Futebol

18 fevereiro 2023, 13h10

Os jogadores do Benfica a celebrar um dos 51 golos na prova

Vukotic

Regressa a casa o Benfica, após mais uma noite europeia de sucesso, para agora enfrentar o Boavista diante dos seus adeptos. Reedita-se, nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, às 21h15, um duelo carregado de história no encontro da 21.ª jornada da Liga Bwin. Manter a sequência de vitórias na prova é o propósito das águias!

Santa Clara (0-3), Paços de Ferreira (0-2), Arouca (0-3) e Casa Pia (3-0) foram superados pelo Benfica nos últimos quatro desafios para o Campeonato Nacional, que teve os compromissos da Taça de Portugal e Liga dos Campeões pelo meio, surgindo agora um Boavista que, nos últimos quatro jogos, venceu o Portimonense (4-2), empatou com Santa Clara e Casa Pia, este na pretérita jornada, e perdeu com o Estoril, em duelo de acerto de calendário referente à 14.ª ronda da prova.

João Mário

Fora de portas, o 9.º classificado da Liga Bwin no início desta jornada, com 26 pontos, registou apenas duas vitórias (Arouca e Portimonense) em nove jogos, a última das quais a 11 de setembro. Já o Benfica, líder da competição com 53 pontos, em 10 jogos disputados no seu reduto, obteve nove triunfos e um empate.

Benfica e Boavista vão defrontar-se pela 131.ª vez, ainda que em jogos para o Campeonato Nacional este seja o 120.º embate. Globalmente, as águias apresentam um saldo com 76 triunfos (58%) contra 20 dos axadrezados (15%), tendo as duas formações empatado por 34 ocasiões (26%).

António Silva

No início da ronda 21, o Benfica apresenta-se como o melhor ataque da Liga Bwin com 51 golos e divide o estatuto de melhor defesa, fruto dos 12 golos sofridos. Neste parâmetro particular, o Boavista, apesar da posição tranquila que ocupa na tabela classificativa, é a 3.ª pior defesa da competição, com 31 golos sofridos, superada somente por Paços de Ferreira (36) e Marítimo (37), formações que ocupam os dois lugares de descida de divisão.

A veia goleadora da equipa tem reflexo nos melhores marcadores da competição, em que João Mário e Gonçalo Ramos, com 12 golos, estão na dianteira com o gilista Fran Navarro.

Benfica

Para este duelo, olhando para os dados recolhidos na plataforma Wyscout, o Benfica surge como a segunda equipa que mais remates fez na prova (323 contra 196 do Boavista) e que mais cruzamentos efetuou (448 contra 320). Ao nível da posse de bola, as águias lideram (64,3% contra 47,6%).

E se o Benfica foi a equipa que menos remates permitiu à sua baliza, o Boavista ocupa a 4.ª posição, ficando logo atrás de Sporting e FC Porto (127 contra 205). Os encarnados consentiram uma média de 5,84 remates por cada 90 minutos, enquanto os axadrezados permitiram 9,32 remates.

Benfica-Chaves

No último jogo oficial, na receção ao Casa Pia (0-0), o técnico Petit colocou o Boavista organizado em 4x2x3x1, com o seguinte onze: Rafael Bracali, Pedro Malheiro, Reggie Cannon, Abascal, Bruno Onyemaechi, Sebastián Pérez, Makouta, Salvador Agra, Bruno Lourenço, Ricardo Mangas e Yusupha.

Do lado do coletivo benfiquista, refira-se que Bah e Morato são baixas na equipa, devido às expulsões no encontro da Taça de Portugal frente ao Braga, enquanto entre os axadrezados, pelo mesmo motivo, Sebastián Pérez também não será opção.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Twitter Liga Portugal e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol