Futebol

29 maio 2023, 22h08

Rui Costa

Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

INTERVENÇÃO DE RUI COSTA

Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, liderou a comitiva do Clube que nesta segunda-feira, 29 de maio, foi recebida pela Câmara Municipal de Lisboa, nos Paços do Concelho, para homenagear os campeões nacionais.

"Tal como aqui prometi no dia 28 de abril do ano passado, nesta mesma sala, aquando das celebrações da nossa equipa da Youth League, estamos de regresso!!! Conquistámos o 38.º que tanto ambicionávamos! É com sentida honra e muito orgulho que aqui estamos, nos Paços do Concelho, em representação no nosso querido Sport Lisboa e Benfica e a convite da Câmara Municipal de Lisboa, convite que, desde já, humildemente agradeço", disse Rui Costa, no início da sua intervenção.

"É com sentida honra porque, a par da ambição, da responsabilidade e da paixão, é uma enorme honra o que sentimos todos os dias ao servir o Sport Lisboa Benfica. Uma honra também porque Lisboa é a cidade que viu o Benfica nascer, desenvolver-se e crescer desde os primórdios do século passado, para rapidamente se tornar na maior instituição desportiva portuguesa, o clube mais popular e amado, o mais ganhador, um clube que, como cantam os nossos, é maior que Portugal! Nascemos em Belém, prosseguimos em Benfica, na Palhavã, nas Laranjeiras, em Sete-Rios, de novo em Benfica, estabelecemo-nos nas Amoreiras, tivemos de mudar para o Campo Grande e, finalmente, encontrámos a nossa casa em São Domingos de Benfica. Estamos ligados umbilicalmente a Lisboa. Somos desta extraordinária cidade e temos muito orgulho nisso. Mas somos também do Mundo! Sentimos redobrada vaidade por sermos um clube de todas as cidades, vilas e aldeias de Portugal. Dos Açores e da Madeira, dos países da Lusofonia e da diáspora portuguesa. Um clube global que transcende fronteiras, que se estende por todas as geografias, numa notável grandeza", enfatizou o Presidente.

Rui Costa

"O Benfica é o conjunto imenso de todos os benfiquistas, sócios e adeptos. Um clube mítico, feito da paixão e glória de tantos e tantos benfiquistas nestes quase 120 anos de história. É por isso que, à honra, devo acrescentar e sublinhar o tremendo orgulho de aqui estar. É sinal de que ganhámos, que fomos campeões, que conquistámos o 38, que estamos à altura dos nossos pergaminhos, à altura da nossa história. No fundo, que cumprimos um desejo de todos os benfiquistas!", exclamou Rui Costa.

"Esta é uma conquista que não se cinge apenas ao feito desportivo. Vale, também, pela forma como alcançámos o nosso principal objetivo e cumprimos a nossa ambição de vencer este campeonato. Com um futebol ofensivo, vibrante e ganhador, numa mescla de experiência e aposta na formação, numa estratégia alinhada com os valores e a identidade do Clube, traçámos o nosso rumo e não mais olhámos para trás. Sempre focados em nós próprios, nas nossas ambições, no nosso talento, no nosso trabalho, à margem do que foi sendo dito em nosso redor. Em união e num total compromisso quanto ao que realmente importa: chegar ao título! Estivemos no topo da classificação desde a primeira jornada, ganhámos mais vezes, marcámos mais golos, sofremos menos. Em suma, inteiramente merecido este campeonato. Somos Campeões à Benfica!", precisou o Presidente.

Rui Costa e Roger Schmidt

"Este era um campeonato muito desejado pelos adeptos, mas também por este extraordinário grupo de trabalho. Isso mesmo foi bem visível desde o primeiro dia da temporada. Quero agradecer-lhes todo o compromisso, a inabalável determinação, a imensa ambição e tudo o que nos fizeram sonhar nesta época. À equipa técnica, liderada pelo nosso Roger Schmidt, que desde o primeiro dia percebeu o que era o Benfica, com a frase histórica 'Quem ama o futebol, ama o Benfica'. À pessoa que considero o grande obreiro deste feito... Muito obrigado, Roger! Aos nossos jogadores, a todos eles sem exceção, por toda a abnegação que tiveram, por toda a crença que tiveram, por terem jogado à Benfica durante o ano inteiro... Muito obrigado a todos! A todo o staff que está aqui por detrás dos jogadores... Sem o enorme trabalho destes excelentes colaboradores também não chegaríamos aqui. Obrigado por toda a vossa dedicação e pelo apoio à equipa. A todos, a nossa gratidão por terem engrandecido o Benfica e feito história", vincou Rui Costa.

"Reservo as minhas últimas palavras para a nossa extraordinária massa associativa, para todos os adeptos benfiquistas, a imensa alma deste Clube que tanto amamos. Este título é vosso. Este título é de todos nós. Este título é de todos os benfiquistas. Este título é o título da recuperação do orgulho!!! Sei bem o que é sentir esta onda vermelha a empurrar-nos para as vitórias. A cada grito pelo Benfica encontramos ainda mais força e coragem. A cada cântico pelo Benfica ainda mais vigor. E é nos momentos difíceis que mais sentimos este poder, esta mística que só o Benfica tem. Adeptos inigualáveis em número e em dedicação: na Luz, tivemos as 16 partidas com a maior assistência no Campeonato. Batemos mesmo o recorde de assistências na nossa casa, feito incrível que tanto nos orgulha. Pelo país fora e na Europa a nossa equipa esteve sempre ladeada por milhares e milhares de benfiquistas. Apoiantes fervorosos e empenhados em nos levar à vitória. Foram incansáveis do princípio ao fim. O meu apreço e sentido agradecimento. Todos juntos, numa união muito nossa, conquistámos mais um título nacional para o nosso Benfica! Um título do Benfica e pelo Benfica. Contra ninguém! Por nós. Pelo Benfica!", realçou o Presidente.

Carlos Moedas e Rui Costa

"Procurámos sempre uma postura positiva, capaz de defender o espetáculo, valorizando o futebol português e lutando contra uma permanente crispação que em nada ajuda a nossa Liga e o nosso futebol. Assim continuaremos a pugnar pela valorização do futebol português. Devemo-lo a todos os benfiquistas, aos que apoiam nas bancadas e aos muitos milhões que sofrem à distância", garantiu.

"Termino com uma dedicatória especial: Fernando Chalana! Meu amigo, meu ídolo, ídolo de todos nós… este título também é teu, este título também é para ti!", afirmou Rui Costa, emocionado.

"Senhor presidente da Câmara de Lisboa, fica já a promessa de que tudo faremos para voltarmos na próxima temporada. Vivam os benfiquistas. Viva o Sport Lisboa e Benfica. Viva o campeão nacional!", rematou o Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas