Futebol

24 fevereiro 2023, 10h03

Equipa do Benfica festeja mais um golo marcado

Kiko Bondoso

O Benfica desloca-se ao reduto do Vizela na 22.ª jornada da Liga Bwin, estando o pontapé de saída marcado para as 20h30 de sábado, 25 de fevereiro. Procurando nova vitória, o líder vai ter pela frente um adversário que averbou 10 pontos em 12 possíveis nos últimos quatro jogos em casa. Este será o 8.º embate de sempre entre as duas formações, o 6.º para o Campeonato.

O obstáculo chamado Boavista (3-1) ficou para trás na última jornada da Liga Bwin e o Benfica desloca-se de novo ao Minho com um lastro vencedor, assente em cinco triunfos consecutivos no Campeonato (Santa Clara, Paços de Ferreira, Arouca, Casa Pia e o referido Boavista), enquanto o Vizela registou apenas uma vitória no mesmo conjunto de jornadas, concretamente em casa frente ao Rio Ave (3-1), na 18.ª ronda.

Vendo por outro ângulo, os vizelenses levam três jogos sem vencer (da 19.ª à 21.ª jornada), mas, simultaneamente, somam quatro encontros seguidos sem perder em casa, três dos quais com triunfos esclarecedores perante os seus adversários (3-1 ao Rio Ave, 3-0 ao Marítimo e 3-0 ao Vitória de Guimarães), um dado revelador das dificuldades impostas a quem os visita.

Benfica-Vizela

Agora treinado por Tulipa (no duelo em Lisboa, na 1.ª volta, o técnico era Álvaro Pacheco), o Vizela realiza uma campanha tranquila e ocupa atualmente a 9.ª posição da tabela classificativa com 26 pontos, fruto de sete vitórias, cinco empates e nove derrotas. Com mais 30 pontos (56 no total), acima e na liderança da Liga Bwin, situa-se o Benfica.

Olhando para os números, do ponto vista estatístico, e consultando a plataforma Wyscout, compreendemos que, no início da ronda, o melhor ataque (Benfica, com 54 golos) vai defrontar a sexta melhor defesa da prova (Vizela, com 21 golos sofridos).

Gonçalo Ramos

O Benfica conta mesmo com o melhor marcador da competição: Gonçalo Ramos. O internacional português isolou-se na liderança na 21.ª jornada, ao apontar um dos 13 golos que figuram na sua contabilidade, o 19.º em 31 jogos disputados em 2022/23. Diga-se, ainda, que João Mário surge logo na 2.ª posição, com 12 golos.

Apesar de terem o sétimo melhor ataque (23 golos), os vizelenses são a equipa com menos posse de bola (40,1%) entre os 18 emblemas da Liga Bwin. Por outro lado, o Benfica é o líder desse ranking, com 64,5%.

Ainda em termos ofensivos, os encarnados lideram nos toques na área (575 contra 332), nos cruzamentos (482 contra 278) e são a segunda equipa mais rematadora da prova (340 remates). Neste parâmetro, destaque para o facto de o Vizela se apresentar como a formação que mais finalizou sem contar com os cinco primeiros classificados (272 remates).

Chiquinho

A grande valia do rival de sábado aparece no capítulo defensivo. A turma treinada por Tulipa está no top 5 quanto a remates intercetados (81 contra 36), duelos defensivos (1519 contra 1483), duelos aéreos (918 contra 649) e interceções (1023 contra 706). Sendo a segunda equipa com mais cartões amarelos (71), percebe-se que é um conjunto agressivo e com grande aptidão no que toca a defender a sua baliza.

Na última partida do Vizela (empate em Barcelos a um golo com o Gil Vicente), Tulipa utilizou o seguinte onze, assente num 3x4x3: Buntic, Anderson Jesus, Bruno Wilson, Ivanildo Fernandes, Igor Julião, Claudemir, Osama Rashid, Kiki Afonso, Nuno Moreira, Kiko Bondoso e Osmajic.

Texto: Nuno Miguel Machado e Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Futebol Clube Vizela
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol