Futebol

21 abril 2023, 16h56

Equipa do Benfica concentrada

João Carvalho conduz a bola

É a primeira das seis jornadas que faltam realizar na Liga Bwin 2022/23. Em duelo referente à 29.ª ronda, o Benfica recebe o Estoril no Estádio da Luz neste domingo, 23 de abril, às 18h00.

Com o melhor ataque e melhor defesa (atendendo ao número de golos marcados e sofridos) da competição, as águias ocupam a primeira posição da mesma e, com o apoio dos Benfiquistas, vão à procura da vitória na sua fortaleza, onde ganharam 12 dos 14 jogos disputados para o Campeonato Nacional.

Benfica-FC Porto 27.ª jornada Liga Bwin

Pela frente os encarnados vão ter o 15.º classificado na pontuação geral da Liga portuguesa. Historicamente, o Benfica tem vantagem sobre o adversário, com um registo de 52 triunfos e 12 igualdades ante os canarinhos em 68 jogos, e este será já o terceiro duelo entre as duas equipas nesta temporada, tendo o líder vencido ambos os encontros anteriores: 1-5 na 1.ª volta do Campeonato e 0-1 na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Gonçalo Ramos e Aursnes

Com 17 golos cada um, João Mário e Gonçalo Ramos são os dois melhores marcadores do Benfica e da Liga Bwin. Do outro lado, com cinco tentos, Tiago Gouveia é o principal goleador da equipa da Linha, mas o treinador Ricardo Soares não poderá contar com o extremo por este se encontrar emprestado pelas águias.

Além da diferença entre os golos apontados pelos dois conjuntos (68 e 23), os encarnados rematam mais e melhor do que os estorilistas, com 439 disparos, dos quais 39,9% acertaram na baliza, face às 293 tentativas dos visitantes, com 32,8% das mesmas enquadradas com o alvo.

Benfica-FC Porto 27.ª jornada Liga Bwin

A quantidade e qualidade dos cruzamentos encarnados é determinante para este bom registo. Com 635 bolas colocadas na área e 37,2% de acerto nas mesmas, o Benfica lidera neste indicador. Do outro lado, o Estoril teve 29,1% de precisão nos 371 cruzamentos executados, como nos revelam os dados recolhidos na plataforma Wyscout.

As águias também encabeçam o ranking da prova quanto ao número de passes para o último terço do terreno, com 2024 iniciativas desta ordem. Um dos principais contribuidores para a excelência destes lances é Grimaldo, jogador com mais assistências (8) da Liga Bwin. Por sua vez, os estorilistas completaram 1190 passes para o setor final.

Assim sendo, é natural que, com 738 toques nas áreas adversárias, os comandados de Roger Schmidt sejam a primeira equipa do Campeonato nesta estatística, enquanto os canarinhos somaram 382 contactos nas mesmas imediações.

Benfica-FC Porto 27.ª jornada Liga Bwin

Para lá da qualidade de passe no último setor, o Benfica superioriza-se ao adversário na posse de bola (62,7% comparativamente a 49,1%) e na quantidade (16 937 face a 10 091) e precisão dos passes (87,6% relativamente a 82,7%), ocupando a primeira posição dos últimos dois parâmetros.

Servido do terceiro plantel mais jovem (média de idades de 24,5) do Campeonato, uma das principais armas do Estoril é a irreverência no drible, sendo a segunda equipa que mais lances de um contra um criou até agora: 849, mais 25 que as águias.

Benfica-FC Porto Liga Bwin

Do ponto de vista defensivo, as redes da equipa da Linha abanaram 44 vezes, ao passo que os encarnados sofreram apenas 17 tentos. Os 63,8% de sucesso nos duelos defensivos (registo mais alto na prova), que, a par do domínio da posse de bola, se traduzem em apenas 180 remates sofridos (valor mais baixo em Portugal) até ao momento, ajudam a entender como os pupilos de Roger Schmidt se afirmam como a melhor defesa da Liga Bwin.

Já o Estoril, que apresenta como trunfo defensivo o facto de ser a segunda equipa com menos perdas de bola (2707, menos 87 que o Benfica), foi bem-sucedido em 57,4% dos seus duelos defensivos e sofreu 383 disparos.

No seu último desafio (derrota caseira por 0-1 contra o Portimonense), os estorilistas alinharam com Daniel Figueira entre os postes, Tiago Santos, Pedro Álvaro, Bernardo Vital e Joãozinho no setor mais recuado, Ndiaye, João Marques e João Carvalho no miolo e Tiago Gouveia, Carlos Eduardo e Alejandro Marqués no ataque, isto alinhados em 4x3x3.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Estoril Praia SAD
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas