Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O 8.º jogo oficial entre as duas equipas realiza-se neste sábado, 25 de fevereiro, às 20h30, a contar para a 22.ª jornada do Campeonato.
24 fevereiro 2023, 10h03
Equipa do Benfica festeja mais um golo marcado
Kiko Bondoso
O obstáculo chamado Boavista (3-1) ficou para trás na última jornada da Liga Bwin e o Benfica desloca-se de novo ao Minho com um lastro vencedor, assente em cinco triunfos consecutivos no Campeonato (Santa Clara, Paços de Ferreira, Arouca, Casa Pia e o referido Boavista), enquanto o Vizela registou apenas uma vitória no mesmo conjunto de jornadas, concretamente em casa frente ao Rio Ave (3-1), na 18.ª ronda.
Vendo por outro ângulo, os vizelenses levam três jogos sem vencer (da 19.ª à 21.ª jornada), mas, simultaneamente, somam quatro encontros seguidos sem perder em casa, três dos quais com triunfos esclarecedores perante os seus adversários (3-1 ao Rio Ave, 3-0 ao Marítimo e 3-0 ao Vitória de Guimarães), um dado revelador das dificuldades impostas a quem os visita.
Agora treinado por Tulipa (no duelo em Lisboa, na 1.ª volta, o técnico era Álvaro Pacheco), o Vizela realiza uma campanha tranquila e ocupa atualmente a 9.ª posição da tabela classificativa com 26 pontos, fruto de sete vitórias, cinco empates e nove derrotas. Com mais 30 pontos (56 no total), acima e na liderança da Liga Bwin, situa-se o Benfica.
Olhando para os números, do ponto vista estatístico, e consultando a plataforma Wyscout, compreendemos que, no início da ronda, o melhor ataque (Benfica, com 54 golos) vai defrontar a sexta melhor defesa da prova (Vizela, com 21 golos sofridos).
O Benfica conta mesmo com o melhor marcador da competição: Gonçalo Ramos. O internacional português isolou-se na liderança na 21.ª jornada, ao apontar um dos 13 golos que figuram na sua contabilidade, o 19.º em 31 jogos disputados em 2022/23. Diga-se, ainda, que João Mário surge logo na 2.ª posição, com 12 golos.
Apesar de terem o sétimo melhor ataque (23 golos), os vizelenses são a equipa com menos posse de bola (40,1%) entre os 18 emblemas da Liga Bwin. Por outro lado, o Benfica é o líder desse ranking, com 64,5%.
Ainda em termos ofensivos, os encarnados lideram nos toques na área (575 contra 332), nos cruzamentos (482 contra 278) e são a segunda equipa mais rematadora da prova (340 remates). Neste parâmetro, destaque para o facto de o Vizela se apresentar como a formação que mais finalizou sem contar com os cinco primeiros classificados (272 remates).
A grande valia do rival de sábado aparece no capítulo defensivo. A turma treinada por Tulipa está no top 5 quanto a remates intercetados (81 contra 36), duelos defensivos (1519 contra 1483), duelos aéreos (918 contra 649) e interceções (1023 contra 706). Sendo a segunda equipa com mais cartões amarelos (71), percebe-se que é um conjunto agressivo e com grande aptidão no que toca a defender a sua baliza.
Na última partida do Vizela (empate em Barcelos a um golo com o Gil Vicente), Tulipa utilizou o seguinte onze, assente num 3x4x3: Buntic, Anderson Jesus, Bruno Wilson, Ivanildo Fernandes, Igor Julião, Claudemir, Osama Rashid, Kiki Afonso, Nuno Moreira, Kiko Bondoso e Osmajic.
Texto: Nuno Miguel Machado e Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Futebol Clube Vizela
Última atualização: 21 de março de 2024