Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Em antevisão ao Gil Vicente-Benfica, jogo da 30.ª jornada da Liga Bwin, agendado para sábado, 29 de abril, no Estádio Cidade de Barcelos, o treinador encarnado perspetivou um encontro difícil, mas revelou total confiança no coletivo.
28 abril 2023, 13h09
Roger Schmidt
O treinador do Benfica considerou que o desafio com os minhotos será "difícil", mas notou que os jogadores encarnados estão "ansiosos de jogar", após mais uma semana em que treinaram bem.
Roger Schmidt revelou que Bah está de regresso, e afirmou que "nada muda" por entrar em campo antes de o FC Porto, 2.º classificado. Há plena confiança nas qualidades de todo o plantel, e o "importante é estar completamente focado" no embate seguinte.
O que espera do jogo com o Gil Vicente?
É o próximo jogo fora, difícil. O Gil Vicente não tem estado tão bem nos últimos cinco jogos, mas é uma boa equipa, principalmente em casa, onde há muito não perde. É uma equipa taticamente muito bem organizada, joga futebol a partir de trás, com confiança, tem um bom ponta de lança e todos os jogadores atacantes são bons. Vai ser uma tarefa difícil, mas treinámos toda a semana para isso. Os jogadores estão entusiasmados, alguns em melhores condições, como o Gonçalo Guedes e o Alexander Bah, que está de regresso. Tivemos bons momentos esta semana, estamos desejosos de fazer um bom jogo amanhã [sábado, 29 de abril] e claro que precisamos dos três pontos.
O Benfica joga primeiro que o FC Porto. No seu entender, é uma vantagem ou um problema?
Para mim, o importante é estarmos completamente focados nos nossos jogos. Nada muda em jogar antes ou depois. Sabemos perfeitamente o que temos de fazer, tal como fizemos em todos os jogos da temporada. Tentamos estar 100 por cento preparados e focados no jogo durante os 90 minutos. Não há diferença em jogar antes ou depois.
"O que é decisivo é estar sempre no máximo nível em todas as fases da temporada. Temos de demonstrar que temos a capacidade, a potência e a energia para tal"
Roger Schmidt
Faltam cinco partidas para o final do Campeonato. Considera que o Benfica tem um calendário mais complicado, em comparação com o FC Porto?
Sim, jogamos com o Braga e o Sporting [31.ª e 33.ª jornadas, respetivamente] e o calendário é difícil. Está apenas nas nossas mãos, sabendo que não é fácil ser campeão nacional. Estes jogos no final do Campeonato são difíceis, mas estamos focados no Gil Vicente.
Otamendi, Grimaldo e António Silva estão em risco de suspensão. Pondera mexer na defesa?
Veremos. Sabemos disso, mas para já, tal como já disse duas ou três vezes, estamos completamente concentrados no Gil Vicente. Mihailo também regressou e temos bons substitutos para todas as posições. Morato e Lucas Veríssimo estão num momento de forma de topo, estão a treinar num nível de topo. Não tenho quaisquer dúvidas quanto à qualidade de ambos. Se tivermos de substituir alguém por suspensão, fá-lo-emos. É algo que faz parte do futebol. Veremos qual a decisão a tomar amanhã [sábado, 29 de abril]. Acredito em todos os jogadores e depois veremos quem estará disponível para o Braga.
Rafa não marca para a Liga Portuguesa há algumas jornadas, o que lhe aconteceu?
O próprio Rafa sabe que com o seu potencial pode marcar mais golos, mas não é um jogador que esteja tão focado nisso. É um jogador de equipa, está a fazer uma temporada excelente, fez jogos fantásticos, marcou mais na Liga dos Campeões do que na Liga Portuguesa, mas está envolvido em situações de ataque várias vezes, é excelente a jogar entre as linhas, a acelerar e em velocidade. É muito importante e pouco interessa se marca ou não. Podia ter mais golos, mas não o avalio apenas pelas ocasiões de golo. É um jogador de topo e estou contente por ele cá estar.
"Acredito em todos os jogadores. Se tivermos de substituir alguém por suspensão, fá-lo-emos. Temos bons substitutos para todas as posições"
Teve a oportunidade de falar com o Gilberto antes ou depois do jogo com o Estoril, em que, sendo o único lateral-direito disponível, não jogou?
Falo com todos os jogadores quando necessário. A semana passada tomei uma decisão, coloquei o Aursnes a lateral-direito, o Gilberto estava cansado, jogou muitos jogos, jogos duros, contra o FC Porto, dois contra o Inter e outro com o Chaves. Na minha opinião, não estava fisicamente no seu melhor e foi por isso que escolhi o Aursnes. O Gilberto compreendeu, continua a ser um jogador importante.
A propósito do futebol internacional e olhando para a Premier League, considera que o Benfica está na mesma situação que o Arsenal?
É difícil comparar equipas e Ligas. Penso que o que está a dizer é que o Arsenal até há poucas semanas estava a fazer uma boa temporada, podia vencer a Premier League. O que digo sempre é que temos 34 jornadas, eles têm 38, e o que é decisivo é estar sempre no máximo nível em todas as fases da temporada e ter muitos pontos, não é ser campeão em Portugal, Inglaterra ou Espanha. No final, temos de demonstrar que temos a capacidade, a potência e a energia para tal. Na Premier League está tudo em aberto, mesmo eles tendo perdendo um grande jogo esta semana, mas não é possível comparar a situação deles com a nossa.
Texto: Paulo Nunes Teixeira e Rafaela Certã Alves
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024