Futebol Formação

19 março 2023, 14h35

Benfica

Águias em festa

RESUMO DO JOGO

A equipa de Iniciados A do Benfica foi a Alcochete vencer o Sporting, por 0-2, na manhã deste domingo, dia 19 de março, no jogo grande da 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Sub-15. Leonardo Lopes foi a grande figura do dérbi, ao defender duas grandes penalidades.

Um dérbi é sempre um dérbi, seja em que escalão for. Foi com essa mentalidade que a equipa de Iniciados A do Benfica se apresentou na manhã deste domingo no Estádio Aurélio Pereira. As águias entraram muito pressionantes, e, logo aos 4', Anísio Cabral esteve muito perto do primeiro, ao roubar a bola a Alexandre Tverdohlebov, guarda-redes leonino, num momento de pressão alta encarnada. Contudo, após ficar com o esférico e rematar para a baliza, o avançado viu a bola ser cortada in extremis por um defensor contrário.

Seis minutos volvidos, e um lance em que deu a sensação de que a bola teria entrado. Livre para o interior da área, Rafael Quintas a cabecear, atrapalhação do guardião do Sporting, e novamente um jogador sportinguista a tirar num último esforço.

O Benfica cheirava o golo, e isso confirmou-se mesmo, aos 29'. Guilherme Castro cruzou na esquerda, Anísio Cabral antecipou-se e desviou para a baliza. O guarda-redes leonino defendeu a bola num primeiro momento, mas foi impotente para travar a recarga incisiva do médio-ofensivo Tomás Soares, que assim fez o seu 27.º golo em 22/23 (0-1).

Foi preciso esperar apenas 5' para que as águias voltassem a celebrar. Nova pressão alta dos encarnados, Ricardo Fernandes recuperou a bola em zona proibida para o Sporting, picou-a em busca de Tomás Soares e, uma falha de leitura de Alexandre Tverdohlebov, fez com que a tentativa de passe resultasse no 0-2 para o Benfica.

Benfica

Em cima do intervalo, aos 40'+2', Leonardo Lopes começou a abrir o livro. Grande penalidade a favor do Sporting, e o guarda-redes das águias, com os pés, defendeu a tentativa de Ricardo Yordanov.

O segundo tempo começou praticamente com uma bola na trave. Cruzamento de Ricardo Fernandes e Tomás Soares a cabecear ao ferro (42). Onze minutos depois e mais um momento alto para Leonardo Lopes, ao defender novo penálti, desta feita, a remate de Estefânio Ruben.

O Benfica não voltou a marcar, mas também não sofreu, e triunfou em Alcochete, vencendo o Sporting, por 0-2. Nota para o facto de este ter sido mais um jogo em que a equipa orientada por Pedro Faria não consentiu nenhum golo. Aliás, nesta fase, os encarnados mantêm um registo de zero tentos sofridos, tendo já marcado por 30 vezes, o que, em 6 desafios disputados, dá uma média de 5 golos por jogo.

Na próxima jornada, a equipa de iniciados A, que é líder a par do FC Porto, ambas com 18 pontos, visita o Parque Desportivo Ramalde, casa do Boavista (15 pontos), que é 3.º classificado, em partida da 7.ª jornada desta fase da prova. O encontro está agendado para domingo, dia 26, às 11h00.

Sporting-Benfica
0-2
Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica
Leonardo Lopes, Daniel Banjaqui, Ricardo Neto, Mauro Furtado, Manuel Sá, Rafael Quintas, Stevan Manuel, Ricardo Fernandes, Tomás Soares, Nilson Semedo e Anísio Cabral
Suplentes
Miguel Rodrigues, David Bogdanovic, Marcelo Branco, José Neto, Martim Vasconcelos, Guilherme Castro e Isaac Ferreira
Onze do Sporting
Alexandre Tverdohlebov, Carlos Frederico, Santiago Fernandes, Diego Coxi, Júlio Vieira, Leonardo Tavares, José Fernandes, Simão Soares, Ricardo Yordanov, Cleusio Garrafa e Estefânio Ruben
Suplentes
Francisco Carvalho, Duarte Correia, Ansumane Junior, João Valente, Brandão Batista, Chris Grombahi e José Mendes
Ao intervalo 0-2
Golos
Benfica: Tomás Soares (29') e Ricardo Fernandes (34')

Texto: João André Silva
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas