Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, assinaram nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, um protocolo que viabiliza a construção da primeira Casa Benfica de nova geração.
08 fevereiro 2023, 22h14
O Presidente Rui Costa com o presidente da Câmara Municipal de Santarém Ricardo Gonçalves
Está dado, assim, um passo decisivo para que a Casa Benfica Santarém se transforme na primeira Casa Benfica 2.0, ultrapassando um conjunto de aspetos burocráticos que não permitiu que o processo aberto em 2019 pudesse ser concluído antes, nomeadamente questões relacionadas com o licenciamento da obra junto da Direção-Geral do Património Cultural, além dos efeitos decorrentes da pandemia COVID-19.
Agora, está livre o caminho para que a nova Casa Benfica Santarém, a construir nos antigos restaurante e cafetarias do Jardim da Liberdade, desocupados há vários anos, seja uma realidade, a qual se espera ver concretizada em setembro deste ano de 2023.
O Benfica propõe-se a garantir a construção de um espaço de 400 metros quadrados de área desportiva, académica e social com especial foco nas crianças, envolvendo ainda a criação de duas dezenas de postos de trabalho.
O projeto envolve igualmente espaços de Food & Beverage, um conceito inovador, Barbearia Benfica e a Store Benfica, com todos os serviços e produtos do Sport Lisboa e Benfica, incluindo os Jogos Santa Casa.
O Presidente Rui Costa, após a assinatura do protocolo, num salão cheio onde estiveram também os vice-presidentes Domingos Almeida Lima, Luís Mendes e José Gandarez, expressou o seu "orgulho" pelo início de um projeto que "será um pilar das novas Casas Benfica".
"Quero agradecer ao município de Santarém e ao seu presidente, Ricardo Gonçalves, por todo o apoio que nos deu desde o início neste projeto, por acreditar na marca Benfica. Garantimos que a marca Benfica é isto mesmo. Num município cheio de Benfiquistas, faz todo o sentido arrancar com este projeto. Este será o primeiro pilar das novas Casas Benfica, algo que queremos espalhar pelo país e pelo mundo inteiro", enalteceu.
"Pretendemos com este projeto aproximar cada vez mais os nossos adeptos ao Estádio da Luz, que tenham maior proximidade e orgulho no que é o Sport Lisboa e Benfica. Não procuramos só embelezar os municípios com uma Casa bonita, mas sim dar utilidade à mesma"
Rui Costa
O líder encarnado lembrou precisamente a importância das Casas Benfica na vivência do Clube e qual o propósito do projeto que agora arranca.
"Temos 298 Casas [Filiais e Delegações] espalhadas pelos cinco continentes, temos 25 mil desportistas nessas mesmas Casas, são números que nos enchem de orgulho. Depois, 25 por cento das receitas do Estádio da Luz nascem nas Casas do Benfica. Pretendemos com este projeto aproximar cada vez mais os nossos adeptos ao Estádio da Luz, que tenham maior proximidade e orgulho no que é o Sport Lisboa e Benfica. Não procuramos só embelezar os municípios com uma Casa bonita, mas sim dar utilidade à mesma. Pessoalmente, é um extraordinário orgulho que esta Casa nasça num município com tantos Benfiquistas. Esta Casa vai ser um pilar para tantas outras Casas que vão nascer desta dimensão", reforçou Rui Costa, que deixou palavras de apreço e gratidão a Álvaro Gaivoto por todo o trabalho que fez durante 37 anos à frente da Casa Benfica Santarém: "Um grande exemplo de Benfiquismo e dedicação."
O presidente da edilidade, Ricardo Gonçalves, espera que a Casa Benfica Santarém 2.0 "acrescente muito valor ao concelho".
"A marca do Benfica é muito grande, como sportinguista não posso deixar de o dizer. Quando este projeto nos foi apresentado, imediatamente dissemos que sim. O Benfica é uma marca diferenciadora e em Santarém há muitos Benfiquistas. Houve algumas dificuldades iniciais, um pequeno grupo de pessoas que se opôs, problemas de licenciamento que também foram ultrapassados. O Benfica irá acrescentar muito valor ao nosso concelho, não é apenas mais uma Casa Benfica, é a primeira de uma nova geração de Casas", frisou, antes de acompanhar a delegação Benfiquista, liderada por Rui Costa, às instalações que vão ser reconvertidas.
"A marca Benfica é muito grande, como sportinguista não posso deixar de o dizer. É uma marca diferenciadora"
Ricardo Gonçalves, presidente da CM Santarém
Refira-se que, sendo o associativismo a base da gestão e funcionamento das Casas, Filiais e Delegações do Sport Lisboa e Benfica, o Clube, respondendo à necessidade de adaptação aos desafios futuros, aprovou um novo modelo de Casas Benfica 2.0, que será implementado de imediato em Santarém, mas de olhos colocados em novas localizações.
Vila Real, Portalegre, Loures e Beja serão os próximos passos a dar, enquanto Covilhã e Torres Vedras vão seguir modelos idênticos, porém, numa versão mais compacta nos serviços a prestar.
O propósito é dotar as Casas Benfica 2.0 de uma gestão profissional nas áreas de intervenção, de modo a que o associativismo tenha, por um lado, a sua necessária sustentabilidade, e, por outro, as atividades desportivas, sociais e culturais em curso de forma interrupta, garantindo uma frequência regular num projeto que se pretende de excelência ao serviço da população local, sempre com os pergaminhos do Sport Lisboa e Benfica e a sua Mística presentes.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024