Futebol

26 maio 2023, 10h59

Golo do Benfica

Benfica tem o melhor ataque (e a melhor defesa) da Liga Bwin

Neste sábado, 27 de maio, a partir das 18h00, o Benfica recebe o Santa Clara, na 34.ª e última jornada da Liga Bwin. Arrecadando os três pontos no Estádio da Luz, o Glorioso conquista, desde logo, o 38.º título nacional da sua história.

Líder da competição desde a ronda inaugural, agora com 84 pontos somados, a equipa orientada por Roger Schmidt terá pela frente um adversário que ocupa a última posição do Campeonato com 22 pontos, já despromovido à Liga 2.

O histórico de embates entre as duas equipas é amplamente favorável ao Benfica. Em 16 jogos disputados, as águias venceram 13 e empataram dois.

Benfica-Vitória SC

Como seria de esperar, os números expressam as diferenças entre formações posicionadas em polos opostos da tabela. Com 79 golos marcados, o Benfica tem o melhor ataque da Liga Bwin, enquanto o Santa Clara fica-se pelos 26, registo que só é superior ao do Portimonense. Com 18 remates certeiros, Gonçalo Ramos é o melhor marcador das águias. Gabriel Silva e Matheus Babi, ambos com cinco, são os mais concretizadores do conjunto açoriano.

Os encarnados são uma das equipas mais rematadoras da Liga Bwin (524) e superam largamente o próximo adversário (327). O Benfica enquadrou na baliza 38,9% desses disparos, enquanto o Santa Clara não foi além dos 33%, de acordo com os dados da plataforma Wyscout. Gonçalo Ramos e Gabriel Silva, com 81 e 61 remates, respetivamente, são quem mais tenta o golo nas duas equipas.

Benfica-Vitória SC

Neres e Grimaldo, ambos com nove assistências, lideram esse ranking do Campeonato, com o lateral em primeiro lugar também ao nível dos cruzamentos (200). A equipa do Benfica é mesmo a que mais utiliza esta arma na prova, 755 com 37,1% de acerto, enquanto o Santa Clara contabiliza 413 com 28,8% de sucesso.

Na construção de jogo, a equipa orientada por Roger Schmidt é a que mais passes faz (19 355 com 87,3% de acerto) e, uma vez mais, os números refletem as posições opostas das duas equipas na tabela, pois os açorianos são os que menos passes efetuam (10 404 com 78,6% de acerto) na Liga Bwin.

O Benfica também deixa toda a concorrência para trás ao nível dos passes em profundidade e para o terço final. Já o Santa Clara tem mais passes longos efetuados (1484 contra 1266), um número que ilustra a aposta dos forasteiros no jogo direto.

Otamendi

Donos da melhor defesa da Liga, com apenas 20 golos sofridos, os encarnados vão enfrentar um rival cujos 55 golos encaixados só são superados por Marítimo (60) e Paços de Ferreira (59).

A equipa orientada por Roger Schmidt também é a que menos remates permitiu aos adversários (217), enquanto o Santa Clara consentiu 410.

Fator decisivo para fechar os caminhos na direção da baliza de Odysseas, a percentagem de eficácia nos duelos defensivos do Benfica (63%) é a mais alta entre as 18 equipas que disputam a competição, com o Santa Clara (59,5%) a ocupar um 7.º lugar a esse nível.

Benfica-Braga

No dérbi da 33.ª jornada, Roger Schmidt lançou de início Odysseas, Aursnes, António Silva, Otamendi, Grimaldo, João Neves, Chiquinho, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos. António Silva, recorde-se, vai cumprir castigo por acumulação de cartões amarelos e não será opção do treinador para a receção aos açorianos. Gonçalo Guedes, lesionado, é outro atleta que não entra nas contas para o duelo final.

Por seu lado, na vitória por 1-0 sobre o Portimonense, o Santa Clara apresentou-se em 4x2x3x1 com Gabriel Batista, Sagna, Ygor Nogueira, Ítalo Assis, MT, Bruno Jordão, Adriano Firmino, Gabriel Silva, Bruno Almeida, Andrezinho e Matheus Babi.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas