Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Desafio da 30.ª jornada será disputado às 20h30 deste sábado, 29 de abril, no Estádio Cidade de Barcelos.
01 janeiro 0001, 00h00
Equipa do Benfica festeja o golo ao Estoril
Vindo de um triunfo sobre o Estoril (1-0), o Glorioso segue (desde a 1.ª jornada) como líder da Liga Bwin com 74 pontos (mais quatro que o segundo classificado) fruto de 24 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Por sua vez, o Gil Vicente ocupa o 14.º lugar do Campeonato com 31 pontos somados entre 8 vitórias, 7 empates e 14 derrotas.
O histórico de duelos entre as duas equipas é amplamente favorável ao Benfica, que soma 35 vitórias, 7 empates e 6 derrotas nos 48 embates frente ao conjunto minhoto. Na qualidade de visitantes, os encarnados têm 15 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.
A equipa comandada por Roger Schmidt chega ao Estádio Cidade de Barcelos com o melhor ataque (69 golos marcados) e a melhor defesa da Liga Bwin (17 sofridos), contra os 26 apontados e 34 consentidos do Gil Vicente. João Mário e Gonçalo Ramos, ambos com 17 golos, estão no topo da lista dos melhores marcadores da prova, enquanto Fran Navarro, com 13 golos, destaca-se entre os minhotos.
No capítulo dos remates, o Benfica soma 456 (com 39,5% deles a atingirem o alvo) contra os 359 (34% deles à baliza) do adversário. O gilista Fran Navarro é o jogador que mais remata na Liga (83), embora a sua percentagem de acerto no alvo se cifre nos 49,4%. Do lado das águias, Gonçalo Ramos, com 72 tentativas, é quem mais vezes testa a pontaria.
Líder da Liga Bwin no número (664) e percentagem de acerto (37,2%) de cruzamentos, contra os 496 (28,6% de sucesso) dos minhotos, o Benfica, a equipa que mais vezes remata de cabeça na prova, faz do jogo aéreo uma das maiores armas, como se viu no golo de Otamendi que valeu a supracitada vitória diante do Estoril. Grimaldo é o jogador que mais vezes cruza na prova (175 tentativas com 40,57% de eficácia) e continua a liderar o ranking das assistências no Campeonato, com 8 passes para golo.
As águias também surgem no 1.º lugar do Campeonato relativamente aos toques na bola no interior área (766), enquanto o Gil Vicente (478), tal como também sucede nos cruzamentos, só tem números inferiores a Benfica, FC Porto, Braga e Sporting nesse capítulo.
Habituada a ter o controlo da bola, a equipa encarnada lidera as estatísticas da Liga Bwin ao nível dos passes realizados (17423) e do acerto dos mesmos (87,6%), enquanto os gilistas voltam a surgir apenas atrás dos quatro primeiros classificados com 83,1% de eficácia em 12487 tentativas.
Relativamente aos passes para o terço final, o Benfica apresenta-se em Barcelos com 2087 realizados e 80,2% de acerto, registo sem paralelo na competição. Os benfiquistas Aursnes (87,56%), Morato (84,78%), António Silva (83,96%), Florentino (83,93%), Otamendi (83,18%) e Rafa (82,46%) estão presentes no top 10 dos jogadores mais eficazes neste capítulo.
Defensivamente, o Benfica é a equipa que menos remates consente (184), enquanto o Gil tem um dos piores registos da Liga Bwin com 379. Nos duelos defensivos, os minhotos são os menos eficazes (54,9% ganhos em 1970 disputados) entre as 18 equipas em prova na Liga Bwin, enquanto os encarnados lideram esse ranking específico com 63,4% de duelos ganhos num universo de 2065.
Na vitória caseira por 1-0 frente ao Estoril, na 29.ª jornada, Roger Schmidt lançou em campo um onze formado por Odysseas, Aursnes, António Silva, Otamendi, Grimaldo, João Neves, Chiquinho, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.
Na sua última partida, onde foi derrotado na visita ao Portimonense (1-0), o Gil Vicente alinhou no habitual 4x3x3 com Andrew na baliza, Carraça, Tomás Araújo, Rúben Fernandes e Marín na defesa, Vítor Carvalho, Aburjania e Fujimoto no meio-campo e Murilo Souza, Marlon Douglas e Fran Navarro no ataque. Recorde-se que Tomás Araújo não poderá ser opção para o treinador Daniel Sousa, por estar cedido pelo Benfica aos gilistas até final da época.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024