Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica perdeu com o FC Porto, por 1-2, em jogo da 27.ª jornada da Liga Bwin, mas mantém a liderança isolada da prova.
07 abril 2023, 21h31
Gançalo Ramos nas alturas... Lance que começou por dar vantagem ao Benfica
Frente a frente os dois primeiros classificados da Liga Bwin, Benfica líder, FC Porto 2.º classificado, duas equipas separadas por 10 pontos, à entrada para o clássico da 27.ª ronda da Liga Bwin.
Estádio da Luz a viver um ambiente espetacular, com as bancadas lotadas e expectantes para o que se seguiria...
Apito inicial de Artur Soares Dias e muita vontade dentro das quatro linhas. FC Porto mais pressionante, com Odysseas, aos 2', a defender com segurança o cabeceamento de Taremi. Dois minutos volvidos e foi António Silva, exemplar, quem limpou o lance, onde mais uma vez o avançado iraniano foi protagonista.
Benfica a tentar soltar-se, reagir, e não tardou a primeira grande explosão de alegria na Catedral. Minuto 10, lance na direita, Rafa entregou em Bah, o dinamarquês cruzou com conta, peso e medida, e Gonçalo Ramos, nas alturas, enviou o esférico ao ferro. A bola foi devolvida, bateu no corpo do guardião Diogo Costa e acabou por aninhar-se no fundo das redes.
A vantagem (1-0) não fez bem às águias, que demonstraram muitas dificuldades para assentar e explanar o seu futebol habitual. Do outro lado, o FC Porto, mais vertical, respondia e acercava-se da baliza encarnada com perigo.
Odysseas e os centrais encarnados limpavam as bolas paradas e demais lances, e faltavam soluções, perante um FC Porto com a lição muito bem estudada, a causar dificuldades.
Aos 26', mudança forçada no xadrez de Roger Schmidt, com Bah, lesionado após lance com Uribe, a sair para dar lugar a Gilberto.
Jogo longe de ser espetacular, mas rijo, intenso, de notória entrega e com algumas paragens, o que também não beneficiou...
Aos 36', bonita jogada do coletivo, após um ataque rápido dos encarnados, com Pepê, providencial, a cortar o lance; no minuto seguinte, pressão alta do Glorioso, recuperação de bola, Gonçalo Ramos enquadrou-se e rematou, mas Pepe disse "não".
FC Porto mais avançado no terreno, balanceado, com as águias a explorarem as costas, mas com notória falta de inspiração.
Aos 45', o empate. Triangulação, assistência de peito de Pepê, com Uribe, de primeira, na área, a rematar forte. Indefensável para Odysseas.
Já em tempo de compensação (45'+3'), o FC Porto ainda festejou a reviravolta, mas o VAR anulou corretamente o lance devido à posição irregular de Galeno. 1-1 ao intervalo e tudo em aberto no clássico...
Filme do jogo
Ver mais ›
Reinício e FC Porto mais perigoso, a colocar Odysseas em sentido. Rafa, na resposta, foi rasteirado, mas o consequente livre não trouxe consequências palpáveis.
Jogo disputado, com o Benfica com mais posse e mais iniciativa neste momento... e a sofrer a reviravolta no marcador. Minuto 54, tudo começou numa recuperação de bola de Pepe, defensiva das águias macia, com Taremi, à entrada da grande área, a rematar rasteiro e colocado para o 1-2.
Florentino deu lugar a Neres, mas a toada manteve-se, com o Benfica, em "noite não" e longe das habituais "exibições de topo", como, aliás, reconheceu Roger Schmidt no final.
Em vantagem fora de portas, o FC Porto baixou as linhas, a velocidade, e encurtou ainda mais a distância entre sectores. O Benfica não encontrava soluções e o 1-3 esteve perto, aos 73', não fosse o espetacular corte de Otamendi na Hora H, após contragolpe viperino dos dragões.
Com o final da partida a aproximar-se, o Benfica lançou-se em busca do empate... mas há noites assim! Aos 76', Neres, após encontrar espaço, soltou-se, mas o remate saiu ao lado; aos 78', Chiquinho disparou forte, mas Diogo Costa encaixou; aos 82', Otamendi cabeceou, para fora; aos 90'+1', Gonçalo Ramos surgiu em boa posição, ainda penteou o esférico, mas o guarda-redes adversário segurou.
Apito final e derrota para o Benfica (1-2), a segunda na Liga Bwin em 2022/23, um resultado que mantém as águias na liderança isolada da competição, agora com sete pontos à maior sobre este mesmo FC Porto, isto quando faltam disputar sete jornadas.
A próxima, mais concretamente a 28.ª, acontece já no dia 15 de abril, em Chaves, mas antes há outra janela competitiva a abrir-se. Terça-feira, 11 de abril, o Benfica recebe o Inter, uma partida relativa à 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. O apito inicial está agendado para as 20h00, no Estádio da Luz.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024