Futebol

27 março 2023, 20h00

Gilberto

Gilberto

ENTREVISTA BPLAY

Olhos nos olhos, de peito aberto e sob o signo da resiliência! É isto, e muito mais, que pode encontrar na entrevista de Gilberto ao BPlay, no momento de assinalar os 100 jogos com o Manto Sagrado vestido. "Para mim, significa muito, respeitando muito o símbolo", confessou o lateral.

A vitória do SL Benfica sobre o Vitória SC, na Luz, marcou não só a conquista de mais três pontos para as águias, mas também o jogo 100 de Gilberto. Um momento que o defesa considera de grande significado e que serve de pano de fundo à entrevista ao BPlay.

"Para mim, significa muito, respeitando muito o símbolo. Isso faz muito parte da minha história aqui, a raça, o crer e a ambição. Carrego isso todos os dias e é com isso que procuro evoluir aqui dentro", explicou.

As origens no Brasil, uma vida que "não era fácil", mas que se foi trilhando com trabalho, luta e resiliência; a chegada e a estreia na Catedral, um "dia incrível"; os golos marcados e um balanço do caminho percorrido até então, algo que o faz sentir hoje "um jogador mais completo".

A forma como comemora os golos, a relação com Roger Schmidt e "a sede" de fazer mais, melhor, evoluir e deixar marca no Clube com a conquista de títulos são outros dos temas abordados por Gilberto.

No aqui e no agora, olha-se já para a próxima batalha, a 26.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, e o camisola n.º 2 deixa o mote: "Espero que a equipa mantenha o foco, é o mais importante, que possamos fazer um ótimo jogo e trazer os três pontos para casa."

Gilberto

ESTREIA NA LUZ

"Quando fui contratado, ao chegar aqui, fui conhecer o Estádio e sempre imaginei como seria a primeira vez em que jogasse oficialmente. Quando tive a oportunidade fiquei muito feliz, foi um dia incrível, lembro-me exatamente como foi! Procuro dar o meu máximo sempre que entro ali, porque é um ambiente muito impressionante."

JOGO 100

"Nunca imaginei que seria tão perfeito. Primeiro, obviamente, a equipa vivendo um grande momento, o Estádio da Luz completamente lotado, um ambiente incrível e a 'torcida' a gritar o meu nome. Parece que muitos ali já sabiam que era o meu centésimo jogo... Parece que havia um pouquinho de expectativa e vi o sorriso de muitos adeptos quando me viram entrar. Fiquei muito feliz, vou carregar esse momento para o resto da minha vida!"

Gilberto

MARCA SEMPRE QUANDO ESTÁ 0-0

"Não tinha prestado atenção nisso, mas, com certeza, o jogo está sempre numa expectativa... O último golo, no jogo com o Boavista... Abrimos o marcador na segunda parte... Estava um clima meio de expectativa, então, quando fiz o golo, o Estádio explodiu. O sentimento é sempre maravilhoso. Nesse último, por exemplo, eu vibrei muito. Lembro-me que estava sentado no chão, nem me consegui levantar, os companheiros vieram ali mesmo... E eu vibrei muito porque marcar um golo ali é sempre diferente. Senti muita emoção, não sei explicar... Estou a viver um momento muito bom aqui, sendo sempre muito elogiado pelos adeptos. Quando faço um golo parece que me sinto um deles, vibro junto com eles e sinto a energia deles dentro de mim. Fico muito feliz... É isso, felicidade, muita felicidade por marcar um golo. Esse jogo foi incrível, o ambiente estava incrível, não tenho como não falar... Foi a primeira vez que joguei com o Estádio reformado, senti muita diferença. Estava lá a minha família completa... Já sabiam que eu jogaria de início, então foi tudo muito completo. Para além do golo, dei uma assistência... Foi maravilhoso!"

INFERNO DA LUZ

"Ainda cheguei a pegar um pouquinho do jogo de luzes e é algo impressionante. Nunca tinha visto nada igual e parece que fica ainda mais forte a presença dos adeptos. As cores, o vermelho, tudo fica mais forte. Os adeptos 'compraram' a ideia e todos, a uma só voz, começam a cantar e o ambiente está incrível."

Gilberto

O GUERREIRO

"No Brasil nunca tive uma vida fácil, e desde sempre tive de superar obstáculos. Os meus pais sempre me ensinaram a nunca me vitimizar, a sempre procurar trabalhar, e eu carrego isso dentro de mim. No Brasil já se criava essa fama em mim, que eu era um jogador muito guerreiro, que não desistia nunca e por isso tatuei o gladiador. Depois de assistir ao filme, identifiquei-me muito, tatuei na mão e trouxe como comemoração porque é uma identificação que carrego dentro de mim."

BALANÇO

"Já fiz bastantes jogos muitos bons, já joguei na Champions League, e o meu sonho agora é conseguir colocar um título nessa história, que é o mais importante. É disso que é feito o jogador, que marca a história num clube, então, é isso que falta para eu ficar completo. Melhorei muito a minha parte defensiva, e na minha parte ofensiva, aqui no Benfica, tenho estado muito bem e procuro sempre evoluir, porque é disso que é feito um jogador. Tenho aprendido muito com os meus novos companheiros que chegaram, também com Roger Schmidt, ele ajuda-nos muito a evoluir. Sinto-me um jogador mais completo, agora. A convivência que ele tem com os atletas, tanto com aqueles que não jogam como com os que jogam, é sempre igual. O cumprimento dele sente-se que é diferente, olha-te nos olhos, sorri, traz uma energia boa e nós buscamos jogar por ele também."

Gilberto

REGRESSO AOS TREINOS

"Às vezes é preciso esse tempo de pausa para curtir um pouco a família, recarregar um pouco as energias, mas nunca deixar de trabalhar, porque dependemos disso. Quando voltamos, voltamos com mais sede ainda de manter o que vimos fazendo de bom e procurar evoluir."

VILA DO CONDE

"Espero que a equipa mantenha o foco [frente ao Rio Ave na 26.ª jornada da Liga Bwin], é o mais importante, que possamos fazer um ótimo jogo e trazer os três pontos para casa."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 18 de dezembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol