Futebol Formação

14 março 2023, 16h56

Benfica-Famalicão

Lance do Benfica-Famalicão

RESUMO DO JOGO

Liga Revelação
7.ª jornada
Apuramento de campeão
RESULTADO FINAL
Benfica 1
Famalicão 2
Marcadores
Ivan Lima 7' Francisco Saldanha 37'
Afonso Rodrigues 89'

A equipa Sub-23 do Benfica foi derrotada pelo Famalicão (1-2), nesta tarde de terça-feira, 14 de março, em duelo referente à 7.ª jornada da fase apuramento de campeão da Liga Revelação.

No Benfica Campus, os encarnados entraram bem. Desinibida, a equipa comandada por Luís Araújo acercou-se da baliza adversária, logo aos 6'. Pela direita, Hugo Félix serviu Iuri Moreira, que atirou ao lado.

Ivan Lima

Este começo a todo o gás teve efeitos práticos logo no minuto seguinte. Ivan Lima, em estreia a titular na formação Sub-23, aproveitou a assistência de Diogo Spencer. Remate de primeira do atacante, que tinha marcado pelos Juniores na vitória sobre o Braga, a 11 de março, e golo inaugural (1-0, aos 7').

À procura da vantagem, aos 9', num canto cobrado por Hugo Félix, Nuno Félix escapou à marcação e cabeceou por cima.

A reação do Famalicão, adversário que chegou a esta jornada no 4.º posto, surgiu através de um remate de fora da área de Ryan Teague. Atento, Leo Kokubo correspondeu com segurança.

Hugo Félix

Com Hugo Félix a imprimir dinâmica ao ataque encarnado, aos 26', o camisola sete, em lance individual, disparou ao lado, já na área famalicense.

O jogo estava dividido! Mais uma vez, com recurso à meia-distância, o central Otávio Silva obrigou Leo Kokubo a voar para evitar a igualdade (32').

Porém, o guarda-redes dos Sub-23 do Benfica nada pôde fazer aos 37'. Incursão de Pedro Martins pelo corredor esquerdo do Famalicão, cruzamento para a área do Benfica, e o defesa Francisco Saldanha, que passou pelo Clube, rematou para o 1-1.

No recomeço do desafio, a toada foi morna. Luís Araújo apostou em José Melro para o posto de João Veloso (60'), o que fez recuar Hugo Félix para terrenos interiores, enquanto o ataque ficava entregue a Melro, Ivan Lima e Iuri Moreira.

Sem ocasiões flagrantes de golo para os dois lados, a partida aqueceu na fase final. Gonçalo Gil, juiz do desafio, exibiu vermelho direto a Otávio Silva, por uma entrada à margem das leis sobre José Melro (72') e, a partir daí, esperava-se que o Benfica conseguisse dominar o jogo.

Tal não aconteceu. O Famalicão reorganizou-se e chegou à área encarnada. Por seu lado, o Benfica teve dois lances de assinalar. Aos 82', o central José Müller subiu no terreno e atirou ao lado. E, num canto, Gabriel Araújo ficou perto do desvio para o 2-1 (87'). A seguir, o golo aconteceu na baliza oposta...

Benfica-Famalicão

Já depois de uma excelente intervenção de Kokubo, a negar o tento de Afonso Rodrigues, aos 89', também na marcação de um canto, o Famalicão foi feliz. A bola ressaltou em Gonçalo Negrão e foi parar aos pés de Afonso Rodrigues, que bateu Kokubo (1-2).

Nos descontos, Mauro Ribeiro isolou-se e viu o guardião encarnado tapar a baliza.

Seguiu-se um momento de apreensão, aos 90'+5', quando Francisco Saldanha caiu inanimado, após a bola lhe ter acertado, num livre de Hugo Félix. A equipa médica encarnada apressou-se a auxiliar os colegas do Famalicão e o defesa recuperou de imediato. Saiu aplaudido e reentrou para os minutos finais.

Já só houve tempo para um livre direto de Hugo Félix, à malha lateral...

O próximo jogo dos encarnados na Liga Revelação está agendado para 4 de abril. O Benfica recebe o Braga, em partida da 8.ª ronda desta fase.

Luís Araújo

DECLARAÇÕES

Luís Araújo (treinador do Benfica): "Entrámos dominadores, marcámos, e depois, contra a corrente do jogo, o Famalicão empatou. Tendo em conta o contexto que temos vivido, sentimos o momento. Acalmámos ao intervalo, dominámos no início da segunda parte e tivemos um lance para golo. Na jogada seguinte, o Famalicão marcou. Nenhum Benfiquista pode pôr em causa a dedicação dos jogadores. Não desistiremos e vamos fazer tudo para melhorar."

Benfica-Famalicão

Gabriel Araújo (capitão da equipa do Benfica): "Entrámos bem, temos vindo a trabalhar bem durante a semana, mas as coisas não têm corrido como queremos. Procuramos honrar a camisola ao máximo e vamos dar o nosso melhor para dar a volta."

Benfica-Famalicão
1-2
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Leo Kokubo, Diogo Spencer (Gonçalo Negrão, 86'), José Müller, Gabriel Araújo, Francisco Domingues, Tomás Azevedo (José Marques, 86'), Nuno Félix, João Veloso (José Melro, 60'), Hugo Félix, Ivan Lima e Iuri Moreira (Gustavo Varela, 73')
Suplentes
Alexander Sandahl, Martim Ferreira, Tiago Coser, Gonçalo Negrão (86'), Paul Okon, José Marques (86'), Momed Ferreira, José Melro (60') e Gustavo Varela (73')
Onze do Famalicão
Hugo Cunha, Francisco Saldanha, Otávio Silva, Diogo Costa, Mauro Ribeiro, Ryan Teague (João Santos, 76'), Leonardo Oliveira (Olawele Farayola, 71'), Afonso Rodrigues, Pedro Martins (João Araújo, 76'), Hugo Oliveira e Francisco Amorim (Eduardo Barbosa, 61')
Suplentes
Pedro Cardoso, Nemanja Perovic, Eduardo Barbosa (61'), Olawele Farayola (71'), João Araújo (76'), João Santos (76'), Nuno Martelo, Pedro Costa e Diogo Rebelo
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Ivan Lima (7'); Famalicão: Francisco Saldanha (37') e Afonso Rodrigues (89')

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação