Clube

08 fevereiro 2023, 20h18

Special Champions League

Simão Sabrosa, diretor de relações internacionais do Benfica, presente no evento que teve a chancela da Fundação Benfica

REPORTAGEM BTV

EM ATUALIZAÇÃO

O Campo Sintético do Estádio da Luz recebeu, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, a jornada de Lisboa do Special Champions League, Torneio Internacional coordenado pela European Football for Development Network (EFDN) e que contou com a organização da Fundação Benfica.

Esta jornada do projeto social de futebol adaptado que promove a inclusão junta 120 jovens atletas que sofrem de deficiência cognitiva, pertencentes a 12 equipas, de onde se destacam Fundación Alcoraz, Everton in the Community, Fundación Levante, Juventus, Special Olympics Portugal, Fundação Benfica, Werder Bremen, Bayer 04, Kas Eupen, Foundation 92, NEC Nijmegen e Ajax.

Jorge Miranda, diretor da Fundação Benfica, explicou a importância de um evento desta natureza na cidade de Lisboa.

"É um evento importante no âmbito do futebol adaptado. A Fundação tem feito cada vez mais trabalho nessa área, mas não o pode fazer sozinha. Tem feito com parceiros ao nível fundacional do futebol (e uma sede ótima em que todos nos organizamos, que é a EFDN), e fundos comunitários que ajudam a pagar isto. Cada vez mais, o desporto inclusivo é visto como uma força social", referiu Jorge Miranda, à BTV.

Ouça Jorge Miranda

Special Champions League

A Fundação Benfica esteve na organização da jornada na capital portuguesa, algo que não foi complicado, apesar da "logística especial".

"Diria que foi fácil, porque nós e os nossos parceiros temos boa capacidade de organização. Já não é a primeira vez que o fazemos, mas, dentro dessa facilidade, há toda uma logística especial, que obriga a trabalhos redobrados, mas nada que não se faça com um sorriso nos lábios", assumiu Jorge Miranda.

Vicky Conde Sancho, da European Football for Development Network (EFDN), enfatizou a parceria de trabalho com a Fundação dos encarnados.

"É um dia muito especial, graças à Fundação Benfica estamos a fazer este evento com 12 equipas de toda a Europa. Está a ser um prazer trabalhar com a Fundação Benfica, todas as equipas estão a aproveitar", reconheceu.

A presença de Simão Sabrosa, diretor de relações internacionais do Benfica, foi uma agradável surpresa para os atletas participantes, tornando o momento ainda mais inesquecível. "Quando a Fundação entra em campo, todo o Benfica se junta. Fica um agradecimento muito grande, tudo isso provoca o nosso sorriso e fabrica o deles", destacou Jorge Miranda.

Special Champions League

Vice-presidente do Clube, José Gandarez salientou, à BTV, a relevância do evento e do papel do Sport Lisboa e Benfica no "campeonato da inclusão".

"O Benfica, através da Fundação, tem feito um trabalho notável, nomeadamente na responsabilidade social. É um orgulho muito grande ter recebido pela primeira vez a Special Champions League e trabalhar ao nível da inclusão e da responsabilidade social. É o nosso papel, a nossa responsabilidade. Os Benfiquistas têm de conhecer cada vez mais o trabalho da Fundação. É um trabalho sustentável ao longo de vários anos", comentou José Gandarez.

Para além do torneio no Sintético, realce para a cerimónia na FanZone, contando com a presença de atletas e técnicos das equipas participantes e representantes dos parceiros, e para a visita ao Estádio da Luz, onde todos puderam usufruir do voo da águia Vitória.

As próximas etapas deste evento têm lugar nas cidades de Leverkusen, Breda e Bruxelas.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas