Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Treinadora das bicampeãs nacionais fez a antevisão do dérbi da 17.ª jornada da Liga BPI, jogo que se realiza neste domingo, 26 de março, no Estádio da Luz.
24 março 2023, 16h59
Filipa Patão
"O Benfica neste fim de semana não pára", referiu a técnica, apontando para um domingo em cheio na Luz, visando o dérbi e ainda as modalidades que jogam nesse dia. A equipa feminina atua uma vez mais na Catedral e Filipa Patão promete um conjunto "competitivo e ambicioso" que vai dar o "máximo dentro de campo" na partida com o Sporting.
As encarnadas vão realizar o sexto jogo com as verdes e brancas nesta temporada, somando até agora vitórias nas partidas efetuadas. A treinadora do Benfica antecipa "um desafio bastante diferente" dos anteriores e garante que ninguém na Luz "vai desvalorizar o adversário". "O Benfica vai entrar na máxima força", explicou.
"Estão reunidos diversos fatores que podem levar a que o jogo e as opções sejam diferentes"
Filipa Patão
Este vai ser o sexto encontro entre as duas equipas nesta temporada. Podemos dizer que no que está bom não se mexe, ou há sempre a necessidade e a vontade de trazer algo de novo ao jogo?
Podia ser por aí, mas o futebol é muito mutável. Está sempre dependente de vários fatores, portanto, não podemos só olhar para o que ficou para trás. Sabemos que correu bem, mas cada jogo é um jogo. As jogadoras passam por momentos diferentes. O Sporting também tem alterado algumas coisas. É normal que nós também tenhamos algumas coisas a alterar, outras para melhorar. Não quer dizer que as jogadoras que estejam lá dentro sejam as mesmas, poderão ser como poderão não ser. Também depende muito do que vivemos no dia a dia, como as atletas trabalham, como evoluem, e elas sabem que cada uma tem sempre a sua oportunidade, conforme o que também produz e que entrega à equipa. Nunca é uma equação fixa, está sempre dependente de variáveis, e presumo que será um desafio bastante diferente. Estão reunidos diversos fatores que podem levar a que o jogo e as opções sejam diferentes.
"Não acredito que estas jogadoras, competitivas e ambiciosas como são, desvalorizem qualquer jogo que tenham pela frente"
O Benfica tem sido superior aos adversários. A maior motivação, nesta fase, é terminar a Liga BPI só com vitórias?
A grande motivação é atingirmos os objetivos a que nos propusemos no início da época, ou seja, ganhar tudo. Somos ambiciosas, queremos sempre mais, ganhar, bater recordes, ser melhores, mas não estamos apenas focadas em ter só vitórias. Queremos continuar a evoluir, a praticar um bom futebol, a dar espetáculo para que os nossos adeptos possam vir ao Estádio, acompanhar a equipa e entusiasmar-se cada vez mais por ver esta equipa. Aproveito para tocar num ponto, que é a mudança de paradigma desde que o Benfica entrou no feminino, como se vê cada vez mais a parte profissional do futebol feminino, com vários departamentos a trabalhar e a elevarmos a bitola para que todos sejam cada vez melhores. Se o Benfica cresce desta maneira, tudo o resto tem de o acompanhar. É para isso que trabalhamos diariamente.
"O espírito que se vive é de compromisso e de uma alegria enorme"
São cinco jogos e cinco vitórias, têm 12 pontos de vantagem sobre o Sporting. Pode haver algum deslumbramento por parte da equipa, ou do outro lado pode existir uma vontade acrescida de vingar essas derrotas?
Não acredito que estas jogadoras, competitivas e ambiciosas como são, desvalorizem qualquer desafio que tenham pela frente. Se olharem para todos os jogos que temos feito, mesmo no Campeonato, contra equipas não tão bem classificadas e que podiam causar menos "preocupações" para a nossa equipa, a verdade é que entrámos sempre fortes, sempre bem, a procurar um, dois golos, a dar o máximo que conseguimos. Isto é demonstrativo da ambição e do compromisso que esta equipa tem. Tenho a certeza de que as minhas jogadoras vão entrar como se a diferença pontual para o Sporting fosse nula. Acredito que o adversário venha com uma postura e uma atitude de quem quer limpar um pouco a imagem que deixou nos outros encontros, e mostrar que consegue competir de forma diferente. Isso, para nós, é ótimo. Queremos desafios competitivos, sentir dificuldades jogo após jogo porque é isso que nos tem feito crescer. É o que a Liga dos Campeões nos tem dado, e se nós não quisermos um Sporting competitivo não andamos aqui a fazer nada. Acredito que vai ser um ótimo espetáculo, que o Benfica vai entrar na máxima força e o Sporting vai mostrar todas as valências que tem.
