Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
O grupo de apoio nasceu de um conjunto de amigos da atleta em Porto do Son, no Norte de Espanha. Começou por torcer pela média das tricampeãs nacionais, e, hoje, também se assume Benfiquista.
11 maio 2023, 14h25
Claque de Pauleta em Porto do Son
Associamos automaticamente a palavra "claque" a um grupo de pessoas que, fanaticamente, manifesta a sua paixão por um clube, mas... e quando o apoio é dirigido a um só jogador? As Águias da Galiza nasceram de um grupo de amigos de Porto do Son que não torce por um, mas sim por uma jogadora do Benfica: Pauleta.
A explicação da sua criação é simples e reside do facto de a benfiquista, natural de Redondela, ter criado laços com os sonenses, como explicou Jorge Romero, dono do bar O Axexo e presidente do grupo. "[Pauleta] Passa cada vez mais tempo aqui, e fomos ganhando confiança", revelou, ao jornal La Voz de Galicia.
Além deste lado mais fraternal, do lado desportivo as exibições da centrocampista também são motivo para tardes de convívio, e foi uma questão de tempo até mandarem instalar os canais necessários para acompanhar a Liga BPI, a Liga dos Campeões e, claro, a acarinhada Pauleta. São do Celta e do Deportivo (clubes da Galiza), mas confessam-se Benfiquistas!
Não fosse já esta uma narrativa singular por si só, o grupo até fez parte da história do futebol feminino português!
Como bons seguidores que são, estes mais de vinte apoiantes já têm algumas deslocações a terras lusas no seu historial, nomeadamente a Famalicão, Braga e Lisboa. Numa das visitas ao Estádio da Luz, em janeiro do ano corrente, os sonenses contribuíram para o (então) máximo de espectadores (15 032) em jogos oficiais da vertente feminina do futebol em Portugal, atingido no dérbi dos quartos de final da Taça de Portugal. Um novo recorde (27 221 adeptos), lembre-se, foi posteriormente estabelecido na Catedral, no mês de março, em mais um embate do Benfica com o Sporting.
Agora, é certo que não veem Pauleta nos relvados – porque a atleta está lesionada –, mas fazem questão de manter o apoio ao Benfica e prometem nova visita! "Mandamos-lhe todo o nosso apoio. Quando regressar ao campo, estaremos lá", assegurou Jorge Romero.
E foi na ausência de Pauleta – decorrente de uma lesão num joelho durante o jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, em 15 de março – que o grupo viu a oportunidade perfeita para, como forma de incentivo, surpreender a atleta com a oficialização da claque. "A ideia do grupo estava a ser 'cozinhada' há meses. Começámos por brincar com isto e, no final, decidiram fazer-me esta surpresa para me dar forças devido à lesão", relatou a jogadora.
A retribuição não tardou e, aproveitando a Semana Santa (de 24 a 30 de março), pouco antes de ser submetida a uma cirurgia, Pauleta viajou até Porto do Son. "Foi especial, porque são momentos complicados", referiu a média. "Esperemos que possa recuperar com calma para regressar bem e que o grupo comece a ter mais participantes", desejou.
Um grupo que nasceu em forma de agradecimento a Pauleta pelas raízes em Porto do Son fixa-se no mapa do mundo como mais uma falange benfiquista!
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica e La Voz de Galicia (Carmela Queijeiro)
Última atualização: 21 de março de 2024