Futebol

03 novembro 2022, 01h25

Roger Schmidt

Roger Schmidt

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Foi um Benfica soberbo, delicioso e insaciável, aquele que em Israel, frente ao Maccabi Haifa, trabalhou, acreditou e goleou, por 1-6, na derradeira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões. Era difícil, mas as águias mostraram que não há impossíveis quando se voa alto e com rumo! "Ficámos em 1.º lugar no grupo, é um grande feito", vincou Roger Schmidt.

Feliz, orgulhoso e com a sensação clara de dever cumprido, e bem! Foi assim que Roger Schmidt se apresentou no final do desafio em Haifa, primeiro logo após o apito final ainda no relvado do Estádio Sammy Ofer, depois em conferência de Imprensa.

O treinador revelou que a equipa acreditava que era possível vencer o grupo H, "sabia o que tinha de fazer", e "a eficiência, a mentalidade e o espírito" dos seus jogadores foram fulcrais para alcançar algo de extrema importância para todos e para o "prestígio do Clube".

Roger Schmidt realçou o elevado nível de futebol colocado dentro das quatro linhas durante a campanha europeia até então, explicou a importância da humildade e de ter os pés bem assentes no chão, apontou já ao próximo desafio e revelou ainda outros "pontos bons" de uma noite – mais uma! – feliz para a Família Benfiquista.

Equipa

MENTALIDADE E ESPÍRITO VENCEDOR

"[O que disse aos jogadores no final do jogo] Dei-lhes os meus parabéns e expressei enorme respeito pelo que fizeram, não só hoje [quarta-feira], mas em toda esta fase de grupos. Foram fantásticos, jogaram a um nível muito elevado. Queríamos fazê-lo hoje outra vez, acreditávamos na nossa oportunidade de ganhar o grupo, que podíamos terminar com mais pontos do que o PSG no confronto direto (a Juventus podia vencer), mas no final ambos ganhámos. Marcámos mais golos [fora de casa], fomos muito eficientes, os jogadores merecem isto, mostraram uma grande mentalidade e espírito. Quando se consegue fazer isto e jogar a este nível durante as seis jornadas, merece-se ser líder! Ficámos em 1.º lugar no grupo e é um grande feito."

Festejos

O "MOMENTO" QUANDO SE SONHA ALTO

"O objetivo era ganhar. Não ganhar pelo maior número de golos possível e golear, porque respeitamos o adversário e sabemos que é muito difícil jogar contra o Maccabi Haifa. Tenho um grande respeito por tudo o que fizeram neste grupo, aprecio muito o estilo de jogo deles, foram sempre corajosos e nunca se esconderam. Podem sentir orgulho de si mesmos! Mas na segunda parte tivemos o 'momento' a nosso favor e, com os 4.º e 5.º golos, os jogadores acreditaram… É claro que eles sabiam antes do jogo o que podiam e o que tínhamos de fazer para passar, e nos últimos minutos fizemos de tudo para marcarmos. O João Mário assumiu a responsabilidade e marcou o 6.º. Conseguimos, faz parte do futebol, principalmente quando existe a possibilidade de alcançar algo especial."

Festejos

A IMPORTÂNCIA DESPORTIVA E O PRESTÍGIO

"[Vantagens de vencer o grupo] Penso que é muito claro... Quando se é primeiro existem várias vantagens, pois joga-se contra um segundo classificado e o segundo jogo, a 2.ª mão, da eliminatória [dos oitavos de final] é em casa. Isso é importante, mas não só. É também importante para os jogadores e para o prestígio do Clube. É um grande feito. Agora estamos focados nas outras competições, porque a Liga dos Campeões vai ficar em suspenso até meados de fevereiro. Estamos muito felizes por termos alcançado o 1.º lugar. É uma grande conquista!"

Henrique Araújo

FELICIDADE E CONFIANÇA... FOCADOS JÁ EM DOMINGO

"Fizemos uma boa fase de grupos, temos de manter a humildade e continuar a respeitar todos os adversários que estão nos oitavos e que têm muita qualidade. Fizemos o nosso melhor, sentimos uma grande confiança face ao que realizámos nesta fase, estamos felizes pelo feito que alcançámos e a Champions League agora fica em suspenso. Temos de preparar-nos e pensar já no jogo de domingo para a Liga Portuguesa [jogo com o Estoril]."

Lucas Veríssimo

SUBSTITUIÇÕES FORAM CHAVE: TODOS CONTAM!

"Podemos contar com todos os jogadores! A chave para a vitória de hoje, para conseguirmos alcançar a liderança do grupo, foram as substituições. Estou muito satisfeito com as exibições de todos. Não é fácil para aqueles que não têm entrado no onze, porque não temos feito grandes mudanças, mas são treinados e preparados e, hoje, mostraram-no. Houve muitos pontos bons… foi também o primeiro golo do Henrique [Araújo] na Liga dos Campeões e estou muito feliz com o regresso do Lucas Veríssimo após um ano de ausência."

Aursnes

GONÇALO RAMOS E AURSNES

"Vamos ver, não tenho ainda a certeza, mas o Gonçalo [Ramos] tem um problema num tornozelo e o Fredrik [Aursnes] teve problemas numa coxa. Não quisemos correr riscos, daí as substituições, não teve nada a ver com o jogo em si."

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas