SL Benfica Logo
0

0 Artigo

Total

0,00€

Comprar

Hóquei em Patins

25 abril 2023, 20h37

Roberto Di Benedetto

Roberto Di Benedetto com a bola

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
26.ª jornada
 RESULTADO FINAL
Benfica 2
FC Porto 3
Marcadores
Pablo Álvarez 30'
Pablo Álvarez 45'
Ezequiel Mena 3'
Gonçalo Alves 4'
Gonçalo Alves 20' 

Com o primeiro lugar já garantido, o Benfica foi derrotado nesta terça-feira, 25 de abril, pelo FC Porto por 2-3, no Pavilhão Fidelidade. Duelo foi válido para a 26.ª jornada, a derradeira da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

A equipa comandada por Nuno Resende não entrou bem na partida e, aos 4', já perdia por 0-2 à conta dos golos marcados Ezequiel Mena (3') e Gonçalo Alves (4').

Apoiada incessantemente pelos (1399) adeptos que acorreram ao Pavilhão Fidelidade, entre os quais estavam o Presidente Rui Costa e os jogadores da equipa principal de futebol António Silva e João Neves, a equipa encarnada reagiu e teve direito a um livre direto, após um cartão azul mostrado a Diogo Barata (16'). Contudo, Xavier Malián travou o remate de Lucas Ordoñez.

Lucas Ordoñez

Na sequência de boas oportunidades falhadas por parte do Benfica, Edu Lamas viu um cartão azul aos 20' e, no consequente livre direto, Gonçalo Alves bisou para colocar os portistas em vantagem por 0-3.

A resposta das águias não se fez esperar e, no lance seguinte, Diogo Rafael teve a oportunidade de reduzir, após um cartão azul a Gonçalo Alves. Uma vez mais, o Benfica voltou a mostrar pouca eficácia na transformação do castigo máximo, com o capitão a rematar contra o guarda-redes do FC Porto.

Equipa da formação do Benfica

Após o intervalo – onde foram homenageados os campeões regionais de Sub-15, Sub-17 e Sub-19 do hóquei em patins encarnado –, a equipa de Nuno Resende entrou determinada em virar o marcador. A ambição deu frutos e, aos 30', Pablo Álvarez marcou o 1-3, na transformação do único dos quatro livres diretos que o Benfica teve à sua disposição.

Empurradas pelo público, as águias começaram a ganhar todos os duelos individuais e remeteram o adversário à sua área, onde Xavier Malián foi evitando que o líder do Campeonato Nacional reduzisse a vantagem.

Na sequência de uma arrancada de Nil Roca, Pablo Álvarez conseguiu, finalmente, bater o guarda-redes azul e branco e reduziu para 2-3 aos 45', incendiando a partida.

Pablo Álvarez

Nos derradeiros minutos do encontro, o Benfica teve uma grande oportunidade para chegar ao empate, após Telmo Pinto ter visto o cartão azul (49'). Pablo Álvarez avançou para a marcação do livre direto, mas não conseguiu bater a oposição de Xavier Malián.

Na sequência da jogada, o árbitro assinalou a 10.ª falta ao Benfica, e o FC Porto dispôs de um livre direto. Porém, Carlo Di Benedetto rematou ao lado da baliza de Pedro Henriques e o marcador não mais se alterou até ao apito final.

No play-off, o Benfica tem duelo marcado com o Hóquei Clube de Braga, oitavo classificado da 1.ª fase. Antes, as águias voltam a enfrentar o FC Porto no dia 4 de maio, às 18h00, num clássico válido para os quartos de final da Champions League. Este será disputado no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Nuno Resende

DECLARAÇÕES

Nuno Resende (treinador do Benfica): "Estivemos sempre a controlar as ações, lamento muito não termos terminado, pelo menos, com um empate, numa casa fantástica, com um apoio fantástico. Só tenho de agradecer aos jogadores, fechámos agora o ciclo da fase regular, que foi excelente, com 66 pontos e um 1.º lugar que temos de saber aproveitar, com muita coisa positiva. De certeza que não será esta derrota – ou aqueles primeiros minutos de jogo, na forma como não conseguimos ser eficazes na forma de stressar mais o FC Porto com bola – que nos vai deitar abaixo. Um apoio tremendo, e os jogadores – tirando os primeiros minutos – tiveram uma atitude e um desempenho de excelência. Corremos atrás do resultado, soubemos gerir as situações, mas faltou o empate e, quiçá, abrir outra possibilidade. Temos de tirar coisas positivas deste jogo, e trabalhar para corrigir as negativas."

Diogo Rafael

Benfica-FC Porto
2-3
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Pedro Henriques, Edu Lamas, Pablo Álvarez, Nil Roca e Lucas Ordoñez
Suplentes
Bernardo Mendes, Diogo Rafael, João Silva, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto
Cinco inicial do FC Porto
Xavier Malián, Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Rafa e Gonçalo Alves
Suplentes
Tiago Rodrigues, Xavier Barroso, Roc Pujadas, Carlo Di Benedetto e Diogo Barata
Ao intervalo 0-3
Golos
Benfica: Pablo Álvarez (30' e 45'); FC Porto: Ezequiel Mena (3') e Gonçalo Alves (4' e 20')
Marcha do marcador
0-3; 2-3

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Hóquei