Judo

07 fevereiro 2023, 09h43

Telma Monteiro

Telma Monteiro no combate com Daria Bilodid

Com um 5.º lugar, Telma Monteiro (-57 kg) foi a judoca do Benfica que alcançou melhor classificação no Grand Slam de Paris, realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Nesta mítica prova do circuito mundial, que Telma Monteiro venceu em 2012 e 2015, a atleta olímpica ficou isenta na primeira ronda e estreou-se frente à costa-marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne, que superou com duplo waza-ari e consequente ippon.

Na 3.ª ronda, Telma venceu a turca Ozlem Yildiz no ponto de ouro, seguindo-se a mongol Ichinkhorloo Munkhtsedev, adversária que a judoca do Benfica derrotou por waza-ari.

No duelo da semifinal, Telma cedeu ante a francesa Priscilla Gneto, que levou a melhor no ponto de ouro.

Telma Monteiro

Na derradeira luta, pelo bronze, a atleta encarnada encontrou Daria Bilodid, a talentosa ucraniana que subiu dos -48 kg para os -57 kg e venceu Telma por waza-ari, também no ponto de ouro. O duelo terminou após 7m14s, sinal do equilíbrio entre ambas as atletas no tatami.

Bárbara Timo (-63 kg), isenta na ronda inaugural, venceu a francesa Agathe Devitry por waza-ari, mas ficou-se pelo segundo combate. Ao sofrer um contra-ataque da cubana Maylin Del Toro, a atleta encarnada despediu-se da competição.

Em masculinos, Anri Egutidze (-81 kg) venceu o primeiro combate ante Mohamed Imadou (Comores) pela vantagem máxima e cedeu com o coreano Joonhwan Lee, vencedor do Grand Prix de Portugal 2023 no último fim de semana de janeiro.

Rodrigo Lopes (-60 kg) foi eliminado no primeiro combate frente a Hakberdi Jumayev (Turquemenistão).

Texto: Redação
Fotos: FIJ
Última atualização: 21 de março de 2024