Futebol feminino

22 fevereiro 2023, 11h57

Carole Costa

Jéssica Silva

Francisca Nazareth

Catarina Amado

Andreia Norton

Rute Costa

Lúcia Alves

Ana Seiça com Carole Costa

Sílvia Rebelo, a número 4 de Portugal

RESUMO BTV

Feito histórico! A Seleção Nacional feminina, com nove atletas do Benfica no elenco, apurou-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo. A proeza foi alcançada nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, com o triunfo sobre a congénere dos Camarões (2-1), num desafio disputado em Hamilton (Nova Zelândia).

Nesta final do play-off intercontinental, Carole Costa, uma das cinco jogadoras do SL Benfica titulares, foi determinante, ao apontar o golo da vitória da equipa das Quinas já no período de compensação, na conversão de uma grande penalidade.

Das nove jogadoras encarnadas convocadas, além da defesa-central Carole Costa, Catarina Amado (saiu aos 60' com queixas físicas), Andreia Norton, Jéssica Silva e Francisca Nazareth fizeram parte do onze de Francisco Neto.

Portugal-Camarões

Entrada forte em campo e aos 3', após canto de Andreia Norton, Francisca Nazareth cabeceou ao poste! O golo surgiu aos 22', a equipa das Quinas adiantou-se no marcador. Na sequência de um livre apontado por Francisca Nazareth, a bola embateu no poste e, na recarga, Diana Gomes faturou (1-0).

Mais acutilante, logo no reatar da segunda parte, Andreia Norton esteve perto de ampliar, com um míssil à trave (52').

Com mais posse de bola, Portugal soube gerir o encontro, mas, na reta final, Ajara Nchout Njoya igualou (1-1, aos 89').

Aos 90'+2', após recurso ao videoárbitro, a juíza Casey Reibelt assinalou pontapé de penálti por mão de uma jogadora camaronesa na área.

Portugal-Camarões

Chamada a converter, Carole Costa não desperdiçou o castigo máximo e fez o 2-1, aos 90'+4'. Um momento único, que valeu a qualificação e que ilustra a evolução galopante da modalidade nos anos mais recentes, também com o forte contributo e impulso do Benfica.

Com seis disparos, Francisca Nazareth foi a jogadora mais rematadora da partida, enquanto Jéssica Silva, atleta bastante difícil de marcar, foi quem mais faltas sofreu (cinco).

Rute Costa, Ana Seiça, Sílvia Rebelo e Lúcia Alves não foram utilizadas, mas fizeram a festa com a restante comitiva.

A conquista da turma lusa foi prontamente enaltecida pelo Presidente Rui Costa.

O Campeonato do Mundo decorrerá na Austrália e na Nova Zelândia, entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, sendo que Portugal já conhece os adversários.

A Seleção está inserida no grupo E, juntamente com os Países Baixos, o Vietname e os Estados Unidos da América.

Portugal-Camarões

DECLARAÇÕES

Carole Costa (defesa-central do Benfica): "Este sonho é de muitas gerações. Senti a responsabilidade de marcar a grande penalidade, pois sabia que o jogo estava quase a terminar e poderia dar a vitória. Dei o meu melhor e a bola entrou. Foi o golo mais importante da minha vida e é o dia mais feliz das nossas vidas."

Portugal-Camarões

Jéssica Silva (avançada do Benfica): "Tínhamos qualidade para ganhar o jogo, contra uma seleção muito física. Houve alguma ansiedade e nervosismo, mas fizemos o que estava destinado. Não fizemos um jogo perfeito, mas o objetivo foi conseguido e o sonho concretizado. Sabíamos que a grande penalidade era um momento-chave e há sempre nervosismo, mas também sabíamos que a Carole era supercompetente para marcar."

Portugal-Camarões

Portugal-Camarões
2-1
Estádio Waikato
Onze do Portugal
Patrícia Morais, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes, Catarina Amado (Joana Marchão, 60'), Dolores Silva (Ana Capeta, 90'+5'), Andreia Norton (Fátima Pinto, 71'), Tatiana Pinto, Francisca Nazareth (Andreia Jacinto, 71'), Diana Silva e Jéssica Silva
Suplentes
Inês Pereira, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Ana Seiça, Joana Marchão (60'), Lúcia Alves, Fátima Pinto (71'), Vanessa Marques, Andreia Jacinto (71'), Carolina Mendes, Ana Capeta (90'+5') e Telma Encarnação
Onze dos Camarões
Catherine Biya, Estelle Johnson, Marie-Aurelle Awona (Michaela Abam, 66'), Claudia Dabda, Claudine Meffometou, Charlene Meyong (Geneviève Ngo Mbeleck, 66'), Jeannette Yango (Eliane Manbolamo, 90'+9'), Colette Ndzana, Monique Ngock, Ajara Nchout Njoya e Éliane Bibout (Gabrielle Onguéné, 49')
Suplentes
Marthe Ongmahan, Doudou Ousmanou, Eliane Manbolamo (90'+9'), Geneviève Ngo Mbeleck (66'), Brigitte Omboudou, Michaela Abam (66'), Tatiana Ekogo, Gabrielle Onguéné (49'), Catherine Mbengono e Brenda Tabe
Ao intervalo 1-0
Equipa de arbitragem
Árbitra: Casey Reibelt (Austrália); Assistentes: Joanna Kate Charaktis e Mi-Suk Park; 4.ª árbitra: Emikar Caldera Barrera; VAR: Tatiana Guzmán; AVAR: Carol Chénard
Golos
Portugal: Diana Gomes (22') e Carole Costa (90'+4' gp); Camarões: Ajara Nchout Njoya (89')

Texto: Redação
Fotos: FPF
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino