Natação

30 março 2023, 20h24

Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro, nadador do Benfica, garantiu nesta quinta-feira, 30 de março, a presença nos Jogos Olímpicos 2024, batendo o recorde nacional dos 50 metros livres, com 21,87 segundos, no decurso das eliminatórias do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, que decorre no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira, até 2 de abril.

Diogo Ribeiro, de 18 anos, foi mesmo o primeiro atleta português a garantir a presença em Paris 2024, tendo superado os tempos de Andrii Govorov (Vitória SC) e dos colegas de equipa Miguel Nascimento e Miguel Marques, todos qualificados para a final.

Miguel Nascimento, antigo detentor do recorde nacional dos 50 metros livres com 21,90 segundos, conseguiu o 3.º melhor tempo, com 21,99 segundos, qualificando-se para o Campeonato do Mundo de Fukuoka 2023, que decorrerá entre 14 e 30 de julho, tal como Diogo Ribeiro.

Nas mesmas eliminatórias dos 50 metros livres, Miguel Marques, com 22,70 segundos, garantiu a presença no Campeonato da Europa de juniores Sub-23, que será disputado em Belgrado, entre 4 e 9 de julho.

Miguel Nascimento

Na grande final, disputada nesta tarde de dia 30 de março, Miguel Nascimento foi o grande vencedor, com 21,97 segundos, ficando a um centésimo dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris. Diogo Ribeiro ficou na 2.ª posição, enquanto Andrii Govorov fechou o pódio.

"Estou em grande forma. Sabia que os 50 livres não era a prova mais importante para mim, mas a prova onde sinto menos pressão e assim senti que podia ser onde pudesse fazer logo os mínimos para os Jogos Olímpicos. Consegui e estou supercontente. Primeiro atleta de Portugal a obter mínimos para Paris e ser o primeiro, não só na natação, mas em todas as modalidades é um sentimento único para mim", explicou Diogo Ribeiro, à FPN.

"Estou satisfeito com esta minha vitória na final dos 50 livres que deu mínimos para o Mundial. Voltei a mostrar que Paris está no meu horizonte, após ficar a um centésimo dos mínimos. Vou continuar a treinar para lá chegar porque sei que estou a valer essa marca. Estou muito contente pelos meus colegas que obtiveram mínimos para os Jogos", asseverou Miguel Nascimento, também à FPN.

Texto: Redação
Fotos: FPN
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas