Futebol

10 abril 2023, 16h38

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Roger Schmidt, treinador do Benfica, fez a antevisão do duelo frente ao Inter de Milão, jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, agendado para as 20h00 de terça-feira, 11 de abril, no Estádio da Luz, assegurando que as águias "precisam de ter uma performance de topo" para levarem de vencido o rival italiano.

As dificuldades próprias de um embate dos quartos de final da Liga dos Campeões são esperadas e tidas como elevadas, afinal tanto o Benfica como o Inter "despenderam muita energia e foco" para alcançar o patamar competitivo em que se enfrentam.

Por isso mesmo, Roger Schmidt elogiou o poderio coletivo e individual dos italianos, sublinhando que os seus jogadores querem apresentar "o seu melhor futebol". Antes da conferência de Imprensa no Benfica Campus, o treinador lembrou, em declarações à BTV, que o duelo "não será afetado pelos resultados anteriores". "Estar nos quartos de final da Champions é uma situação especial para ambas as equipas. Temos de esperar um Inter focado e crente em si próprio", acrescentou.

A ausência do capitão Otamendi, por castigo, a competência futebolística dos centrais Morato e Lucas Veríssimo e a aptidão de Grimaldo foram outros dos temas abordados...

Roger Schmidt

O Benfica vai defrontar uma equipa italiana. Podemos esperar que os dois jogos sejam decididos nos detalhes?

Claro que sim. Quando estamos nos quartos de final, na fase a eliminar, temos de esperar sempre um adversário ao seu melhor nível. Os jogos são muito importantes para as duas equipas. Ambas despenderam muita energia e foco para atingir este nível. Esperamos uma equipa de topo, muito concentrada, mas também é o que esperamos de nós próprios. Queremos jogar o nosso melhor futebol e temos de estar preparados para uma equipa que é muito boa, com muita qualidade individual, com diferentes opções no ataque, na defesa e no meio-campo. Sabemos que precisamos de uma performance de topo.

Roger Schmidt

"Os jogos são muito importantes para as duas equipas. Ambas despenderam muita energia e foco para atingir este nível. Esperamos uma equipa de topo, muito concentrada, mas também é o que esperamos de nós"

Roger Schmidt

O Inter atravessa um momento complicado da temporada. A Liga dos Campeões é outra competição, mas esta é a melhor fase para o defrontar? Vários analistas dizem que foi um sorteio favorável para o Benfica...

Vamos ver se foi um adversário favorável para nós. Um sorteio é um sorteio. Ambas as equipas têm qualidade e merecem estar nos quartos de final. Não há dúvidas sobre isso. O Inter talvez esteja a ter dificuldades no Campeonato italiano, mas vejam bem o plantel deles. Está recheado de jogadores muito experientes e de qualidade. O que espero dos meus jogadores é que tenham mais motivação porque se trata de um grande jogo, mas também espero que os jogadores do Inter sintam isso. Vão-nos criar dificuldades e temos de encontrar soluções. Amanhã [terça-feira] jogamos em casa e vamos tentar fazer um bom jogo e somar um bom resultado.

Viu os jogos do Inter frente ao FC Porto para preparar o encontro? O que é que o Benfica terá de fazer de diferente face ao jogo da passada sexta-feira na Liga Bwin?

Faz parte do futebol perder jogos. Na sexta-feira [7 de abril] perdemos um jogo importante, mas já tínhamos vencido muitos antes. Crescemos com as vitórias, mas também com as derrotas. Creio que estas [derrotas] podem motivar respostas positivas. Vi a minha equipa deixar para trás o que se passou muito rapidamente e estamos muito concentrados no Inter. Eles já jogaram contra o FC Porto e levámos isso em linha de conta. Analisámos esse e muitos outros jogos, onde vimos o Inter a jogar de maneira diferente. Trata-se de uma equipa com muita experiência e que sabe jogar tanto defensivamente como ofensivamente, como sucedeu na eliminatória diante do FC Porto. Sei que eles conseguem mudar o seu estilo e estamos preparados para tudo. Queremos estar no nosso melhor.

Roger Schmidt

"O Nico [Otamendi] não pode jogar, é claro, mas com Lucas [Veríssimo] e Morato temos dois defesas-centrais muito bons. Para ser honesto, é uma pena que ainda não tenham jogado tanto nesta temporada, porque aprecio a atitude e a qualidade que têm demonstrado"

Gilberto, Morato e Grimaldo vão jogar?

Sabe que não vou anunciar... Consegue dizer-me qual é a equipa do Inter? Se sim, talvez anuncie a nossa equipa. Todos os jogadores que enumerou são muito bons, é o que posso dizer. O Nico [Otamendi] não pode jogar, é claro, mas com Lucas [Veríssimo] e Morato temos dois defesas-centrais muito bons. Para ser honesto, é uma pena que ainda não tenham jogado tanto nesta temporada, porque aprecio a atitude e a qualidade que têm demonstrado. Mas quando temos dois defesas-centrais a jogar em alto nível durante toda a temporada, como António [Silva] e Nico [Otamendi], torna-se difícil para eles jogarem muito. Mas, amanhã [terça-feira], há uma oportunidade. Um deles será titular e o outro provavelmente vamos necessitar do seu contributo durante o encontro. Estou certo que vão fazer um bom jogo. Grimaldo está apto.

Roger Schmidt

O que espera de João Mário neste jogo?

Espero que dê o que tem dado ao longo da temporada. É um jogador-chave para nós, tem liderança, é o segundo capitão e tem feito uma época fantástica, não só porque marcou muitos golos e fez muitas assistências, mas, na minha opinião, por ser muito completo e confiável a nível tático, com e sem bola. É disso que precisamos dele. O Nico [Otamendi] não estará, precisamos de liderança no campo, não só da parte do João Mário, mas tenho a certeza que jogará a um nível de topo.

Texto: Duarte Tornesi, Rafaela Certã Alves e Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas