Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O treinador do Benfica fez a antevisão ao clássico da 10.ª jornada, que se joga nesta sexta-feira, 21 de outubro, no Estádio do Dragão, deixando clara a ambição do grupo que comanda.
20 outubro 2022, 13h07
Roger Schmidt
Na conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, o técnico recusou qualquer influência dos adeptos adversários, ou mesmo da história, no que a equipa benfiquista poderá fazer dentro das quatro linhas, desde que esta esteja "concentrada" e siga o plano de jogo traçado.
A intensidade do encontro será "alta", como Roger Schmidt fez questão de sublinhar, e frente a frente vão estar "duas equipas que querem ser campeãs nacionais". As águias apresentam-se pela primeira vez na temporada com todos os jogadores disponíveis, "sem lesionados", facto revelado pelo treinador quando questionado sobre a aptidão física de Neres para o clássico.
Pelo conhecimento que já tem do futebol português, qual a sua opinião sobre este jogo e o que o torna tão único?
Será o primeiro contra o segundo classificado, numa sexta-feira com um estádio cheio, é um jogo especial entre duas equipas que querem ser campeãs nacionais. É uma competição direta entre as duas equipas, um confronto direto. Estamos preparados para este jogo, para lutar pelos três pontos.
O FC Porto parte atrás do Benfica em termos pontuais. Terá mais pressão por estar nessa posição?
Claro que é sempre melhor estar três pontos à frente, e com este confronto direto, caso alcancemos a vitória, ficaremos com seis pontos de avanço. É uma oportunidade clara para nós, no sentido de melhorar a nossa posição na Liga, mas estamos na 10.ª jornada e nem é um terço da temporada. Não é decisivo, mas queremos estar concentrados no jogo, mostrar a nossa qualidade, realizar um bom jogo e queremos ganhar. Eles jogam em casa, temos três pontos à frente, pode haver um pouco de mais pressão para eles, mas o que conta são os 90 minutos em campo.
"É um confronto direto, caso alcancemos a vitória ficaremos com seis pontos de avanço. É uma oportunidade clara para nós, no sentido de melhorar a nossa posição na Liga"
Roger Schmidt
Considera que o empate será um bom resultado?
É uma boa questão, mas encaro isso sempre da mesma forma. Quando entramos em campo é para ganhar, seja este jogo, ou com o PSG na semana anterior. Se não for possível ganhar, o empate será o melhor resultado. Jogaremos para ganhar, veremos qual a história do jogo e teremos de aceitar o resultado final.
Quais são os pontos fortes e fracos do FC Porto?
O FC Porto é uma equipa muito boa, tem muita qualidade individual e os jogadores estão habituados a jogar uns com os outros. É um grupo que está junto há muito tempo, têm o mesmo treinador há vários anos, o que dá muita estabilidade à equipa. São bons no ataque, têm um bom meio-campo e sabem defender bem, como têm mostrado nas últimas semanas, em que não têm sofrido golos. É uma equipa muito completa e, como todas as equipas, tenta encontrar o equilíbrio certo. Será um jogo de alta intensidade para ambas as equipas e o resultado final dependerá de quem conseguir a vantagem na altura certa e eventualmente levar esse resultado até ao fim.
"Tentaremos jogar o nosso jogo, ter um comportamento tático irrepreensível, estar sempre organizados e interligados"
Preparou alguma estratégia especial para travar Taremi e o ataque do FC Porto?
Parte da nossa estratégia passa por respeitar a qualidade do nosso adversário e os jogadores que possam marcar golos. Não é novidade para nós. Nesta temporada já jogámos contra equipas muito boas e atacantes muito bons. Tentaremos jogar o nosso jogo, ter um comportamento tático irrepreensível, estar sempre organizados e interligados, especialmente contra pontas de lança muito bons. A tarefa de toda equipa é não lhes conceder espaços, nem oportunidades, e proteger sempre a profundidade. Já mostrámos que conseguimos jogar num nível elevado contra grandes jogadores e precisamos de estar no nosso melhor.
O Benfica não ganhou os últimos nove jogos contra o FC Porto, como pode quebrar este ciclo?
É muito fácil. Temos de nos concentrar nestes 90 minutos, pois não vamos vencer ou perder devido aos jogos do passado. É esta a minha convicção. Há sempre muito interesse nas estatísticas, mas, independentemente do resultado, tal dependerá sempre do que se passar no campo nesse dia, não interessa o passado, as vitórias ou derrotas. Temos de estar concentrados como nos jogos anteriores, com a nossa atitude. Esse é o desafio. O historial é muito interessante, pode-se discutir, mas para preparar os jogadores isso não é importante.
"É a primeira vez nesta época em que temos todos os jogadores da equipa a treinar, sem lesionados. Todos os jogadores estão aptos para jogar, todos podem estar na equipa e no onze"
Neres estará disponível para o jogo?
Para ser honesto, é a primeira vez nesta época em que temos todos os jogadores da equipa a treinar, sem lesionados. Temos todos os jogadores aptos para jogar, todos podem estar na equipa e no onze. Neres está pronto, treinou ontem [quarta-feira] com a equipa, já demonstrou a sua qualidade nesta época. Estamos felizes por ter todas as hipóteses à nossa disposição.
Será o seu primeiro clássico em Portugal. Já teve oportunidade de ver a atmosfera que irá encontrar no estádio? Falou disso com Javi García?
Será uma atmosfera especial no estádio, como quando jogamos em casa. São equipas de topo e os adeptos vão estar presentes. Quando jogam grandes equipas, eles vão ter os seus adeptos e nós os nossos. Analisámos tudo, os jogos do FC Porto nesta temporada, e falo sempre com todas as pessoas do nosso staff, Luisão e Javi García conhecem melhor a Liga e a atmosfera especial no estádio. Devemos esperar uma boa atmosfera para a equipa da casa, mas temos de estar muito concentrados no que vamos fazer em campo, no nosso plano. Se isso acontecer, não nos deixaremos afetar.
Texto: Paulo Nunes Teixeira e Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024