"Elas [as jogadoras] elevam o nível e a responsabilidade, e também o nome do Benfica em Portugal e lá fora"
Após este jogo vem a final da Taça da Liga [dia 1 de abril]. Como está o estado de espírito da equipa com esta sucessão de jogos importantíssimos que envolvem dois títulos?
As jogadoras estão supermotivadas. Elas gostam destes jogos, palcos e momentos. Isto é que faz com que cada vez mais queiram crescer e ser melhores. O espírito que se vive é de compromisso e de uma alegria enorme, ainda por cima esta partida vai ser no nosso Estádio. Aproveito para parabenizar toda a estrutura do Clube por mais uma vez nos dar esta oportunidade de vivermos este momento no nosso Estádio. Os departamentos de Comunicação e de Marketing do Sport Lisboa e Benfica têm feito um trabalho excecional. Mais uma vez, têm mostrado a evolução que o Benfica quer dar ao feminino.
Vai ser importante dedicar à Pauleta uma vitória no dérbi?
Sabemos a importância da Pauleta, da Valéria [Cantuário], da Daniela [Silva] e da Amélia [Silva]. Sabemos o quão importante é toda a gente neste grupo. É um bocadinho isso que faz a diferença. Sabemos que todas têm um papel preponderante e todas são precisas em todos os momentos. É também o demonstrar que todo o caminho que estas jogadoras fizeram ao longo do tempo, que as trouxe até aqui, tem de valer a pena. Tem de valer a pena precisamente nestes momentos, em que tudo conta e em que as atletas vão ter de deixar algo mais dentro de campo, nada pode ficar por fazer e nada pode deixar de ficar dentro do terreno de jogo. Temos de dignificar esta camisola e todas as jogadoras que a representam, representaram e ainda vão representar. É um grande legado e um grande compromisso que nós temos com o Clube e que queremos deixar para que mais tarde haja uma dificuldade de superar o que estas jogadoras têm feito. Elas elevam o nível e a responsabilidade, e também o nome do Benfica em Portugal e lá fora. Daremos sempre o máximo dentro de campo.
Bilhetes para o jogo
A ausência de Pauleta obriga-a a alterar as dinâmicas da equipa?
Felizmente, a forma como trabalhamos permite-nos não ter de alterar qualquer tipo de dinâmica, independentemente da jogadora que lá esteja. Todas sabem perfeitamente o que têm de fazer, a equipa é muito moldável. Trabalhamos muito sobre conceitos e não sobre sistemas, o que nos dá logo uma vantagem para que a jogadora saiba que comportamento deve ter e o que deve fazer. Poderá ter características diferentes e entregar coisas diferentes durante o jogo, mas, como damos tanta liberdade e mobilidade à equipa, isso não é um problema. É um bocadinho o que a Pauleta disse no último encontro quando foi ao balneário falar: não interessa quem lá está, interessa é acreditar no processo e no que fazemos todos os dias.
Que mensagem deixa aos Benfiquistas antes deste jogo no Estádio da Luz?
Muito obrigado por todos os momentos que nos têm proporcionado, por todas as vezes que nos têm apoiado. A única coisa que quero pedir é que, por favor, não se esqueçam que joga o Benfica! Os masculinos não jogam, mas o Benfica joga no feminino e as modalidades nos pavilhões. O Benfica neste fim de semana não pára. Apareçam!
Ana Seiça, Ana Vitória, Anna Gasper, Andreia Faria, Andreia Norton, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Correia, Catarina Amado, Cloé Lacasse, Christy Ucheibe, Francisca Nazareth, Inês Simas, Katelin Talbert, Jéssica Silva, Lúcia Alves, Marta Cintra, Matilde Silva, Nycole Raysla, Rute Costa e Sílvia Rebelo
Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024