Voleibol

10 janeiro 2023, 21h19

Benfica-Civitanova

Aaro Nikula enfrenta o bloco dos italianos

RESUMO BTV

Liga dos Campeões
5.ª jornada
do grupo C
RESULTADO FINAL
Benfica 0
Cucine Lube Civitanova 3
1.º set 2.º set 3.º set
18-25 19-25 18-25

Frente a uma das melhores equipas do mundo, a tarefa da equipa de voleibol do Benfica era complicada e o desaire diante dos italianos do Cucine Lube Civitanova (0-3), em partida da 5.ª jornada do grupo C da Liga dos Campeões, reflete a diferença entre ambas as equipas.

Apesar de terem vendido cara a derrota em Itália (2-3), nesta terça-feira, 10 de janeiro, no Pavilhão n.º 2 da Luz, os campeões nacionais não conseguiram levar a melhor em qualquer parcial, o que pode explicar-se, em parte, pela incapacidade de maior acutilância no serviço, um dos aspetos apontados por Marcel Matz como decisivo, na antevisão do desafio.

Benfica-Civitanova

Ao invés, os italianos conseguiram 14 ases, contra dois do Benfica, e as rápidas combinações no ataque foram uma arma para ultrapassar o bloco encarnado.

No 10.º embate europeu dos encarnados frente a opositores transalpinos, a equipa comandada por Marcel Matz entrou mal e viu-se com seis pontos de desvantagem numa fase inicial (2-8). A partir daí, a aproximação no marcador tornou-se mais difícil e o 1.º set foi concluído com 18-25.

Benfica-Civitanova

Numa noite em que a equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica também jogava, fora de casa, com o Varzim, houve apoio nas bancadas – compareceram 725 espectadores – e o 2.º set foi muito disputado. Mais agressivos, os encarnados tiveram um bom início de parcial e, sensivelmente a meio do set, lideravam (12-10).

Com um remate que originou o 18-17, Pablo Natan ainda fez acreditar que seria possível lutar até ao final, mas um timeout do treinador adversário quebrou o ritmo e contribuiu para a recuperação do Civitanova (19-25).

Benfica-Civitanova

Com Rapha e Lucas França de início no derradeiro parcial, o desfecho foi semelhante (18-25), mas este encontro diante de um rival cotado foi mais um passo na evolução de atletas com menor experiência a este nível.

Aaro Nikula foi o melhor pontuador dos encarnados (11 pontos).

Quando falta uma jornada para a conclusão da fase de grupos, o Benfica totaliza dois pontos.

Para os campeões nacionais segue-se a jornada dupla no próximo fim de semana, ante AA Espinho (sábado, 14 de janeiro) e Fonte Bastardo (domingo, 15 de janeiro), ambos em casa para o Campeonato Nacional (2.ª fase).

Benfica-Civitanova

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Era um jogo extremamente difícil contra uma equipa com grande poderio atacante e de serviço. Conseguiram muitos breakpoints, mas mesmo assim mérito para o Ivo [Casas] e para o Japa, que tiveram um desempenho alto nessas situações. Sabíamos das dificuldades e optei por dar oportunidade, acrescida de responsabilidade muito grande, a alguns jogadores, diante dos nossos adeptos. Servirá para ganharem bagagem."

Benfica-Civitanova

Benfica-Cucine Lube Civitanova
0-3
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Peter Wohlfahrstätter, Bernardo Westermann, Pablo Natan, Aaro Nikula, Japa, Thales Falcão e Ivo Casas (L)
Suplentes
Rapha, André Lopes, Hugo Gaspar, Lucas França, Tiago Violas, Arthur Puron e Bernardo Silva (L)
Formação inicial do Cucine Lube Civitanova
Simone Anzani, Marlon Herrera, Luciano Cecco, Jose Fernández, Mattia Bottolo, Barthélémy Chinenyeze e Fabio Balaso (L)
Suplentes
Pasquale Sottile, Ivan Zaytsev, Aleksandar Nikolov, Enrico Diamantini, Mattia Gottardo e Francesco D'Amico (L)
1.º set 2.º set 3.º set
18-25 19-25 18-25

Texto: Redação
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas