Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador das águias perspetivou a deslocação ao terreno do Chaves, na 28.ª jornada da Liga Bwin, enaltecendo a "confiança" que o grupo sente na procura de mais três pontos.
14 abril 2023, 14h07
Roger Schmidt
As dificuldades que o Chaves colocou aos principais rivais do Benfica na presente temporada e o desempenho "fantástico" que as águias têm efetuado foram temas abordados na conferência de Imprensa de Roger Schmidt, realizada no Benfica Campus.
O técnico dos encarnados enalteceu precisamente a confiança que sente entre os seus jogadores, em quem diz confiar plenamente, deixando igualmente claro que a sua equipa "está preparada" para o que aí vem.
Que tipo de jogo podemos esperar amanhã [sábado]? O que o Benfica tem de fazer para voltar às vitórias?
É um jogo muito importante, faltam sete jogos para acabar o Campeonato, temos sete pontos de vantagem [sobre o 2.º classificado] e cada vitória deixa-nos mais perto de sermos campeões nesta temporada. É muito importante vencer os três pontos, não é fácil jogar fora de casa na Liga portuguesa, isso é claro. Penso que na maior parte das vezes estivemos muito bem, o Chaves é uma equipa muito boa, muito perigosa nas transições, esteve muito bem nas últimas semanas nos jogos em casa que fez, contra Braga, FC Porto e Sporting, mas também contra outras excelentes equipas. Mostraram a sua qualidade. Não será um jogo fácil, mas estamos preparados. Temos muita confiança, mesmo tendo perdido dois jogos nos últimos quatro dias, penso que ainda temos essa confiança para jogar um bom futebol e acreditamos em nós. Temos feito uma época fantástica e com muitos pontos ganhos. Os jogadores têm estado muito bem, perdemos dois jogos muito equilibrados [FC Porto e Inter de Milão], era possível que tivéssemos ganho, mas, às vezes, no futebol, temos de aceitar que as outras equipas possam ser mais eficientes. Mas eu vi uma equipa em treino a olhar para a frente, muito motivada, que pretende mostrar isso mesmo amanhã [sábado].
"Temos muita confiança, mesmo tendo perdido dois jogos nos últimos quatro dias, penso que ainda temos essa confiança para jogar um bom futebol e acreditamos em nós"
Roger Schmidt
Tem medo que a ansiedade de ter um bom resultado possa afetar a equipa?
Tem sido assim durante toda a temporada... Se queremos ser campeões em Portugal temos de ganhar quase todos os jogos, temos uma situação concorrencial, com equipas de topo, como o FC Porto, Sporting, Braga, todas são muito boas. Vejam o que têm feito nos seus jogos internacionais. Todas estiveram bem. Não é fácil ser campeão em Portugal, se queremos sê-lo teremos pressão em todos os jogos para vencer. Não é só amanhã [sábado], isso já vem desde o primeiro jogo do Campeonato frente ao Arouca.
"Se queremos ser campeões em Portugal temos de ganhar quase todos os jogos. [...] Pressão? Vem desde o primeiro jogo do Campeonato frente ao Arouca"
Pensa que a equipa se ressentiu na sequência da paragem competitiva para os jogos das seleções? Confia em todos os jogadores, tendo em conta que tem repetido o onze?
Relembro que jogámos 11 partidas na segunda parte da temporada. Ganhámos 10 jogos, marcámos 27 golos e sofremos dois. Perdemos com o FC Porto, uma boa equipa, não estivemos ao nosso melhor, mas, olhando para a segunda metade da época, o que os jogadores têm feito é fantástico. Claro que tenho de tomar decisões durante o jogo. Na terça-feira [com o Inter], os jogadores continuavam frescos, com capacidade para criar oportunidades. Mesmo quem estava no banco, está em boa forma. Por exemplo, Morato ou Gilberto têm jogado menos, mas têm estado muito bem. Confio em todos os jogadores e tomo decisões em função do que é necessário. Precisávamos de marcar na terça-feira e confiei nos jogadores que estavam em campo, daí ter apenas feito uma alteração com a entrada de Neres.
"Já jogámos 27 jogos, temos 71 pontos, marcámos muitos golos e não sofremos muitos. Há jogos em que as coisas não estão a 100%, e, como já disse, não somos imbatíveis. Não somos uma equipa milionária, temos de trabalhar no duro diariamente, mostrar ótima atitude, cultura e bom futebol, e é isso que os jogadores estão a fazer"
O Benfica parece acusar fadiga. Conta muito com os laterais no processo ofensivo. Não poderia optar por dar mais minutos a Neres?
Percebo, mas como treinador tenho de ver a panorâmica geral. Já jogámos 27 jogos, temos 71 pontos, marcámos muitos golos e não sofremos muitos. Há jogos em que as coisas não estão a 100%, e, como já disse, não somos imbatíveis. Não somos uma equipa milionária, temos de trabalhar no duro diariamente, mostrar ótima atitude, cultura e bom futebol, e é isso que os jogadores estão a fazer. Nada muda se tivermos um jogo menos conseguido. No meu entender, em condições normais, com este número de pontos, seríamos praticamente campeões. Ao olhar para outras ligas europeias, não há muitas equipas nesta condição, com este número de pontos e no 1.º lugar, com tantos golos marcados e poucos sofridos. De fora, é natural que se vejam as coisas de outra forma. A nossa confiança não está beliscada. Após terça-feira, estivemos muito focados em recuperar, analisar o jogo e preparar o encontro com o Chaves. Espero que possamos realizar um bom jogo e vencer, é esta a nossa próxima oportunidade.
Neres não estava muito satisfeito após o jogo com o Inter de Milão, o que se passou com o jogador? Vai jogar amanhã [sábado]?
Ficou desapontando porque perdemos e por não ter jogado de início. Mas falámos disso e não há problema. O David [Neres] é um jogador muito importante para nós. Tomei decisões nos últimos dois jogos e o Neres não foi titular. Claro que não digo se será titular amanhã [sábado], mas é um jogador muito importante para nós. Estou muito contente com ele e não há nenhum problema.
Texto: Paulo Nunes Teixeira e Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024