Futebol

08 novembro 2022, 13h13

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Roger Schmidt anteviu, em conferência de Imprensa, a partida entre o Estoril e o Benfica, da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. As equipas encontram-se três dias depois, novamente no Estádio António Coimbra da Mota, quarta-feira (9 de novembro), às 20h45. O técnico considerou que este será "um jogo completamente diferente" e assumiu que o grupo tem tido vários "momentos positivos".

No Benfica Campus, Roger Schmidt reconheceu ser importante jogar futebol com alegria, mas que isso "só por si não chega"; abordou a paragem a meio da época devido ao Campeonato do Mundo, disse ainda ser cedo para falar do Club Brugge [adversário nos "oitavos" da Champions] e lembrou que, apesar de a época estar a correr bem, ainda nada foi conquistado.

Pensa que este jogo, a eliminar, será estrategicamente diferente do desafio da Liga Bwin?

É um jogo completamente diferente, nada tem a ver com o último [Estoril-Benfica, da 12.ª jornada da Liga Bwin]. Apenas as equipas são as mesmas. É outra competição, já nos conhecemos melhor e podemos usar o jogo de domingo para preparar mais ao pormenor a equipa. Vale para eles e para nós. Amanhã [quarta-feira] temos de estar novamente preparados. Sabemos que o Estoril é uma boa equipa, tiveram oportunidades contra nós, mas, mesmo assim, nós merecemos ganhar. Temos de mostrar a mesma concentração, temos todas as hipóteses de ganhar o jogo.

Roger Schmidt

"Todos tentam estar a um nível alto em prol do Benfica. Quando se ganha jogos, os jogadores estão mais felizes"

Roger Schmidt, treinador do Benfica

Na última conferência de Imprensa falou da felicidade dos jogadores. Considera que esse é um ponto-chave para que os jogadores continuem a jogar como têm jogado?

É importante estar feliz, não só no futebol, mas também na vida pessoal. Quando se sente bem-vinda e valorizada num grupo, uma pessoa pode desempenhar um papel ao melhor nível. A atmosfera, a cultura da equipa e a felicidade são importantes. A felicidade só por si não chega. O que os jogadores estão a fazer, todo o esforço e concentração demonstrados nos jogos é algo muito bom. São momentos positivos. Também sabemos que podemos contar com os que entram nas partidas. Todos tentam estar a um nível alto em prol do Benfica. Quando se ganha jogos, os jogadores estão mais felizes. Neste momento, as coisas estão a correr bem como um todo.

Esta é uma temporada invulgar, vai ter alguns jogadores, daqui a uns dias, no Campeonato do Mundo. Por outro lado, tem jogadores que vão ficar. Qual o papel do treinador em relação aos jogadores que ficam?

Para todos os jogadores é uma grande honra jogar pela seleção, principalmente quando há um Campeonato do Mundo. Todos querem fazer parte, e esta é a melhor competição que se pode jogar enquanto jogador profissional. Desejo que todos os nossos jogadores sejam campeões do mundo, mas é uma situação que também temos no Clube: só podem jogar onze e nem todos estão no onze titular. Os jogadores têm de saber gerir isso. Quem for, vai dar o máximo; com quem ficar, vamos tentar gerir a situação. Há vários convocados, teremos algumas conversas, mas parece-me que os jogadores têm uma perspetiva muito realista.

Roger Schmidt

Rafa pediu dispensa da Seleção, mas há alguma pressão pública para mudar a decisão. Como o sente perante isto?

O Rafa é um jogador experiente. Não tomou a sua decisão de forma leviana, ela foi tomada há semanas. Quer concentrar-se no Benfica, não queria jogar mais na Seleção e eu respeito a sua decisão. Está a ter excelentes exibições e agora todos discutem a sua decisão. Julgo que a decisão é definitiva, penso que não estará no Mundial. Acho que Portugal terá uma equipa de topo, mas sem o Rafa.

Quanto ao sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o que tem a dizer do Club Brugge?

Não quero falar muito sobre isso de momento. Estamos contentes por ainda estarmos na competição, temos a vantagem de jogar o segundo jogo em casa, mas as coisas são como são. Nesta fase a eliminar, todas as equipas na ronda são muito boas e merecem cá estar. Agora, isso está muito longe. Estamos concentrados na Taça [de Portugal], depois no Campeonato, na Taça da Liga e em fevereiro logo nos focaremos na Liga dos Campeões.

O PONTAPÉ DE SAMUEL SOARES PARA GOLO!

"O Samuel [Soares] é capaz de coisas assim. Já vimos algumas assistências, desta vez foi sozinho. É um grande guarda-redes e um grande talento. O Benfica faz bom trabalho com os guarda-redes"

Decerto viu o golo de Samuel Soares pela Equipa B. Um guarda-redes que "marca um golo" assim merece uma oportunidade na equipa principal? O que pensa sobre isso?

O Samuel [Soares] é capaz de coisas assim. Já vimos algumas assistências, desta vez foi sozinho. É um grande guarda-redes e um grande talento. Faz parte do Benfica o bom trabalho com os guarda-redes. O André [Gomes] e o Leo [Kokubo] também são bons guarda-redes, têm muito talento, e espero que um dia possam jogar pela equipa principal. Neste momento estão em formação, nós temos um plantel muito bom com o Helton, o Odysseas... Quanto ao momento em que começam a jogar na Equipa A, isso depende da situação deles e da equipa. Não tenho problemas em jogar com eles, porque sei que estão preparados para jogar ao nível mais elevado.

Tem noção de que se está a tornar um ídolo para muitos Benfiquistas? Isso terá impacto no seu futuro em Portugal?

Ainda estamos no início da temporada. Claro que estamos num bom ritmo e o início da época está a ser bom para nós, mas não estou a pensar nisso. Ainda não ganhámos nada. Estamos a tentar desenvolver a equipa, somos humildes e estamos sempre preparados para o próximo jogo. Se continuarmos assim, podemos ter uma temporada excelente, mas nada está ganho. É bom ter os adeptos felizes, gosto disso, porque a nossa maior motivação é fazê-los felizes e que estejam orgulhosos. Damos tudo pelo Benfica em campo, mas primeiro temos de conquistar algo.

Texto: Rafaela Certã Alves e Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas