Basquetebol

18 fevereiro 2023, 16h54

Esgueira-Benfica

Terrell Carter foi o MVP do encontro em Esgueira

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic
22.ª Jornada
1.ª Fase
RESULTADO FINAL
INT: 33-49
Esgueira 61
Benfica 93
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
20-26 33-49 45-73 61-93

A equipa de basquetebol do Benfica terminou a 1.ª fase da Liga Betclic em 1.º lugar, após vencer, neste sábado, 18 de fevereiro, de forma inequívoca em Esgueira, por 61-93.

Em jogo estava a liderança no final da fase regular, com os encarnados a repartirem com o FC Porto o primeiro lugar da classificação. O Sporting também estava à espreita e os benfiquistas sabiam que uma vitória era o único resultado possível.

Norberto Alves escalou Aaron Broussard, Toney Douglas, Betinho Gomes, Terrell Carter e Ivan Almeida para iniciarem a partida no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira.

A formação da casa conseguiu dividir as despesas do encontro na fase inicial, com alguns triplos certeiros, mas cedo se percebeu que no capítulo ofensivo os encarnados não iam facilitar.

Com uma alta eficácia de lançamento, fruto de muitos pontos na zona pintada, o Benfica cavou uma vantagem de dez pontos, que só por algum relaxamento nos últimos dois minutos do 1.º quarto foi diluída para um 20-26.

Esgueira-Benfica

Do lado das águias, Aaron Broussard e Terrell Carter estavam imparáveis, e quando assim é pouco há a fazer para os adversários.

Após consentirem 20 pontos nos primeiros 10 minutos, os benfiquistas reforçaram o trabalho defensivo e anularam por completo as unidades ofensivas do Esgueira. Sem tirarem o pé do acelerador, os encarnados foram para o intervalo a vencer por 33-49.

No reatamento, apesar da tentativa de reação da turma orientada por Pedro Costa, o Benfica selou praticamente a partida com um parcial de 2-10, que cavou uma vantagem já muito difícil de contrariar.

Numa segunda parte sem muita história, fruto da qualidade do jogo benfiquista, coube à equipa visitante controlar as investidas adversárias e aos poucos acentuar o diferencial de pontos existente entre os dois conjuntos. Com os parciais de 12-24 e 16-20, o Benfica venceu tranquilamente por 61-93.

Um triunfo que deu a liderança isolada no término da 1.ª fase (o FC Porto perdeu em Ovar por 71-67) e que fornece uma motivação extra aos campeões nacionais para o que aí vem da competição.

Individualmente, destaque para Aaron Broussard (22 pontos, três ressaltos e seis assistências) e para o MVP, Terrell Carter (21 pontos, nove ressaltos, uma assistência, três roubos de bola e dois desarmes de lançamento).

Benfica-Sangalhos

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Foi um jogo em que a equipa jogou bem coletivamente. Defendemos muito bem. Sinto que subimos novamente de rendimento, acabarmos esta 1.ª fase em 1.º lugar é importante para nós. Dá-nos mais confiança para o futuro. Com o término da competição europeia houve a possibilidade de descansar um pouco mais os rapazes e sentimos que vamos continuar a crescer."

Esgueira-Benfica

Esgueira-Benfica
61-93
Pavilhão Clube do Povo de Esgueira
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Toney Douglas, Betinho Gomes, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Sérgio Silva e James Ellisor
Cinco inicial do Esgueira
Trevon Evans, Ryan Ogden, António Lucas, Alexander Kappos e Biniam Ghebrekidan
Suplentes
Jordan Callahan, André Marques, Hugo Sotta, Francisco Corujo, Rubinho Mendes, Francisco Nunes e Bolon Sauané
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
20-26 33-49 45-73 61-93
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (22), Terrell Carter (21), Ben Makram Romdhane (11), Betinho Gomes (10), Ivan Almeida (9), James Ellisor (6), Toney Douglas (5), Eduardo Francisco (4), José Barbosa (3) e Sérgio Silva (2) 

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: FPB e Arquivo SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas