Andebol

18 março 2023, 17h51

Benfica-Póvoa AC

Arnaud Bingo

RESUMO DO JOGO

Jogo muito complicado foi ganho pelo Benfica, mas as águias tiveram de vestir o fato-macaco no Pavilhão n.º 2 da Luz para levarem de vencida uma boa equipa do Póvoa (31-28), neste sábado, 18 de março, em partida da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de andebol.

Num desafio que ficou marcado pelo regresso à competição (e aos golos) de Jonas Källman, depois de mais de três meses de paragem devido a uma lesão, os minutos iniciais foram um espelho do que haveria de ser a primeira parte, ou seja, foram pautados por um enorme equilíbrio.

Benfica-Póvoa AC

O Póvoa foi até ao Pavilhão n.º 2 da Luz para discutir olhos nos olhos o jogo com o Benfica e fez uma partida com vários momentos muito interessantes. Ora, isso deu azo a que as igualdades fossem uma constante ao logo dos primeiros 30 minutos e originou algumas ocasiões de vantagem para os visitantes. Porém, fazendo valer a sua qualidade, as águias regressaram à liderança do marcador aquando do 14.º golo (14-13).

Não faltava muito para o intervalo, e foi mesmo com um tento de vantagem que a equipa orientada por Chema Rodríguez chegou ao descanso (17-16). Petar Djordjic era quem mais bolas tinha colocado no fundo das redes, com cinco golos apontados.

Embora sempre numa toada equilibrada, o segundo tempo teve mais Benfica, que, nos primeiros minutos, chegou a construir uma vantagem de quatro golos (20-16), com o último tento da sequência a ser um dos mais especiais da tarde por ter sido da autoria de Källman, que, como já referido, regressou de uma longa paragem.

Benfica-Póvoa AC

Replicando, o Póvoa conseguiu voltar à distância de um golo. Os encarnados foram reagindo com firmeza à boa exibição dos forasteiros e nunca deixaram que os mesmos alcançassem a dianteira do marcador.

À medida que o tempo foi passado e o minuto 60 se aproximava, as águias foram jogando com a vantagem e com o relógio. O Benfica venceu por três golos de diferença, com o derradeiro tento da partida a ser assinado por Arnaud Bingo (31-28).

Às 19h45 de terça-feira, 21 de março, os encarnados voltam a atuar em casa, mas nos oitavos de final da EHF European League, no jogo da 1.ª mão frente ao Flensburg-Handewitt, da Alemanha.

Benfica-Póvoa AC

DECLARAÇÕES

Chema Rodríguez (treinador do Benfica): "O Póvoa é uma equipa que sempre nos complica muito a vida. Não fizemos um grande jogo, é sempre difícil voltar à rotina conjunta quando regressamos da pausa para as seleções, e creio que hoje não estivemos ao nosso nível. Temos de estar um pouco mais concentrados, fazer as coisas que preparamos. Ganhámos o jogo, isto serve de aviso, e agora é continuar a trabalhar para que não se repita."

Benfica-Póvoa AC
31-28
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Gustavo Capdeville, Carlos Martins, Demis Grigoras, Ander Izquierdo, Leandro Semedo, Arnaud Bingo e Paulo Moreno
Suplentes
Sergey Hernández, Arnau García, Petar Djordjic, Bélone Moreira, Tadej Kljun, Ole Rahmel, Jonas Källman, Vladimir Vranjes e Alexis Borges
Formação inicial do Póvoa AC
António Campos, Adilson Furtado, Gonçalo Meireles, João Santos, Per Jonsson, Declerck Sibo e Christian Moga
Suplentes
Lucas Santana, Vasco Santos, Filipe Mota, João Pedro Ribeiro, Rafael Andrade, António Ventura, Tiago Teixeira e Manuel Lima
Ao intervalo 17-16
Marcadores do Benfica
Petar Djordjic (7), Ander Izquierdo (5), Demis Grigoras (4), Jonas Källman (3), Alexis Borges (3), Arnaud Bingo (3), Paulo Moreno (2), Leandro Semedo (2), Carlos Martins (1) e Arnau García (1)

Texto: João André Silva
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Andebol