Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Encontro da 29.ª jornada tem lugar no Estádio da Luz às 18h00 de domingo, 23 de abril.
21 abril 2023, 16h56
Equipa do Benfica concentrada
João Carvalho conduz a bola
Com o melhor ataque e melhor defesa (atendendo ao número de golos marcados e sofridos) da competição, as águias ocupam a primeira posição da mesma e, com o apoio dos Benfiquistas, vão à procura da vitória na sua fortaleza, onde ganharam 12 dos 14 jogos disputados para o Campeonato Nacional.
Pela frente os encarnados vão ter o 15.º classificado na pontuação geral da Liga portuguesa. Historicamente, o Benfica tem vantagem sobre o adversário, com um registo de 52 triunfos e 12 igualdades ante os canarinhos em 68 jogos, e este será já o terceiro duelo entre as duas equipas nesta temporada, tendo o líder vencido ambos os encontros anteriores: 1-5 na 1.ª volta do Campeonato e 0-1 na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Com 17 golos cada um, João Mário e Gonçalo Ramos são os dois melhores marcadores do Benfica e da Liga Bwin. Do outro lado, com cinco tentos, Tiago Gouveia é o principal goleador da equipa da Linha, mas o treinador Ricardo Soares não poderá contar com o extremo por este se encontrar emprestado pelas águias.
Além da diferença entre os golos apontados pelos dois conjuntos (68 e 23), os encarnados rematam mais e melhor do que os estorilistas, com 439 disparos, dos quais 39,9% acertaram na baliza, face às 293 tentativas dos visitantes, com 32,8% das mesmas enquadradas com o alvo.
A quantidade e qualidade dos cruzamentos encarnados é determinante para este bom registo. Com 635 bolas colocadas na área e 37,2% de acerto nas mesmas, o Benfica lidera neste indicador. Do outro lado, o Estoril teve 29,1% de precisão nos 371 cruzamentos executados, como nos revelam os dados recolhidos na plataforma Wyscout.
As águias também encabeçam o ranking da prova quanto ao número de passes para o último terço do terreno, com 2024 iniciativas desta ordem. Um dos principais contribuidores para a excelência destes lances é Grimaldo, jogador com mais assistências (8) da Liga Bwin. Por sua vez, os estorilistas completaram 1190 passes para o setor final.
Assim sendo, é natural que, com 738 toques nas áreas adversárias, os comandados de Roger Schmidt sejam a primeira equipa do Campeonato nesta estatística, enquanto os canarinhos somaram 382 contactos nas mesmas imediações.
Para lá da qualidade de passe no último setor, o Benfica superioriza-se ao adversário na posse de bola (62,7% comparativamente a 49,1%) e na quantidade (16 937 face a 10 091) e precisão dos passes (87,6% relativamente a 82,7%), ocupando a primeira posição dos últimos dois parâmetros.
Servido do terceiro plantel mais jovem (média de idades de 24,5) do Campeonato, uma das principais armas do Estoril é a irreverência no drible, sendo a segunda equipa que mais lances de um contra um criou até agora: 849, mais 25 que as águias.
Do ponto de vista defensivo, as redes da equipa da Linha abanaram 44 vezes, ao passo que os encarnados sofreram apenas 17 tentos. Os 63,8% de sucesso nos duelos defensivos (registo mais alto na prova), que, a par do domínio da posse de bola, se traduzem em apenas 180 remates sofridos (valor mais baixo em Portugal) até ao momento, ajudam a entender como os pupilos de Roger Schmidt se afirmam como a melhor defesa da Liga Bwin.
Já o Estoril, que apresenta como trunfo defensivo o facto de ser a segunda equipa com menos perdas de bola (2707, menos 87 que o Benfica), foi bem-sucedido em 57,4% dos seus duelos defensivos e sofreu 383 disparos.
No seu último desafio (derrota caseira por 0-1 contra o Portimonense), os estorilistas alinharam com Daniel Figueira entre os postes, Tiago Santos, Pedro Álvaro, Bernardo Vital e Joãozinho no setor mais recuado, Ndiaye, João Marques e João Carvalho no miolo e Tiago Gouveia, Carlos Eduardo e Alejandro Marqués no ataque, isto alinhados em 4x3x3.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Estoril Praia SAD
Última atualização: 21 de março de 2024