considero o grande obreiro deste feito... Muito obrigado, Roger! Aos nossos jogadores, a todos eles sem exceção, por toda a abnegação que tiveram, por toda a crença que tiveram, por terem jogado à Benfica durante o ano inteiro... Muito obrigado a todos", salientou.

Carlos Moedas e Rui Costa

O Presidente do Glorioso enfatizou o apoio incansável dos Benfiquistas, destacando o recorde de assistências registado nesta temporada no Estádio da Luz.

"Este título é de todos os Benfiquistas. É o título da recuperação do orgulho! (...) Um título do Benfica e pelo Benfica. Contra ninguém! Por nós, pelo Benfica!", reforçou o Rui Costa, que não escondeu a emoção ao dedicar o 38 ao "ídolo" Fernando Chalana, falecido no passado mês de agosto.

A cerimónia continuou com a troca de presentes. O Presidente Rui Costa, o treinador Roger Schmidt e o capitão Otamendi receberam uma estatueta de Santo António (colorido de encarnado), enquanto o edil Carlos Moedas foi presenteado com uma águia prateada e uma camisola autografada pelos campeões nacionais.

Roger Schmidt

O momento mais esperado, a aparição na varanda dos Paços do Concelho, foi antecedido pelo entoar do "Ser Benfiquista" por parte de Marisa Liz, que aqueceu os adeptos até à entrada em cena da comitiva dos campeões.

Com os cachecóis no ar, os Benfiquistas saudaram os jogadores e entoaram os seus nomes, bem como do Presidente Rui Costa e do treinador Roger Schmidt, muito ovacionado pela multidão. A festa terminou com nova ronda do "Ser Benfiquista" e um pedido especial à boleia da anterior promessa presidencial de regressar aos Paços do Concelho em 2024: "Dá-me o 39!"

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas