Voleibol

04 dezembro 2022, 20h28

Dérbi

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

 

Campeonato Nacional
12.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
Sporting 1
Benfica 3
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
20-25 20-25 26-24 20-25

A equipa de voleibol do Benfica foi ao Pavilhão João Rocha, casa do Sporting, vencer o rival, por 1-3, em jogo da 12.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional. 

Primeira etapa da competição a entrar na fase final, quase tudo definido, mas um dérbi é sempre um dérbi, seja em que modalidade for. O Benfica tem estado mais regular do que o Sporting em 2022/23 e mostrou-o nos primeiros dois sets do jogo. 

Bom side out por parte das duas equipas no 1.º set, com os verdes e brancos a apostarem na zona 4 e as águias nos ataques na pipe. Ainda assim, a equipa da casa falhava no serviço e os da Luz distanciavam-se. Triunfo encarnado no 1.º set, por 20-25

O 2.º set foi muito tirado a papel químico do parcial inicial, com o Sporting a falhar na ação de serviço e em alguns ataques junto à rede, nomeadamente na zona de oposto. De positivo? O bloco, mas era insuficiente; o Benfica, por sua vez, defendia bem, atacava melhor, aproveitava bem o side out e fechava o 2.º set em 20-25

Dérbi

O Sporting tinha de relançar o jogo, não tinha nada a perder e entrou melhor no 3.º set. Comandou o marcador, esteve mais eficaz nas várias ações do jogo e não deixou o Benfica reentrar na partida. Marcel Matz viu-se obrigado a parar o dérbi, alerta que surtiu efeito. As águias aproximaram-se, levaram o 3.º set para as vantagens, mas os verdes e brancos ganharam, por 26-24

Era importante evitar a negra e o Benfica sabia-o. Colocou o melhor voleibol na quadra, o conjunto leonino não conseguia impor o seu jogo, via vários remates ficarem no bloco encarnado e o triunfo do Benfica no 4.º set (20-25) e no jogo (1-3) acabou por ser uma inevitabilidade. 

O Benfica soma 30 pontos na classificação do Campeonato Nacional e fecha a 1.º fase em casa com o VC Viana. 

Dérbi

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi um bom jogo, bem disputado. Gostei da partida, controlámos, os jogadores conseguiram fazer as coisas bem, foram expressivos nessas ações e vencemos bem. Pudemos jogar com jogadores que não jogaram com a AA Espinho [no sábado, 3 de dezembro]. Isso foi bom para não desgastar, o que nem sempre é possível fazer numa jornada dupla."

Hugo Gaspar (oposto e capitão do Benfica): "Bom jogo. Estamos na reta final da 1.ª fase. É sempre difícil jogar aqui, tínhamos de ser consistentes, conseguimos ser. É bom para dar confiança à nossa equipa, porque temos muitos jogos e viagens. Precisávamos desta vitória que foi muito bem conseguida frente a um grande adversário. Estamos contentes por ter vencido este jogo."

Dérbi

Sporting-Benfica
1-3
Pavilhão João Rocha
Formação inicial do Benfica
 Rapha, Tiago Violas, Peter, Hugo Gaspar, Japa, Thales Falcão e Ivo Casas (L)
Suplentes
André Lopes, Bernardo Westermann, Pablo Natan, Aaro Nikula, Lucas França, Arthur Puron e Bernardo Silva (L) 
Formação inicial do Sporting
Thiago Gelinski, Josué Rios, Brian Melgarejo, Joaquin Gallego, José Masso, Tiago Barth e Gil Pereira (L)
Suplentes
 Toms Svans, José Jardim, Kelton Tavares, Richardson Silva, Gabriel Bertolini, Roberval Silva e João Simões (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
20-25 20-25 26-24 20-25

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol