Futebol

25 outubro 2022, 22h54

Roger Schmidt

Roger Schmidt com os jogadores

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Foi com uma grande exibição que o Benfica venceu a Juventus (4-3), em partida da 5.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões. Num Estádio da Luz a celebrar os 19 anos de vida, com a Família Benfiquista a catapultar a equipa, as águias carimbaram o passaporte para oitavos de final da competição. "Hoje foi um grande dia para o Benfica", vincou Roger Schmidt.

Primeiro ainda em pleno relvado da Catedral, depois na sala de conferências de Imprensa, o treinador do Benfica era um homem feliz e muito satisfeito com a qualidade apresentada pela equipa e pela meta alcançada. Houve futebol de topo na Luz, "um fluir perfeito" e as águias estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões, desiderato alcançado após triunfo pleno de mérito perante uma Juventus "de grande qualidade".

Roger Schmidt gostou muito do que viu, dentro das quatro linhas e nas também nas bancadas da Catedral, e não escondeu o momento de "orgulho e alegria" que vive por ser o timoneiro de "um clube fantástico".

De alma cheia, "à Benfica", mas realista como é do seu tom, o míster apontou ainda às metas que se seguem, "dar o máximo em todas as competições", analisou o desempenho individual de alguns jogadores, explicou as substituições e deitou já um olhar sobre o próximo duelo...

Estádio da Luz

ESTÁDIO CHEIO E FUTEBOL DO BOM

"Estou muito feliz! Fizemos um jogo fantástico. Com bola – em posse –, atrás da bola, criámos oportunidades, marcámos golos bonitos. Jogámos contra a Juventus, não é um oponente fácil, contudo, acreditámos em nós, e mostrámos grande futebol. Esta equipa tem tanta qualidade, inteligência tática, tanta mentalidade e espírito… se assim não fosse não era possível jogar a este nível, especialmente nestes momentos. Foi o quinto jogo da Liga dos Campeões, frente à Juventus, uma grande equipa, no nosso Estádio cheio, e conseguimos já o apuramento para os oitavos de final… foi especial! Estou muito feliz com o que os jogadores têm feito dentro de campo e muito feliz com o que os adeptos têm feito nas bancadas. Foi um grande dia para o Benfica. O que precisávamos de fazer, fizemos. No final foi mais apertado porque não conseguimos manter o nível de topo até ao último segundo, mas temos de respeitar sempre o adversário. No global, não há dúvidas de que merecemos ganhar."

Festejos

TRIUNFO COM MÉRITO

[Últimos 15 minutos e a vantagem reduzida para 4-3] "Foi futebol! Faz parte! Por vezes, o momento pode mudar. Podíamos ter feito o quinto ou o sexto golo, manter o jogo a fluir, conseguir ter a Juventus sempre longe da nossa baliza… Não conseguimos e depois tivemos de nos focar e manter a vantagem até ao fim. Tivemos também nesses momentos finais um bocadinho de sorte, mas tenho a certeza de que fizemos por merecê-la. Jogámos 75 minutos ao mais alto nível e, por isso, merecemos vencer!"

João Mário

SUBSTITUIÇÕES

"Estávamos num fluir perfeito, a criar oportunidades, a manter a Juventus longe da nossa baliza e, na minha opinião, os jogadores mereceram desfrutar e estar em campo neste jogo. Foi por essa razão que esperei até mais tarde pela primeira substituição."

Enzo

FUTUROLOGIA? OBJETIVO É MANTER O NÍVEL!

"O que pode acontecer [no futuro]? Para já estamos confiantes e ao nosso melhor nível, e queremos mantê-lo em todos os jogos, é esse o desafio. Não esquecer o quanto trabalhámos para estar neste momento. Não é altura de mudar a atitude; é altura, sim, de nos prepararmos sempre da melhor forma para o próximo jogo, é o que temos feito e está a funcionar. Estamos em quatro competições e vamos dar o máximo em todas. Estamos felizes por estar nos oitavos da Champions e agora temos um novo objetivo, que é passar no 1.º lugar do grupo. Não é impossível, mas não vamos subestimar o Maccabi Haifa. Faremos o nosso melhor, e já no sábado temos um jogo muito importante para a Liga Portuguesa."

Rafa

RAFA: JOGADOR DE TOPO E FELIZ!

"Neste modo, a sentir-se assim, é um jogador de topo! Fez um jogo fantástico! Não só pelos golos, mas pelo facto de estar sempre conectado aos colegas, a jogar para a equipa e a trabalhar muito. Tem tudo o que é necessário para estar ao mais alto nível. Se ele marca golos assim… é sinal de que é feliz! Gosto muito de trabalhar com o Rafa e ele gosta de jogar nesta posição, porque tem mais liberdade e é muito difícil para os adversários pará-lo."

João Mário

JOÃO MÁRIO É UM JOGADOR-CHAVE

"Não posso julgar muito bem o passado. João Mário é um jogador de alto nível, pode e sabe fazer tudo. É muito bom com bola e muito bom sem bola, trabalha muito, corre muito. É um líder, experiente! Desde o primeiro dia, para mim foi claro, o João Mário é um jogador-chave."

Aursnes

AURSNES: UMA BOA DECISÃO

"Aursnes é um jogador muito flexível, pode jogar no centro, no meio-campo ou um pouco mais à frente. Tem-se adaptado bem nos últimos jogos a esta posição e hoje fez um jogo fantástico. Corre muito, trabalha no duro, pressiona… O David Neres não estava pronto para jogar os 90 minutos, foi por isso que decidi começar o jogo com o Aursnes. Ele mostrou que tomei uma boa decisão."

Roger Schmidt

DE ALMA CHEIA

"Tenho muito orgulho em ser treinador do Benfica e estou muito feliz por estar aqui. É um clube fantástico, com adeptos fantásticos, uma equipa fantástica, o staff é top… sinto-me tão feliz neste momento! Estamos focados nos nossos jogos, mas ainda estamos no início. Jogámos 20 jogos, mas ainda faltam jogar 40. É manter o nível!"

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas