Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O antepenúltimo desafio dos encarnados na Liga Bwin está marcado para as 18h00 deste sábado, 13 de maio, no Portimão Estádio. Este será o 50.º jogo oficial entre águias e algarvios.
11 maio 2023, 17h29
Benfica chegou aos 80 pontos na última jornada
Os jogadores do Portimonense a festejar
O atual ciclo de triunfos das águias conta já com três etapas superadas, concretamente Estoril (1-0), Gil Vicente (0-2) e Braga (1-0). Olhando em frente, é no Algarve que o Benfica vai procurar dar sequência à série, isto perante um Portimonense que nas últimas três rondas na prova registou uma vitória caseira frente ao Gil Vicente (1-0), uma derrota fora de portas com o SC Braga (4-1) e ainda um empate na deslocação ao terreno do Casa Pia (1-1).
Olhando para a classificação da prova que lidera desde o início, o Benfica atingiu a barreira dos 80 pontos com a vitória perante os bracarenses, mantendo quatro pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, o que significa que está a duas vitórias de se sagrar campeão nacional. Do outro lado, o Portimonense já atingiu o objetivo da temporada, que passava pela manutenção. Os algarvios seguem na 13.ª posição, com 34 pontos.
Este será o 50.º jogo oficial entre as duas equipas, isto contabilizando os confrontos para todas as provas, e o saldo é amplamente favorável às águias. No que diz respeito ao Campeonato Nacional os encarnados somaram 31 vitórias (79%), seis empates (15%) e duas derrotas (5%).
Naturalmente, até pelos lugares ocupados por cada uma das formações na prova, os indicadores estatísticos são distintos em diversos parâmetros, com domínio do Benfica.
Os encarnados apresentam-se como o melhor ataque da competição (72 golos marcados), enquanto o Portimonense só conseguiu superar o Paços de Ferreira e o Santa Clara (24 golos obtidos). Defensivamente, os comandados de Roger Schmidt mantêm-se como a melhor defesa (17 contra 40) e a segunda equipa com maior posse de bola (61,2% face aos 48,5% dos algarvios).
João Mário e Gonçalo Ramos, ambos com 17 golos, continuam a liderar a lista dos melhores marcadores da Liga, enquanto o Portimonense tem em Welinton Júnior, com seis golos, o seu goleador na prova.
Recorrendo a dados da plataforma Wyscout, verificamos que o Benfica é a segunda equipa da Liga que tem mais remates (486 contra os 341 dos algarvios), apresentando uma percentagem de 39,1% de acerto no alvo, isto face aos 32,3% do Portimonense, o terceiro pior registo da competição.
O Benfica mostra-se mais no momento de cruzar, mas a percentagem de acerto das equipas até é próxima (714 contra 479; 37,1% face a 35,1% de taxa de sucesso), e nos dribles de um contra um, onde as águias ocupam a 2.ª posição neste parâmetro (933) e o Portimonense a 17.ª (699).
Gonçalo Ramos, com 76 tentativas (43,42% no alvo), é o mais rematador entre os encarnados, enquanto Welinton Júnior, com 88 finalizações (32,95% na baliza), se destaca largamente entre os algarvios.
No aspeto defensivo, o Portimonense é a segunda equipa da Liga que mais remates sofre, e, ao invés, o Benfica é a que menos permite (463 contra 201; 13,5 face a 5,94 por cada jogo).
Sendo uma equipa predominante no que diz respeito à posse de bola, o Benfica contabiliza mais passes (18 417 contra 11 669, 87,4% de acerto face a 81,4%) e mais passes para a profundidade (303 e 34,3% de acerto contra 170 e 35,9% de êxito).
Para o duelo no Portimão Estádio, o Benfica não poderá contar com o capitão Otamendi, que irá cumprir um jogo de suspensão devido à acumulação de cartões amarelos.
Recorde-se ainda que na 31.ª jornada da Liga, na deslocação ao reduto do Casa Pia, o Portimonense, alinhado em 3x4x3, apresentou-se com a seguinte formação: Nakamura, Alemão, Pedrão, Park Ji-soo, Moufi, Maurício, Carlinhos, Filipe Relvas, Rui Gomes, Yony González e Welinton Júnior.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica; Site do Portimonense SC
Última atualização: 21 de março de 2024