Futebol feminino

07 fevereiro 2023, 10h41

Filipa Patão

Filipa Patão

Pensamento na vitória. É assim que a equipa feminina de futebol do Benfica vai enfrentar o Sporting às 20h00 de quarta-feira, 8 de fevereiro, na 2.ª mão das meias-finais da Taça da Liga.

A vantagem alcançada na 1.ª mão (4-1) não desvia o foco das bicampeãs nacionais, cujo objetivo passa por, no Estádio Aurélio Pereira, bater as leoas pela quinta vez em 2022/23.

Ouça Filipa Patão

Os sucessivos êxitos no dérbi eterno alimentam a vontade de continuar a triunfar.

"Não há jogos iguais. Partimos com vantagem e temos os nossos objetivos, que não passam por aguentar o resultado, mas por fazer o que se impõe ao Benfica, que é procurar a vitória. Encaramos todos os jogos como estímulo competitivo e precisamos deles para continuar a crescer e motivar as jogadoras a trabalharem cada vez mais", afirmou Filipa Patão, na antevisão ao encontro.

Filipa Patão

"Partimos com vantagem e temos os nossos objetivos, que não passam por aguentar o resultado, mas por fazer o que se impõe ao Benfica, que é procurar a vitória"

Filipa Patão

Independentemente da vantagem alcançada no Benfica Campus, "o objetivo é ganhar" diante de um rival que pode surpreender.

"Acresce-nos a responsabilidade de sermos competentes em mais um jogo. Por mais que as equipas se conheçam, sabemos da competência que o Sporting tem e precisamos de estar sempre no nosso máximo para vencer. É mais um episódio de uma longa série jogos contra o Sporting", disse a treinadora do Benfica aos jornalistas.

Filipa Patão

Reconhecendo que as verdes e brancas têm sido "mais camaleónicas" do que em anos anteriores, o Benfica preparou o dérbi ao detalhe para não ser surpreendido.

Fruto da sensacional caminhada encarnada, pontuada só com vitórias nas competições internas, muitas jogadoras foram chamadas às respetivas seleções e só em março voltará a haver competição oficial.

Nada disso mudará o foco antes do dérbi. "Todas as jogadoras sabem da importância dos jogos e do momento em que estão no Benfica", constatou Filipa Patão.

Entre o desejo de que a Seleção Nacional possa apurar-se para o Campeonato do Mundo – o Benfica tem nove atletas convocadas –, a técnica encarnada está preparada para as dificuldades nas próximas semanas.

"Ficaremos apenas com quatro jogadoras do plantel, mas as jogadoras são extremamente profissionais", referiu, acrescentando que algumas atletas da equipa B vão juntar-se aos trabalhos.

Ana Seiça

Ouça Ana Seiça

Uma das ausentes será Ana Seiça. A central, que visa a primeira internacionalização pela equipa das Quinas, admitiu que a chamada à Seleção para o play-off intercontinental de qualificação para o Mundial deveu-se não só ao trabalho individual como do Clube nesta temporada.

O dérbi com o Sporting será mais um momento de intensidade competitiva. "Temos a vantagem da 1.ª mão, mas cada jogo é um jogo e vamos trabalhar para a vitória, que é o que nos interessa", afirmou.

"O jogo é bastante importante e, mesmo tendo vantagem, queremos ganhar e ir à final com toda a confiança do mundo. Temos de entrar fortes", disse Ana Seiça.

Se o individual pode fazer a diferença, o Benfica foca-se no "trabalho coletivo". "Há muita alegria entre nós. Trabalhamos com intensidade e confiança nos nossos processos. Há que aprimorar os detalhes, pois isso faz a diferença", vincou.

CONVOCADAS

Anna Gasper, Ana Seiça, Andreia Faria, Andreia Norton, Ana Vitória, Beatriz Nogueira, Catarina Amado, Carole Costa, Cloé Lacasse, Christy Ucheibe, Francisca Nazareth, Inês Simas, Jéssica Silva, Katelin Talbert, Lúcia Alves, Marta Cintra, Nycole Raysla, Pauleta, Rute Costa e Sílvia Rebelo.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino