Futebol

06 março 2023, 15h10

míster

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Focado na qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões. É assim que Roger Schmidt, treinador do Benfica, encara a partida diante do Club Brugge, referente à 2.ª mão dos oitavos de final da prova e que terá início às 20h00 desta terça-feira, 7 de março, no Estádio da Luz. Independentemente da vantagem conseguida na 1.ª mão (0-2), na Bélgica, o timoneiro dos encarnados quer concentração total.

Primeiro, em exclusivo à BTV, o técnico encarnado partilhou o sentimento "especial" por competir na Champions e recusou qualquer tipo de "relaxamento", pois a eliminatória está no "intervalo". "A situação é boa, mas nada está terminado. Respeitamos o adversário, que fará tudo para dar a volta à eliminatória", afirmou Roger Schmidt. "Precisamos de uma performance de topo mais uma vez e, com o apoio dos nossos adeptos, acreditamos em nós", enfatizou, numa ideia reforçada durante a conferência de Imprensa, no Benfica Campus, na qual garantiu a disponibilidade de Bah, Chiquinho e Guedes.

míster

O que espera do Club Brugge? Uma equipa a adotar um estilo mais ofensivo, ou em contra-ataque?

Espero uma equipa que vai tentar a sua hipótese de estar nos quartos de final. A situação é clara: vencemos a 1.ª mão e, para se qualificarem para os quartos de final, necessitam, no mínimo, de marcar dois golos. Em função disso, precisam de atacar. Se vão fazê-lo de início, logo veremos. Nunca sabemos o plano do opositor e é por isso que tentaremos estar muito focados em nós. Se ainda estamos em prova, é por acreditarmos sempre em nós. Amanhã [terça-feira] será igual e tentaremos fazer destes 90 minutos os nossos 90 minutos. Estamos em vantagem, porque ganhámos na 1.ª mão, queremos seguir em frente e mostrar que merecemos a qualificação para os quartos de final. Espero um jogo difícil, porque têm muita qualidade individual. Não estão na melhor fase da época, mas têm muita qualidade. Se estiverem num dia bom, podem criar-nos muitas dificuldades. Teremos de estar preparados e muito organizados, com entreajuda, como aconteceu em Bruges. Essa foi a chave para vencer. Estamos preparados para um jogo intenso, queremos mostrar um bom futebol e qualificar-nos para os quartos de final.

Poderá contar com Bah, Gonçalo Guedes e Chiquinho?

Sim, estão todos aptos e prontos para o jogo, exceto Mihailo e Draxler.

míster

"Teremos de estar preparados e muito organizados, com entreajuda, como aconteceu em Bruges. Essa foi a chave para vencer. Estamos preparados para um jogo intenso, queremos mostrar um bom futebol e qualificar-nos para os quartos de final"

Roger Schmidt

Fredrik Aursnes tem jogado no meio-campo. Com o regresso de Chiquinho irá mantê-lo no meio-campo?

É uma boa questão, ainda penso no assunto. Com Chiquinho e Gonçalo Guedes temos mais duas opções. Vimos no treino que estão aptos. Tenho de ver a melhor abordagem. A posição original [de Aursnes] é como número seis, mas pode jogar em quase todas as posições. Precisamos de uma boa abordagem no início, mas é igualmente importante ter bons substitutos. Vimos isso no primeiro jogo com o Club Brugge, como é importante ter bons substitutos. Gonçalo Guedes e Neres deram um exemplo muito bom disso na 1.ª mão, como os suplentes podem ser decisivos e importantes. Amanhã [terça-feira, 7 de março] também precisamos disso.

Como treinador é a primeira vez que poderá estar nos quartos de final da Liga dos Campeões. Pessoalmente, o que significa para si?

De momento, não tem ainda significado, pois não estamos qualificados. Podemos falar disso amanhã [terça-feira, 7 de março], se fizermos um bom jogo e conseguirmos a qualificação. Estou completamente focado nisso, respeito o futebol e o adversário. Ainda não está alcançado.

míster

"Estamos muito concentrados em nos qualificarmos para os quartos de final. Para um clube como o Benfica é sempre um grande objetivo"

Pode o Benfica vencer a Liga dos Campeões?

Penso que todas as equipas que estão na fase a eliminar podem ganhar a Liga dos Campeões, mas não com as mesmas probabilidades. Isso é muito claro. Há sempre equipas com orçamentos mais baixos e essas têm menos possibilidades que as formações com maiores orçamentos. Nada é impossível no futebol, a este nível. Mas agora estamos muito concentrados em nos qualificarmos para os quartos de final. Para um clube como o Benfica é sempre um grande objetivo, mas não está alcançado. Vamos passo a passo.

Texto: Paulo Nunes Teixeira e Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas