Basquetebol

30 março 2023, 15h00

Norberto Alves

Norberto Alves

A equipa de basquetebol do Benfica recebe o Sporting neste sábado, 1 de abril, às 15h00, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 6.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic, um encontro que o técnico Norberto Alves perspetiva como "muito equilibrado".

O topo da classificação, com o Benfica, Sporting e FC Porto igualados em pontos (49), é um sinal claro da equivalência das equipas, mas também da disputa árdua que se prevê para o que falta até aos play-off.

"Esperamos um jogo muito equilibrado, o Campeonato está com as três equipas ditas grandes empatadas. Isto vai ser até ao final para obter a melhor classificação para o play-off. Este jogo assume um carácter muito importante. Prevejo um jogo equilibrado, equipas de nível semelhante, mas com estilos diferentes de jogar. Queremos vencer, no entanto o grau de dificuldade é grande, como é normal nestes jogos", afiançou Norberto Alves.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

O técnico dos encarnados apontou igualmente qual a estratégia que a sua equipa deverá adotar, isto sem esquecer a valia adversária.

"O Sporting é uma equipa muito ativa defensivamente, joga sempre nos limites do contacto físico. Temos de saber lidar com isso mentalmente e estar focados desde o primeiro ao último segundo. Isso é decisivo para poder vencer o jogo. É fundamental, contra o adversário, movermos muito a bola e obrigá-lo a defender muito espaço. Se recorrermos a um contra um estático, em que permitimos rapidamente a redução do espaço, nós não vamos ter sucesso. É fundamental circular a bola muito rápido, mudar o lado da bola muitas vezes, obrigá-los [os jogadores adversários] a percorrer muito espaço defensivo e evitar individualizar as ações", concluiu.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Já o base/extremo Tomás Barroso espera que o Benfica consiga apresentar "maior consistência" coletiva, nomeadamente na liderança do marcador, recordando o duelo da 1.ª jornada da 2.ª fase do grupo A da Liga Betclic, quando as águias deslocaram-se ao terreno do Sporting.

"Podemos ser mais consistentes, tivemos um período em perdíamos por cerca de 10 a 12 pontos, depois conseguimos recuperar, passar para a frente por oito pontos e na reta final acabámos por perder o jogo. Isso não pode acontecer, quando estamos à frente no marcador temos de continuar e conseguir ampliar a vantagem", apontou.

Norberto Alves

Ouça Tomás Barroso

Agora, porém, o duelo é no Pavilhão Fidelidade, junto dos fiéis adeptos do Benfica, um fator que "faz a diferença". "O fator casa é uma das vantagens, jogar frente aos nossos adeptos. Por isso faço o apelo para que todos estejam presentes", disse, deixando uma certeza para o duelo: "Espera-se um jogo muito intenso, muito agressivo, do ponto de vista desportivo. Todas as posses de bola vão ser determinantes e importantes, a luta nas tabelas, e as bolas perdidas no chão têm de ser nossas. Quem tiver mais intensidade, estiver mais concentrado e cometer menos erros será a equipa vencedora."

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol