Dressage

02 maio 2023, 10h22

Leonor Coelho

Leonor Coelho e o Monarca do Lis

Em Alter do Chão, Leonor Coelho, cavaleira do Benfica, protagonizou uma sensacional estreia internacional com o cavalo Monarca do Lis.

A atleta benfiquista, que, no fim de semana anterior, de 22 e 23 de abril, no CDN da Golegã, atingira mínimos para poder participar em provas internacionais, confirmou créditos e alcançou o lugar cimeiro no CDI 3 estrelas, realizado entre os dias 28 e 30 de abril, em Alter do Chão.

Numa prova inserida nas comemorações dos 275 anos da coudelaria, onde se apresentaram mais de 70 conjuntos oriundos de Espanha, Itália, Ucrânia, Brasil e Argentina, no primeiro dia de provas, na reprise Children Team, o binómio totalizou a classificação final de 72,300%, conquistando o 2.° lugar com a melhor nota técnica da prova.

Para o segundo dia de competição, o conjunto pisou a pista internacional para a reprise Children Individual. Sob observação do treinador nacional, Filipe Canelas Pinto, Leonor Coelho e o Monarca do Lis foram avaliados por cinco juízes, entre os quais alguns de 5 estrelas, ao invés dos tradicionais de 3.

Leonor Coelho

Na pontuação final, o binómio benfiquista revelou-se imbatível, atingindo a classificação de 76,563%, o que ditou o 1° lugar. Leonor Coelho e o Monarca do Lis venceram todos os parâmetros de avaliação: nota técnica dos exercícios, nota de rider's position and seat, nota de effectiveness of aids, nota de precision e ainda na nota de general impression.

Com este excelente resultado, a atleta do Benfica bateu o seu recorde pessoal e está motivada para continuar focada nos seus objetivos, que passam pelo apuramento para o Campeonato da Europa.

"Estou muito contente com o Monarca, pois está a mostrar-se muito sério em pista. Vai extremamente concentrado e executamos os exercícios com uma harmonia fantástica", referiu a jovem cavaleira.

Já com duas qualificativas para o Campeonato da Europa, Leonor Coelho mostra ambição. "Faltam-nos mais duas. Já estava na corrida com a Esguia e agora o meu objetivo é conseguir as qualificativas com os dois cavalos", afirmou Leonor Coelho, satisfeita com o novo parceiro de pista.

"Apesar de o Monarca ser um cavalo muito jovem e ser garanhão, senti-o muito bem nas pistas de Alter. Estamos juntos há dias, e estarmos já num patamar destes num curto espaço de tempo é motivo de grande orgulho e felicidade", reforçou.

Texto: Redação
Fotos: Afonso Bordallo Rodrigues
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas