Basquetebol

30 novembro 2022, 20h20

Tomás Barroso

Basquetebol

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic
11.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
Benfica 95
Esgueira 82
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
19-18 42-36 74-60 95-82

O Benfica venceu o Esgueira por 95-82 nesta quarta-feira, 30 de novembro, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 11.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Os encarnados não precisaram de acelerar muito para vencer, numa partida que ficou marcada pelo regresso de José Silva à competição.

Apenas três dias depois da vitória no reduto do Sporting, os benfiquistas voltaram a jogar para o Campeonato Nacional. Em gestão, Norberto Alves deixou Terrell Carter de fora e optou por chamar Maik Zirbes. O internacional alemão fez parte do cinco inicial, a par de Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas e Ivan Almeida.

Os campeões nacionais entraram com pouca velocidade no jogo e alguma passividade na defesa. O Benfica reagia mais do que agia e permitiu ao Esgueira dividir as despesas da partida na primeira parte.

Aaron Broussard

Sem perder o controlo do encontro, os encarnados deixaram que o adversário tomasse a liderança em alguns momentos, mas acabaram por sair a vencer, quer no 1.º quarto, quer ao intervalo. Com os parciais de 19-18 e 23-18, o Benfica recolheu às cabinas na frente por 42-36.

O intervalo fez bem às águias, que, apesar de um parcial inicial de 0-6, saíram finalmente do ritmo de cruzeiro (natural devido ao elevado número de jogos num curto espaço de tempo) e rumaram para uma vantagem dilatada.

Ao comando do leme esteve o capitão Tomás Barroso (15 pontos), bem auxiliado por Ivan Almeida (14 pontos) e Makram Ben Romdhane (MVP com 19 pontos, cinco ressaltos, duas assistências e três roubos de bola).

Makram Ben Romdhane

Do lado do Esgueira, Trevon Evans e Alexander Kappos foram os jogadores mais em foco no encontro.

Dois parciais de 32-24 e 21-22 deram a vitória tranquila e incontestável dos campeões nacionais por 95-82, numa partida que ficou marcada pelo alcançar dos 1000 pontos na Liga portuguesa por parte do Benfica e pelo regresso de José Silva (com um triplo) após longa paragem por lesão.

Os encarnados são líderes do Campeonato Nacional com 11 vitórias em 11 jogos. As atenções viram-se agora para a Liga dos Campeões, o Benfica defronta o Riga na próxima terça-feira, 6 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade.

Norberto Alves

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Foi o quinto jogo em 15 dias. A equipa está um pouco cansada, o que é normal. Percebe-se na atitude, nomeadamente a defender. Sabíamos que íamos ter algumas dificuldades. Sofremos muitos pontos, mais do que queríamos para esta partida. A equipa continuou a fazer coisas boas, tendo em conta a nossa filosofia. Na segunda parte tivemos alguns bons momentos que nos permitiram não passar dificuldades no final do encontro."

Equipa

Benfica-Esgueira
95-82
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Maik Zirbes e Ivan Almeida
Suplentes
Eduardo Francisco, José Silva, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor
Cinco inicial do Esgueira
Trevon Evans, Ryan Ogden, Alexander Kappos, Biniam Ghebrekidan e Pedro Catarino
Suplentes
António Lucas, Hugo Sotta, Rubinho Mendes, Thomas Laerke, Francisco Nunes e Bolon Sauané
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
19-18 42-36 74-60 95-82
Pontuadores do Benfica
Makram Ben Romdhane (19), Tomás Barroso (15), Ivan Almeida (14), Toney Douglas (12), Aaron Broussard (11), Betinho Gomes (7), James Ellisor (7), Diogo Gameiro (5), José Silva (3) e Maik Zirbes (2)

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol